Título no Brasil: Vítor ou Vitória?
Título Original: Victor Victoria
Ano de Produção: 1982
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Blake Edwards
Roteiro: Blake Edwards, Hans Hoemburg (
Elenco: Julie Andrews, James Garner, Robert Preston, Lesley Ann Warren, Alex Karras, ohn Rhys-Davies
Sinopse:
Na década de 1930 a atriz e cantora Victoria Grant (Julie Andrews) precisa se travestir de homem para conseguir trabalho nos palcos e fazer sucesso. E aos poucos, seu disfarce vai sendo descoberto. Filme vencedor do Oscar na categoria de melhor música original (Henry Mancini e Leslie Bricusse).
Comentários:
A peça teatral musical que deu origem ao roteiro desse filme foi escrita na década de 1930, na Alemanha. Após fazer sucesso acabou sendo proibida e censurada pelo nazistas quando esses chegaram ao poder. Por isso o diretor Blake Edwards fez questão de dirigir essa adaptação tardia. E seu esforço resultou em um excelente musical, o último grande filme nesse estilo da carreira da atriz Julie Andrews. Você pode até não gostar do estilo dela como cantora ou como atriz, porém será inegável reconhecer seu talento. Julie foi mesmo um talento único em Hollywood, sendo a última grande estrela musical do cinema, em uma fase em que esse gênero, tão consagrado no passado, vivia já seu período de decadência artística e comercial. Ela conseguiu, praticamente sozinha, revitalizar o musical em uma série de filmes bem sucedidos. E por esse trabalho nessa produção teve uma merecida indicação ao Oscar de melhor atriz. Em minha opinião deveria ter vencido. Por essa razão deixo a indicação desse excelente "Vítor ou Vitória?", uma obra de arte que venceu até mesmo o ódio da ideologia nazista.
Pablo Aluísio.
Vítor ou Vitória?
ResponderExcluirVictor Victoria
Pablo Aluísio.
Eu sempre gostei da Julie Andrews como cantora e é uma pena que um medico criminoso, meteu, a toa, um bisturi na sua garganta e destruiu uma raríssima voz de cinco oitavas.
ResponderExcluirEsse filme eu cansei de vê-lo no cartaz do cinema, mas nunca vi, nem em vídeo, ou na TV.
Esse filme foi reprisado muitas vezes pela Rede Globo. Tenho lembranças dele sendo exibido no Supercine, nas noites de sábado à noite. Provavelmente foi quando o assisti pela primeira vez, mas depois de tantos anos não tenho mais certeza. E sobre a Julie, que pena, que tristeza! Fico realmente muito triste quando penso nisso.
ResponderExcluir