sábado, 31 de julho de 2021

Narcos - Segunda Temporada

Narcos - Segunda Temporada
Gostei bastante da primeira temporada da série "Narcos". Agora começo a conferir a segunda temporada. No final do último episódio da temporada anterior, o traficante internacional Pablo Escobar era cercado pelo exército na sua prisão particular "La Catedral". Como ele iria escapar de um cerco daqueles? Claro que haveria uma maneira. Essa segunda temporada começa a partir dessa sua fuga. Essa temporada contou com 10 episódios que chegaram originalmente na Netflix em setembro de 2016. Abaixo irei comentando cada episódio, conforme os for assistindo. Acompanhe a lista!

Narcos 2.01 - Free at Last

Pablo Escobar finalmente chega em sua casa onde reencontra sua mãe, sua esposa e seus filhos. Ele conseguiu fugir do cerco do exército colombiano, na verdade formado por um grupo de militares bem mixuruca. Para se ter uma ideia na noite de sua fuga ele chegou a encontrar uma patrulha do exército, os encarou de frente e abriu passagem por entre eles. Os jovens soldados tiveram medo de enfrentá-lo, eis toda a verdade. Um bando de covardes de farda! De volta à liberdade ele passa a usar um táxi velho, acima de qualquer suspeita, para reorganizar seu cartel. Visita seus comparsas, manda deslocar seus laboratórios de cocaína e acerta contas com quem o traiu enquanto estava preso. E a viúva de uma de suas vítimas ousa enfrentá-lo pelo comando do tráfico de Medellin. Uma péssima ideia mesmo! Pablo até pensa em abrir negociações novamente com o governo da Colômbia, mas acaba assistindo pela TV um pronunciamento do presidente afirmando com todas as letras que não mais negociará com o criminoso. A guerra está declarada! / Narcos 2.01 - Free at Last (Estados Unidos, 2016) Direção: Gerardo Naranjo / Roteiro: Chris Brancato, Carlo Bernard, Doug Miro / Elenco: Wagner Moura, Boyd Holbrook, Pedro Pascal. 

Narcos 2.02 - Cambalache
Pablo Escobar está livre e cometendo crimes. Manda matar inclusive várias prostitutas. Seus homens não sabem ao certo qual delas teria sido a informante. Na dúvida matam todas. Isso demonstra bem o grau de violência e insanidade que existia em sua quadrilha. De outro lado Escobar foge por um triz de uma batida policial em uma de suas casas isoladas. O governo americano manda um novo embaixador linha dura para a Colômbia, novos agentes, ex-membros da CIA, tudo com o objetivo de achar e prender Pablo Escobar. Só que dessa vez ele consegue fugir. E depois se vinga, matando policiais fardados a esmo por todas as cidades. Na visão de Escobar a batida policial em sua casa foi uma declaração de guerra do governo contra ele. E na guerra, em sua visão, vale tudo! / Narcos 2.02 - Cambalache (Estados Unidos, 2016) Direção: Gerardo Naranjo / Roteiro: Chris Brancat / Elenco: Wagner Moura, Boyd Holbrook, Pedro Pascal. 

Narcos 2.03 - Our Man in Madrid
Pablo Escobar nunca brincou em serviço. O novo comandante das operações policiais contra ele tem feito estragos. Invadindo laboratórios de refinamento de cocaína, matando seus homens, um caos generalizado. Então Escobar decide dar o troco. Elabora um plano, uma armadilha. Planta uma informação falsa, mostrando que ele estaria indo visitar seu contador pessoal. Os policiais - inclusive os agentes americanos do DEA - ficam sabendo onde ele vai estar, mas é tudo falso. Do que se trata? Ora, se trata de uma emboscada. Os homens de Pablo Escobar, fortemente armados, esperam os policiais passarem por uma rua estreita e abrem chumbo contra eles. Morrem todos. Escobar inclusive faz questão de devolver a tal bala que o comandante mandou para ele, através de um menino pobre. Com a bala, Escobar finalmente explode a cabeça de seu algoz militar. O manda para o inferno, sem nem piscar. Fim de papo. Inimigo eliminado. / Narcos 2.03 - Our Man in Madrid (Estados Unidos, 2016) Direção: Andrés Baiz / Roteiro: Chris Brancato / Elenco: Wagner Moura, Boyd Holbrook, Pedro Pascal. 

Narcos 2.04 - The Good, the Bad, and the Dead
Nesse episódio Pablo Escobar se vinga, justamente do militar que foi escolhido a dedo pelo presidente colombiano. Qual era o problema? Ele havia mandado uma bala de presente através de um menino para Escobar? E havia dito que aquela bala seria do mesmo calibre que mataria o narcotraficante? Pois então Escobar acaba armando uma emboscada para ele. O plano dá certo. E os policiais são fuzilados em uma pequena ruela da cidade. No último minuto Escobar surge com a mesma bala. Coloca em seu revólver e dispara contra a cabeça do tal caçador. O dia em que a caça matou o caçador. / The Good, the Bad, and the Dead (Estados Unidos, 200 ) Direção: / Roteiro: / Elenco: (Estados Unidos, 2016) Direção: Andrés Baiz / Roteiro: Chris Brancato / Elenco: Wagner Moura, Boyd Holbrook, Pedro Pascal.

Narcos 2.05 - The Enemies of My Enemy
Esse episódio é interessante porque revela que no auge do desespero para capturar Pablo Escobar os agentes do DEA aceitaram até mesmo fazer um "acordo de colaboração" com outros traficantes colombianos. Nada oficial, claro, tudo na base da palavra, por baixo dos panos. Como policiais eles não poderiam ultrapassar certas barreiras, mas os bandidos rivais de Escobar poderiam facilmente burlar os limites legais, como por exemplo, entrar em um laboratório do cartel de Escobar e matar todo mundo ou então arrancar informações dos homens de Escobar através de torturas. É a tal máxima que diz que o inimigo do meu inimigo também pode ser meu amigo. É isso aí, na guerra contra as drogas valia tudo (ou quase tudo!). / Narcos 2.05 - The Enemies of My Enemy (Estados Unidos, 2018) Direção:  Josef Kubota Wladyka Roteiro: Chris Brancato / Elenco: Wagner Moura, Boyd Holbrook, Pedro Pascal. 

Narcos 2.06 - Los Pepes
Para Pablo Escobar a baixa da guarda poderia ser fatal. Não poderia haver deslizes em sua segurança. Ainda mais com um grupo chamado Los Pepes agindo, matando seus homens. E o deslize vem de sua mãe. Ela insiste que quer ir até a missa na noite de Natal. E mesmo sem autorização de Pablo Escobar ela vai. O resultado? Los Pepes localiza a mansão onde Pablo se esconde. E eles chegam com armamento pesado, abrindo fogo pesado. Os familiares de Escobar só se salvam por um verdadeiro milagre. E ele decide se vingar, manda atacar a festa de casamento de um dos chefões do Cartel de Cali. A guerra agora fica declarada. Pablo Escobar precisa lidar não apenas com os policiais colombianos, mas também com os Los Pepes, com os americanos do DEA e os inimigos do Cartel de Cali. Sobreviver a tantos inimigos passa a ser quase impossível. / Narcos 2.06 - Los Pepes (Estados Unidos, 2016) Direção: Josef Kubota / Roteiro: Chris Brancato / Elenco: Wagner Moura, Boyd Holbrook, edro Pascal. 

Narcos 2.07 - Deutschland 93
Pressionado pelo grupo rival que se auto denomina "Los Pepes", Pablo Escobar decide que sua família deve ir embora do país. Afinal eles não são acusados de crime nenhum e podem viajar como qualquer outro colombiano, sem problemas legais. Sua esposa, seus dois filhos e sua mãe viajam para a Alemanha. Pablo Escobar quer eles distantes da guerra violenta que se aproxima. Só que quando chegam em Frankfurt são barrados pelas autoridades alemãs, que afinal estavam bastante pressionados pelo governo americano. A intenção seria deixar os familiares de Escobar na Colômbia, tudo para aumentar a pressão sobre o narcotraficante internacional. Pablo Escobar fica tão furioso com essa situação que começa a promover uma série de atentados a bomba pelo país, inclusive um deles sendo feito bem perto da residência presidencial. Civis, mulheres e crianças são mortos. Desse ponto em diante não há mais retorno. / Narcos 2.07 - Deutschland 93 (Estados Unidos, 2016) Direção: Josef Kubota Wladyka / Roteiro: Chris Brancato, Carlo Bernard / Elenco: Wagner Moura, Boyd Holbrook, Pedro Pascal.

Narcos 2.08 - Exit El Patrón
É inegável que a partir de um determinado momento o narcotraficante Pablo Escobar também virou um terrorista infame. Ele explode bombas em lugares como escolas, matando inocentes, crianças inclusive. Um horror! E conforme o cerco ia se fechando, com Los Pepes e o próprio governo e sua força policial, tudo ia ficando ainda pior, com Escobar em uma escalada de violência que parecia não ter fim. Nesse episódio ele usa uma antiga amante para passar um rádio amador, para se comunicar com sua esposa que está em um hotel cercado por policiais. O destino de moça é horrível. Ela é morta e seu corpo é exposto para a mulher de Pablo ver tudo. Tática de terror usado pelos Los Pepes. A violência realmente não tinha limites / Narcos 2.09 - Exit El Patrón (Estados Unidos, 2016) Direção: Gerardo Naranjo / Roteiro: Chris Brancato / Elenco: Wagner Moura, Boyd Holbrook, Pedro Pascal. 

Narcos 2.09 - Nuestra Finca
Pablo Escobar está arruinado. O grupo Los Pepes matou vários de seus homens de confiança. Agora ele foge para não ser morto. Acaba indo parar numa fazendinha que pertence ao seu pai. O velho, um homem do campo trabalhador e honesto, não vê o filho com bons olhos. Nos primeiros dias eles convivem pacificamente, mas logo estão jogando desaforos um na cara do outro. Pablo diz que seu pai vive uma vidinha medíocre. O velho responde dizendo que tem vergonha do filho por ele ser um assassino. O clima fica péssimo e Escobar decide ir embora na calada da noite. Antes manda Limón ir atrás de uma pequena fortuna enterrada ali por perto. Só que para azar de Escobar o dinheiro, que ficou longo tempo debaixo do chão, simplesmente apodreceu! / Narcos 2.09 - Nuestra Finca (Estados Unidos, 2016) Direção: Andrés Baiz / Roteiro: Chris Brancato / Elenco: Wagner Moura, Boyd Holbrook, Pedro Pascal. 

Narcos 2.10 - Al Fin Cayó!
E assim chegamos ao episódio final da série "Narcos". E como termina essa série? Não poderia ser de outro jeito, mostrando a morte de Pablo Escobar, alvejado enquanto tentava fugir em cima de um telhado. Antes disso ele é retratado como um homem acuado, preso, ou melhor dizendo escondido, em um pequeno apartamento. Curiosamnete em seus últimos dias ele decide deixar o medo um pouco de lado e sai para caminhar nas ruas, romar um sorvete. Há uma cena curiosa onde ele reencontra e conversa com seu querido primo Gustavo que naquela altura já havia falecido. Enfim, um ótimo desfecho para uma série que qualifico tranquilamente como excelente, uma das melhores séries que assisti nesses últimos anos. Deixo aqui meus aplausos a todos os que trabalharam em "Narcos". / Narcos 2.10 - Al Fin Cayó! (Estados Unidos, 2016) Direção:     Andrés Baiz / Roteiro: Chris Brancato / Elenco: Wagner Moura, Boyd Holbrook, Pedro Pascal.

Pablo Aluísio.

11 comentários:

  1. Narcos
    Segunda Temporada
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Eu assisti todas as temporadas do Narcos, assisti El Patron del Mal como seus mais de 70 episódios, e tudo mais que se relaciona com o narcotráfico colombianos e mexicano, por isso eu me considero formado, pós graduado, mestrado e doutorado nesse tipo de filme. Se você tiver algum dia tiver alguma dúvida, disponha.

    ResponderExcluir
  3. Qye bom! Ótimo! Do Pablo Escobar essa foi a única série que assisti. Vi alguns outros documentários do Discovery e só.

    ResponderExcluir
  4. Review Adicionado:
    Narcos 2.02 - Cambalache
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  5. Review Adicionado:
    Narcos 2.03 - Our Man in Madrid
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  6. Review Adicionado:
    Narcos 2.04 - The Good, the Bad, and the Dead
    Narcos 2.05 - The Enemies of My Enemy
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  7. Review Adicionado:
    Narcos 2.06 - Los Pepes
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  8. Review Adicionado:
    Narcos 2.07 - Deutschland 93
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  9. Review Adicionado:
    Narcos 2.09 - Exit El Patrón
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  10. Review Adicionado:
    Narcos 2.09 - Nuestra Finca
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  11. Review Adicionado:
    Narcos 2.10 - Al Fin Cayó!
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir