segunda-feira, 7 de junho de 2021

A Fogueira das Vaidades

Título no Brasil: A Fogueira das Vaidades
Título Original: The Bonfire of the Vanities
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Brian De Palma
Roteiro: Michael Cristofer
Elenco: Tom Hanks, Bruce Willis, Melanie Griffith, Morgan Freeman, Kim Cattrall, Kevin Dunn

Sinopse:
Baseado no livro escrito por Tom Wolfe, o filme "A Fogueira das Vaidades" conta a história de um choque violento de classes sociais. Depois que sua amante atropela um jovem adolescente negro, um figurão de Wall Street vê sua vida se desfazer sob os holofotes da imprensa sensacionalista

Comentários:
Tinha tudo para ser um grande filme, um grande sucesso. Elenco recheado de astros e estrelas de Hollywood, um bom diretor e um livro de sucesso como base do roteiro. Só que ao invés disso "A Fogueira das Vaidades" se tornou um dos grandes fracassos do cinema americano nos anos 90. O que deu errado? Acredito que o problema principal veio do roteiro mal escrito. Perceba que a fina ironia do texto original escrito pelo autor Tom Wolfe simplesmente se perdeu nessa adaptação. Tudo ficou truncado, resultando em um filme realmente ruim de se assistir. Além disso o elenco não pareceu se encaixar bem, nem mesmo Tom Hanks parece bem. Inclusive considero esse seu pior filme. E assim o que era para ser um sucesso, uma obra-prima, afundou de forma absoluta. Pena que um livro tão interessante tenha resultado em um filme tão fraco. E o pior de tudo é que como o filme foi malhado pela crítica e o público não se interessou em assistir, provavelmente não haverá uma tentativa de adaptação do livro mais uma vez para o cinema. Bom material que se perdeu de forma definitiva na sétima arte.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. A Fogueira das Vaidades
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Na época eu fui ver esse filme no cinema porque eu gostava demais de ir ao cinema todo final de semana, porque, se fosse pela crítica eu não teria nem passado pelo quarteirão do cinema. Malharam sem dó.
    Eu nem me lembro de gostei ou não, mas nesse filme está a gênese do que viria a ser conhecido nos anos 2000 como o cinema com discurso de esquerda. Todo o início do mimimi do politicamente correto e do ódio entre as classes sociais dos filmes de hoje, está aí.

    ResponderExcluir
  3. Eu não fui ao cinema assistir. Vi em casa mesmo, em VHS. E lembro que achei bem ruim e fraco. Eu sempre gostei desses atores, mas dessa vez não deu. O filme é ruim, de fato.

    ResponderExcluir