quarta-feira, 2 de junho de 2021

Piratas

Título no Brasil: Piratas
Título Original: Pirates
Ano de Produção: 1986
País: França
Estúdio: Accent Films
Direção: Roman Polanski
Roteiro: John Brownjohn, Gérard Brach
Elenco: Walter Matthau, Roman Polanski, Cris Campion, Damien Thomas, Ferdy Mayne, David Kelly,

Sinopse:
O Capitão Thomas Bartholomew Red (Walter Matthau) comanda um navio pirata no Caribe com a ajuda de Frog, um jovem marinheiro francês arrojado. Um dia o Capitão Red é capturado e levado a bordo de um galeão espanhol, mas graças à sua inventividade, ele leva a tripulação ao motim.

Comentários:
Antes do surgimento da franquia "Piratas do Caribe" o diretor Roman Polanski teve a ideia de transformar o mundo dos piratas em algo mais leve, puxado para o humor - como aconteceria anos depois com os filmes com Johnny Depp. Só que curiosamente o filme de Polanski foi um enorme fracasso de bilheteria, mostrando que não adianta ter a ideia primeiro, tem que acontecer um lance de sorte também para que um filme dê certo nesse vasto mundo da cultura pop. Eu só iria assistir esse "Piratas" alguns anos depois de seu lançamento original pois não vi no cinema. Achei interessante, nada muito especial. A produção é ótima, tudo muito bem feito, construíram até mesmo uma réplica em tamanho original de um navio antigo, só que o público não comprou a ideia e o fracasso comercial se tornou inevitável. O filme chegou a ter uma indicação ao Oscar na categoria de melhor figurino (Anthony Powell). Entretanto nem isso ajudou o filme a escapar do prejuízo. Não seria dessa vez que os bons e velhos piratas iriam renascer nos cinemas com o sucesso devido.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Pablo:
    Aí é que faz a diferença o ator sacar o tom do filme. Em Piratas do Caribe havia um Johnny Depp muiyo inspirado compondo o Pirata mais histriônico e divertido do cinema. O Walter Mathau, apesar de ser um grande ator, nesse Pirata não conseguiu exercer a magia que conseguiu o Johnny Depp em Piratas do Caribe e os resultados de bilheteria de âmbos mostraram isso.

    ResponderExcluir
  2. Piratas não é um filme ruim, mas não pegou. Acontece. O próprio Polanski está no elenco como um dos bucaneiros. Baixinho e metido a engraçadinho, ele se sai melhor mesmo na pele de cineasta europeu cult.

    ResponderExcluir
  3. Originalmente Polanski queria seu amigo Jack Nicholson como o pirata e o próprio Polanski seria o grumete. Aliás ele namorou a novata Charlotte Lewis ,que faz a mocinha( e anos mais tarde o acusou de assédio).

    ResponderExcluir