terça-feira, 29 de junho de 2021

Homeland - Quinta Temporada

Homeland - Quinta Temporada
A quinta temporada da série "Homeland" contou com 12 episódios que foram originalmente exibidos entre os meses de outubro a dezembro de 2015. Nessa nova temporada houve mudanças interessantes no roteiro e na história. A principal delas é que a agente Carrie Mathison (Claire Danes) resolveu sair da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos. Com uma filha pequena para criar ela decidiu procurar por um novo estilo de vida, se arriscando menos, preferindo a segurança de trabalhar na iniciativa privada. Só que como disse uma personagem no primeiro episódio dessa temporada, Carrie pode até ter deixado a CIA, mas a CIA jamais deixará ela completamente. Segue abaixo comentários sobre todos os episódios dessa temporada.

Homeland 5.01 - Separation Anxiety
Vida nova, emprego novo. Carrie Mathison largou seu trabalho como agente da CIA e entrou em uma fundação de um bilionário europeu. Ela agora está morando em Berlim, onde vai levando sua vida numa certa tranquilidade, com direito a participar de festinhas infantis ao lado de sua filha. Só que o sossego não dura muito. Seu patrão coloca na cabeça que quer ir até um acampamento de refugiados no Líbano, uma região perigosa controlada pelo grupo terrorista Hezbollah. Carrie que agora trabalha em sua segurança acha uma péssima ideia, nada mais perigoso do que ir até o Oriente Médio, ainda mais em um lugar controlado por extremistas. Só que é a tal coisa, se o patrão quer, ela tem que arranjar um jeito. E acaba tentando entrar em contato com um braço do grupo islâmico em Berlim, algo perigoso e fora do protocolo de segurança. E a CIA? Bom, há agentes da agência em Berlim também e eles precisam contornar uma crise pois um hacker invadiu seus sistemas e roubou documentos secretos. Um verdadeiro caos de inteligência internacional. / Homeland 5.01 - Separation Anxiety (Estados Unidos, 2015) Direção: Lesli Linka Glatter / Roteiro: Chip Johannessen, Ted Mann / Elenco: Claire Danes, Rupert Friend, Sebastian Koch. 

Homeland 5.02 - The Tradition of Hospitality
Definitivamente hospitalidade não é encontrada quando o milionário, patrão de Carrie Mathison decide viajar até um campo de refugiados em Beirute, no Líbano. Começa bem, ele discursa, fala que pretende ajudar os refugiados da guerra da Síria e tudo mais, só que a calma e a cordialidade dura pouco. Logo surge um rapaz estranho, andando com um casaco escuro, de cara fechada. Um dos membros da equipe de segurança percebe sua movimentação e o alarme dispara. Era um homem-bomba. Felizmente para todos os envolvidos ninguém sai ferido, a não ser o terrorista, que morre com um tiro na cabeça. O milionário consegue sair são e salvo e logo entra em um avião. Já Carrie decide ficar no Líbano para descobrir que o que diabos havia acontecido. E ela fica sabendo que na verdade ela era o alvo e não o milionário americano. Alguém que sua cabeça, custe o que custar! / Homeland 5.02 - The Tradition of Hospitality (Estados Unidos, 2015) Direção: Lesli Linka Glatter / Roteiro: Alex Gansa / Elenco: Claire Danes, Rupert Friend, Sebastian Koch. 

Homeland 5.04 - Why Is This Night Different?
A ex-agente da CIA Carrie descobre, estarrecida, que quem está tentando matá-la é justamente a própria CIA. E pior do que isso, ela descobre também que Saul, seu antigo amigo na agência, foi quem ordenou que ela fosse assassinada. Em meu ponto de vista uma retaliação de Saul. Quem se lembra daquele episódio em que Carrie decidiu deixar Saul ser pego pelos terroristas, ficando à própria sorte? Pois é, meus caros, ao que tudo indica Saul apenas está dando o troco, já que naquela ocasião só não morreu por pura sorte. Além disso devemos entender que Carrie é um arquivo vivo de operações nem sempre legais da CIA. Assim quem agora controla a inteligência pensa que é melhor que ela esteja morta do que viva. Jogo sujo por todo lado. / Homeland 5.04 - Why Is This Night Different? (Estados Unidos, 2015) Direção: John David Coles / Roteiro: Gideon Raff / Elenco: Claire Danes, Rupert Friend, Sebastian Koch.

Homeland 5.05 - Better Call Saul
A vida de Madison virou um inferno. Sair da CIA pode mesmo ser uma péssima ideia pois ela passa a ser alvo e provavelmente seus ex-aliados da própria agência de inteligência do governo americano estejam por trás das tentativas de matá-la. Saul, em especial, parece estar por trás de todas as conspirações para acabar com sua vida. E nesse episódio quem tenta sobreviver mesmo é o agente Quinn. Sangrando, com um grande ferimento na barriga que já está infeccionando, ele precisa ir para um hospital, mas como? Ele não pode se dar a esse luxo, então Carrie pede a um amigo com formação em saúde para que tente salvar sua vida ou ao menos amenizar toda a sujeira de seu sério ferimento. A coisa, pelo visto, anda feia mesmo! Ah e antes que me esqueça, o nome desse episódio "Better Call Saul" é uma gozação com outra série desse mesmo nome. Ficou divertida a referência. / Homeland 5.05 - Better Call Saul (Estados Unidos, 2015) Direção: Michael Offer / Roteiro: Gideon Raff / Elenco: Claire Danes, Rupert Friend, Sebastian Koch. 

Homeland 5.06 - Parabiosis
Dentro da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos, alguns passam a desconfiar seriamente de Saul. Ele passa a ser seguido por agentes que vão catalogando cada um de seus passos. As suspeitas seriam de que ele estaria envolvido de alguma forma com o serviço secreto israelense. Saul é judeu e não seria a primeira vez que ele teria ligações não oficiais com os agentes israelenses. Estaria ele ligado de alguma forma com a explosão do avião que matou um importante militar do exército da Síria? Enquanto isso Carrie também tenta sobreviver. De peruca preta ela decide descobrir quem estaria tentando matá-la. Suspeitos é que não faltariam. Um bom episódio da série. / Homeland 5.06 - Parabiosis (Estados Unidos, 2015) Direção: Alex Graves / Roteiro: Gideon Raff / Elenco: Claire Danes, Rupert Friend, Sebastian Koch.

Homeland 5.07 - Oriole
Para a agente Carrie o que importa no momento é descobrir o que estaria acontecendo, quem estaria tentando matá-la. Ela emtão recebe a preciosa ajuda de Saul. Ele entrega a ela todos os arquivos vazados da CIA. Depois de ler parte do material ela então vai até  a Holanda em busca de respostas, só que nada será tão fácil como ela pensa. O que Carrie nem desconfia é que há uma agente dupla por trás de tudo, Já Saul decide sair fora, sendo resgatado pelo serviço secreto de Israel. Prevenir é a melhor saída para seus problemas com a CIA. Em relação a ele parece não haver mais volta.  / Homeland 5.07 - Oriole (Estados Unidos, 2015) Direção: Lesli Linka Glatter / Roteiro: Gideon Raff / Elenco: Claire Danes, Rupert Friend, Sebastian Koch.

Homeland 5.08 - All About Allison
Esse episódio é provavelmente o mais importante da temporada. E a razão é simples, ele explica tudo o que está acontecendo. Nos episódios anteriores Carrie Mathison apenas tentou se manter viva. Com muito custo ela descobre que os russos estão atrás dela. E qual seria a razão? Bom, nesse episódio, em um longo flashback, descobrimos que lá atrás, no passado, Carrie se envolveu em um caso que era da agente Allison Carr. E esse caso envolvia um informante local chamado "acrobata". Só que por trás de tudo houve também um caso de corrupção que os russos tiveram acesso. Com isso ficaram com Allison sob seu comando, pois ela caiu em uma armadilha, ficando nas mãos da inteligência russa. Agora ela estaria trabalhando não apenas para a CIA, mas para os russos também. E uma informação das mais importantes teria caído nas mãos de Carrie, embora nem ela tenha plena consciência de qual informação os russos estariam tentando esconder. Enfim, um episódio vital na série, deixando tudo o que era obscuro muito mais claro. /  Homeland 5.08 - All About Allison (Estados Unidos, 2015) Direção: Daniel Attias / Roteiro: Gideon Raff / Elenco: Claire Danes, Rupert Friend, Sebastian Koch. 

Homeland 5.09 - The Litvinov Ruse
Chegou a hora da verdade para Allison Carr. Após a descoberta de sua ligação com o serviço de inteligência russo, ela precisa correr para não ser presa. Uma falsa informação é plantada e ela fica desesperada. Sai em direção ao seu contato russo em Berlim. Enquanto foge a CIA, com Saul e Carrie monitoram tudo. É uma fuga pela ruas da cidade, para não ser presa por traição. Nesse episódio também temos provavelmente o fim do agente Peter Quinn. Capturado, ele é levado para uma sala para ser envenenado com gás Sarin. Será que vai sobreviver? / Homeland 5.09 - The Litvinov Ruse (Estados Unidos, 2015) Direção: Tucker Gates / Roteiro: Gideon Raff / Elenco: Claire Danes, Miranda Otto, Rupert Friend, Mandy Patinkin. 

Homeland 5.10 - New Normal
O agente Peter Quinn não morreu! Essa é a principal informação que você deve saber desse episódio. Mas como não morreu? Ele foi colocado em uma sala isolada com o gás mortal Sarin! Pois é, um dos terroristas, o mais jovem que chegou a ter uma certa aproximação com Quinn, lhe aplicou um soro antes dele ser levado para respirar o gás! Carrie e outra agente conseguem localizar o lugar onde ele foi submetido a essa situação mortal e localizam ele, agonizando no chão! O roteiro da série assim perdeu uma boa chance de criar mais tensão na série, afinal a morte de um personagem tão central iria mesmo agitar as coisas na série. Pena que os roteiristas não pensaram desse modo. Pelo visto ele vai sobreviver, sua vida está por um fio, mas ele vai ficar bem nos próximos episódios. Assim presumo. / Homeland 5.10 - New Normal (Estados Unidos, 2015) Direção: Daniel Attias / Roteiro: Gideon Raff / Elenco: Claire Danes, Rupert Friend, Sebastian Koch. 

Homeland 5.11 - Our Man in Damascus
A quinta temporada vai chegando ao seu final. Esse é o penúltimo episódio. Como era de se esperar o clímax virá em um atentado terrorista em Berlim. Clima tenso. Carrie e Saul tentam fazer o agente Quiin falar o que sabe, mas ele está muito mal. A agente dupla Allison Carr finge que trabalha para a CIA, mas faz o jogo mesmo da KGB. Ela continua traindo a todos do Ocidente. Ela recebe ordens de Moscou para que o atentado siga em frente. Os russos querem que ele aconteça mesmo. Não faça nada para parar os terroristas muçulmanos. Algo terrível. A verdade é que no caso dela não tem volta, então arma uma cena falsa, como se tivesse ocorrido uma troca de tiros. Na verdade ela matou seu colega de CIA e depois deu um tiro no sujeito que teria informações sobre os planos terroristas. É uma agente que joga para os russos, definitivamente. O desfecho, se vai ou não se concretizar o atentado, ficou para o último episódio. / Homeland 5.11 - Our Man in Damascus (Estados Unidos, 2015) Direção: Seith Mann / Roteiro: Seith Mann / Elenco: Claire Danes, Miranda Otto, Mandy Patinkin. 

Homeland 5.12 - A False Glimmer
Como termina a série Homeland? Ou melhor colocando... como termina a quinta temporada de Homeland? Com muita tensão e com a ajuda de um terrorista resignado, Carrie consegue impedir o atentado terrorista com gás em Berlim. As coisas são paradas no último segundo, por um triz. Na vida pessoal ela é dispensada pelo namorado justamente por causa da vida que leva. Um dia de cada vez, sempre correndo risco de vida. Já Saul arma contra Allison, a agente dupla, traidora da CIA. Ela é encurralada numa floresta, estava dentro do porta-malas de um carro com agente russos. Todos são metralhados de forma impiedosa. No mundo do serviço secreto as coisas funcionam assim, traição é pago com a própria vida. Outro fato marcante desse último episódio é a morte de Peter Quinn. Ele não resiste. Após a exposição ao gás sarin ele até teve uma sobrevida, mas não há como continuar. Sofre um derrame e morre pouco depois. É o fim de um dos principais personagens da série. Por fim, nas últimas cenas, Saul pede a Carrie que ela volte para a CIA. Será que ela vai retornar? Só saberemos mesmo na próxima temporada. Até lá! / Homeland 5.12 - A False Glimmer (Estados Unidos, 2015) Direção: Lesli Linka Glatter / Roteiro: Liz Flahive / Elenco: Claire Danes, Rupert Friend, Miranda Otto, Mandy Patinkin.

Pablo Aluísio.

13 comentários:

  1. Homeland
    Quinta Temporada
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Assisti um, ou dois, episódios, quando foi lançada. Tenho vontade, mas estou sem coragem de recomeçar.

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu sou da opinião de que nunca é tarde para ver uma série. Dia desses pensei em começar a rever Arquivo X desde suas primeiras tmeporadas... rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Review Adicionado:
    Homeland 5.02 - The Tradition of Hospitality
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  5. Review Adicionado:
    Homeland 5.04 - Why Is This Night Different?
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  6. Review Adicionado:
    Homeland 5.05 - Better Call Saul
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  7. Review Adicionado:
    Homeland 5.06 - Parabiosis
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  8. Review Adicionado
    Homeland 5.07 - Oriole
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  9. Review Adicionado:
    Homeland 5.08 - All About Allison
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  10. Review Adicionado:
    Homeland 5.09 - The Litvinov Ruse
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  11. Review Adicionado:
    Homeland 5.10 - New Normal
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  12. Review Adicionado:
    Homeland 5.11 - Our Man in Damascus
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  13. Review Adicionado:
    Homeland 5.12 - A False Glimmer
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir