terça-feira, 31 de agosto de 2021

Mindhunter - Segunda Temporada

Assisti a primeira temporada e gostei bastante. Agora começo a ver essa segunda temporada que chegou aos fãs da série em agosto de 2019. São nove episódios no total. A série mostra a história real da criação da unidade de ciência comportamental do FBI. A intenção era entrevistar psicopatas e criminosos violentos em prisões dos Estados Unidos para a elaboração de um perfil psicológico que seria usado a partir daí para capturar novos assassinos em série. Os episódios se passam na década de 1970, quando essa unidade ainda estava sendo formada, ganhando consistência. Inicialmente com apenas quatro pessoas. Segue abaixo meus comentários sobre cada episódio assistido.

Mindhunter 2.01
O agente Holden Ford está se recuperando de um grande stress que sofreu nos primeiros meses de funcionamento de sua unidade. Ele teve ataques de pânico depois que rompeu com sua namorado e quase foi atacado por um serial killer em um hospital. Agora de volta à ativa ele descobre que há um novo superior no FBI que vai coordenar os trabalhos da unidade de ciência comportamental. A boa notícia é que o novo diretor está empolgado com o grupo, acreditando muito no trabalho dos agentes. Ele inclusive tira todos do chamado "porão" onde eles estavam trabalhando para novos escritórios, bem mais amplos e com mais comodidade. O que Ford não esperava era levar uma dura do ex-diretor que o culpa por ter sido aposentado antes da hora por causa dos supostos excessos da unidade cometidos no passado. Um jogo de corporativismo e cartas marcadas. / Mindhunter - Episode #2.1 (Estados Unidos, 2019) Direção: David Fincher / Roteiro: Doug Jung / Elenco: Jonathan Groff, Holt McCallany, Anna Torv.

Mindhunter 2.02
Excelente episódio que traz dos dois serial killers mais infames da história dos Estados Unidos. Estou me referindo ao Filho de Sam e ao BTK. Na época os dois agentes do FBI começaram a investigar os assassinatos cometidos por BTK. A polícia estava sem pistas. Ele era do tipo ousado, que mandava cartas para a imprensa para se gabar de seus crimes violentos. Então o FBI decidiu que era hora de falar pessoalmente com outro assassino serial muito famoso na época, o Filho de Sam, que havia colocado a cidade de Nova Iorque em pânico com seus crimes. Esse sujeito era tão maluco que dizia que um demônio havia possuído o cachorro de seu vizinho e ordenado que ele cometesse todos os seus crimes. Só que, conforme vemos na entrevista, nem ele mesmo acreditava muito nessa história. Pura balela! Um dos melhores episódios da série, não deixe de assistir. / Mindhunter 2.02 (Estados Unidos, 2019) Direção: David Fincher / Roteiro: Joe Penhall / Elenco: Katherine Banks, Sonny Valicenti, Holt McCallany. 

Mindhunter 2.03
Dessa vez o agente Ford viaja sozinho. Ele tem dois assassinos seriais para entrevistar. O primeiro deles é um escroque de primeira linhagem. O cara mente mais do que pode perceber. Uma mentira atrás da outra. Nega todos os crimes, inventa teorias da conspiração, diz que foi armadilha policial contra ele. A única coisa que não resiste são doces. Ofereça alguns doces e o condenado começa a falar, sem parar. O segundo entrevistado é um serial killer negro. Ele matou várias garotas. Esse, coitado, não consegue engatar uma ideia coerente atrás da outra. Fica claro desde o começo que é um doente mental. Provavelmente seja débil mental ou retardado. Ele sequer consegue ter plena consciência dos crimes que cometeu. Em suas palavras tudo acaba soando morbidamente normal! Um assassino insano ou um insano assassino. Faça sua escolha! / Mindhunter 2.03 (Estados Unidos, 2019) Direção:  David Fincher / Roteiro: Joe Penhall, John Douglas / Elenco: Patrick Jordan, Sonny Valicenti, Holt McCallany. 

Mindhunter 2.04
Nesse episódio temos uma situação delicada. Pela primeira vez a psicóloga do grupo de pesquisas do FBI comparece para entrevistar um criminoso condenado. E isso é por demais perigoso, afinal muitos desses psicopatas eram violentos justamente com as mulheres, suas vítimas eram mulheres e não raras vezes sua psicopatia nascia de algum trauma psicológico de origem sexual. Mesmo assim, com todos os riscos, ela se sai bem. Aliás se sai bem melhor do que seu colega, que fica praticamente mudo na entrevistas. E onde foram parar os dois agentes principais do programa? Foram para o sul, participar das investigações de um predador sexual que matou diversas crianças em vários estados. / Mindhunter 2.04 (Estados Unidos, 2019) Direção: Andrew Dominik / Roteiro: Joe Penhall / Elenco: Matthew Southers Jr, Rashad Terry Freeman Jr, Carl Hendrick Louis. 

Mindhunter 2.05
Esse é o tão aguardado episódio em que os agentes do FBI vão entrevistar Charles Manson, o lider de um grupo de hippies que cometeram crimes bárbaros nos anos 60, sendo o assassinato da atriz Sharon Tate o mais infame deles. Ela estava grávida e mesmo assim eles a esfaquearam. Manson não participou ativamente dos crimes, mas foi o autor intelectual deles. Na prisão se apresenta aos agentes como uma espécie de "louco genial", com posturas desafiadoras, contando uma outra versão dos fatos. Para ele aqueles assassinos eram filhos rejeitados da classe média americana. E ele apenas abriu as portas da podridão da própria sociedade. E no final ele chega a autografar um livro sobre ele com a seguinte dedicatória: "Enquanto vocês dorme, eu sigo destruindo o mundo". Pois é, além de louco criminoso ele era também um egomaníaco sem limites! Excelente episódio, o melhor até aqui! / Mindhunter 2.05 (Estados Unidos, 2019) Direção: Andrew Dominik / Roteiro: Joe Penhall, John Douglas / Elenco: Sonny Valicenti, Holt McCallany, Stacey Roca. 

Mindhunter 2.06
Os crimes em Atlanta continuam. Crianças negras são encontradas mortas em diversas localidades. A forma das execuções sugerem perfeitamente que há um serial killer agindo naquela região. O agente Ford acredita ser o assassino um homem negro pois as crianças parecem ter entrado em seu carro sem resistência, o que leva a crer que elas não teriam medo dele, por causa de uma suposta familiaridade. Os policiais locais porém não acreditam nisso. Alguns suspeitam que grupos racistas estejam envolvidos com os crimes. Qual seria afinal a verdade? E o agente Bill também tem problemas, mas de cunho familiar. O seu filho, um garoto autista, começa a piorar em seu comportamento. Tudo vai ficando mais complicado depois que ele participou da morte de um garoto. Estaria nascendo ali uma personalidade psicopata?  / Mindhunter 2.06 (Estados Unidos, 2019) Direção: Carl Franklin / Roteiro: Joe Penhall, John Douglas / Elenco:     Sonny Valicenti, David Docobo, Jonathan Groff. 

Mindhunter 2.07
Seguem as buscas para encontrar o assassino de 19 crianças negras. E a situação só piora. Um homem é levado para interrogatório. É um encanador e é suspeito, só que enquanto está prestando seu depoimento para os policiais um novo crime é cometido. Ele não é o assassino. A população negra da região começa a se revoltar. Muitos acusam os membros da Ku Klux Klan, afirmam que estão envolvidos, mas não há provas sobre isso. A situação vai ficando pior a cada dia, aumentando a pressão sobre o prefeito e os policiais. Para o agente Holden Ford todos estão errados, simplesmente porque não estão seguindo os perfis psicológicos coletados pelo FBI. O problema é que ninguém parece dar ouvidos a ele. / Mindhunter 2.07 (Estados Unidos, 200 ) Direção: Carl Franklin / Roteiro: Joe Penhall, John Douglas / Elenco: Holt McCallany, Jonathan Groff, Trey Teufel. 

Mindhunter 2.08
As crianças mortas continuam aparecendo em Atlanta. Todas pobres e negras. A tensão racial na cidade só aumenta, afinal aquele é o sul dos Estados Unidos, bem conhecido por seu racismo. Os policiais começam a ficar meio desesperados. A solução então passa a ser colocar viaturas com policiais em locais estratégicos, perto de rios, pois nesses lugares praticamente todas as crianças foram encontradas. No começo a vigilância não dá em nada, mas praticamente no último dia eles descobrem que alguém jogou um corpo de uma das pontes e encurralam o suspeito. Seria mesmo ele o assassino, o psicopata, o serial killer que tanto procuram há meses? A resposta fica para o próximo episódio como bem sugere a cena final. / Mindhunter 2.08 (Estados Unidos, 2019) Direção: Carl Franklin / Roteiro: Carl Franklin / Elenco: Holt McCallany,  Megan Brautigam. 

Mindhunter 2.09
Infelizmente a série acabou aqui. Veio a pandemia, a terceira temporada foi suspensa e depois cancelada. Com isso a série, que era tão boa, chegou ao seu final. E como foi seu final? Bom, pegaram um forte suspeito de ter matado as crianças negras, um sujeito que se fazia passar por descobridor de talentos. Assim atraía as crianças. Só que nesse roteiro aconteceu algo curioso. O suspeito era de acordo com o perfil do FBI e tudo mais, entretanto o agente Ford fica com uma pulguinha atrás da orelha, nunca se convencendo totalmente da autoria de todos os crimes. Pior se torna o final para oa gente Billy. Ele chega em casa e a encontra vazia. A esposa, pelo visto, não aguentou a barra de criar um filho adotivo autista e foi embora. Um triste final para ele. / Mindhunter 2.09 (Estados Unidos, 2019) Direção: Carl Franklin / Roteiro: Joe Penhall / Elenco: Shane McNair, Jonathan Groff, Holt McCallany.

Pablo Aluísio.

13 comentários:

  1. Como eu não assisti a essa serie, peço sua licença para fazer um of topic por conta da oportunidade:

    Eu assiti esse show do Elvis no you tube (Elvis Presley - Omaha, Nebraska - July 1, 1974) e não digo que estava péssimo, mas nunca vi o Elvis tão desanimado, desconcentrado, até perdendo do tom várias vezes. No mais puro piloto automático. Um show bem fraco pelos padrões pelo que já vi dele. É um show que não deveria ser publicado. O Elvis certamente não gostaria. Você já viu esse show? Segue link abaixo:
    https://www.youtube.com/watch?v=0FmteCYbPY4

    ResponderExcluir
  2. Esse ano de 1977 foi bem esquisito. Elvis realizou bons shows intercalados por apresentações bem ruins. Fruto do estado físico e mental pelo qual ele passava. Alguns concertos ficam melhores se você apenas ouvir. Ver Elvis fisicamente debilidado atrapalha mesmo na hora de avaliar. Recomendo os vários bootlegs que foram gravados nesse ano. Alguns são muito bons, para surpresa geral.

    ResponderExcluir
  3. Pablo: apenas a título de correção, a lengenda diz que esse show é de 1974.

    ResponderExcluir
  4. O show de Omaha que foi filmado é de 1977. Foi filmado para fazer parte do Elvis in Concert.

    ResponderExcluir
  5. Review Adicionado:
    Mindhunter 2.02
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  6. Review Adicionado:
    Mindhunter 2.03
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  7. Review Adicionado:
    Mindhunter 2.04
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  8. Review Adicionado:
    Mindhunter 2.05
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  9. Review Adicionado:
    Mindhunter 2.06
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  10. Review Adicionado:
    Mindhunter 2.07
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  11. Review Adicionado:
    Mindhunter 2.08
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  12. Review Adicionado:
    Mindhunter 2.09
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir