1. A verdadeira Lorraine Warren morreu em 2019, aos 92 anos de idade. Ela foi presente e colaborou ativamente com os filmes enquanto esteve viva, inclusive com seu nome na ficha técnica em cada produção, sendo creditada como consultora-chefe dos filmes da franquia.
2. Os roteiristas decidiram escrever uma cena em homenagem ao grande clássico "O Exorcista". Essa pequena sequência acontece quando o Padre Gordon chega na casa do garotinho para o exorcismo. É a mesma tomada de cena do clássico do terror dos anos 1970.
3. Arne Johnson foi a julgamento em 1981 por assassinato em primeiro grau. Acabou sendo condenado, entretanto a tese de que o crime havia sido cometido pelo Diabo convenceu alguns dos jurados que mudaram o veredito para crime culposo. Isso fez com que Arne só ficasse cinco anos na prisão.
4. A atriz Vera Farmiga se tornou produtora executiva da franquia. Isso significa que seu trabalho em "Invocação do Mal" e outros filmes da série não se resume na atuação. Ela tem poder de veto sobre qualquer detalhe que envolva essas produções.
5. Por causa da pandemia a estreia do filme foi adiada 4 vezes. Os produtores do filme, visando evitar maiores prejuízos, resolveram assinar com a plataforma HBO Max a disponibilização do filme no mesmo dia em que ele era lançado nas telas de cinemas dos Estados Unidos. um fato inédito dentro da indústria cinematográfica daquele país.
6. Os personagens dos dois padres mostrados no filme são fruto de mera ficção. No caso real a Igreja Católica não deu autorização para que fosse realizado o exorcismo, uma vez que o garoto que pensava-se estar possuído tinha histórico de problemas mentais. Os exorcismos que são mostrados no filme jamais aconteceram de verdade.
7. Segundo registros do casal Warren, havia 42 entidades demoníacas envolvidas no caso. Esses seres das trevas atuaram em diversas pessoas e em vários eventos paralelos, segundo o casal.
8. Há planos da Warner Bros na realização de seis filmes com a marca "Invocação do Mal". O quarto filme já estaria em pré-produção, com o começo da elaboração do roteiro.
9. Ed Warren morreu de um ataque do coração em agosto de 2006. Seus problemas de saúde teriam piorado muito depois que o casal investigou o caso da casa em Amityville. Inclusive Lorraine o proibiu de entrar lá depois.
10. Há mais de cinco mil comunidades de culto satanista em atividade nos Estados Unidos atualmente. Inclusive são reconhecidos como religiões por vários estados americanos. A liberdade de culto religioso protege essas seitas de maneira constitucional.
Pablo Aluísio.
10 Curiosidades sobre o filme "Invocação do Mal 3"
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Eu acho essa mistura de "religião" e leis civis em julgamentos de crimes, extremamente perigosa e passível de se perpetrar graves injustiças para todos os envolvidos. Aqui da pra se invocar aquele prosaico funk: "Ado-a-ado, cada um no seu quadrado..."
ResponderExcluirEssa questão é fruto do tribunal do júri. O jurado, via de regra, não tem formação jurídica. E se for uma pessoa religiosa é bem provável que o advogado de defesa vai convencer ele que o autor do crime é o Diabo. Parece incrível, mas acontece mesmo. Até no Brasil, com jurados evangélicos.
ResponderExcluirPois é, Minha filha é advogada e as vezes falamos disso. Tribunal do júri é um teatro.
ResponderExcluir