domingo, 20 de junho de 2021

Os Três Mosqueteiros

Título no Brasil: Os Três Mosqueteiros
Título Original: The Three Musketeers
Ano de Produção: 1973
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: 20th Century Fox
Direção: Richard Lester
Roteiro: George MacDonald Fraser
Elenco: Michael York, Oliver Reed, Raquel Welch, Richard Chamberlain, Christopher Lee, Geraldine Chaplin, Frank Finlay,

Sinopse:
Baseado na clássica obra da literatura escrita por Alexandre Dumas, o filme "Os Três Mosqueteiros" conta a história do jovem D'Artagnan (Michael York) que sonha um dia se tornar um dos mosqueteiros do rei. Só que antes disso ele precisará provar sua honra e sua destreza com uma espada. Filme indicado ao BAFTA Awards nas categorias de melhor direção de arte, melhor figurino, direção de fotografia e melhor edição.

Comentários:
Essa versão cinematográfica dirigida pelo talentoso Richard Lester segue sendo, ainda nos dias de hoje, uma das melhores versões da obra de Dumas para o cinema. E isso vem não apenas da boa fidelidade ao texto original, como também da opção do diretor em contar essa conhecida história sem deixar de lado seu aspecto mais precioso, o sabor de aventura e entretenimento das antigas matinês. A produção também é acima da média, com ótima reconstituição histórica. E celebrando ainda mais essa excelente qualidade o filme ainda contava com um elenco de astros e estrelas do cinema da época. Afinal onde mais você encontraria uma reunião de grandes nomes da atuação como Christopher Lee, Geraldine Chaplin e Michael York? A atriz Raquel Welch acrescenta também muito com sua beleza. Eu me recordo que assisti a esse filme pela primeira vez no Supercine, sessão de cinema da Rede Globo nos sábados à noite, ainda nos anos 80. Gostei bastante. É um excelente filme.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Os Três Mosqueteiros
    The Three Musketeers
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Acho que por causa do Zorro, do Guy Williams, eu, na minha infância, gostava muito de espadachins, mas que heróis de revolver, a por conta disso gostava muito dos Três Mosqueteiros, que por sinal é um título estranho, já que predominantemente usavam espadas e não mosquetes, que era uma arma de fogo, um tipo de fuzil. E mesmo que não fosse isso, não eram três, eram quatro na verdade com o D' Artagnan, ou seja, estavam mais para o "Os Três que Eram Quatro", ou coisa parecida. kkkk

    ResponderExcluir
  3. O Alexandre Dumas foi até perguntado sobre isso, sabia? Perguntaram porque o livro se chama "Os Três Mosqueteiros" se eles eram quatro. O Dumas explicou que eram 3 mesmo, já que o D'Artagnan só se tornaria mosqueteiro depois, com o transcorrer da história. No começo ele é apenas um jovem com ambições de ser um mosqueteiro do Rei.

    ResponderExcluir
  4. E dizem que os verdadeiros mosqueteiros dos reis da França eram chamados de mosqueteiros porque, além das espadas, portavam mosquetes para defender o rei, ou seja, espadas na hora que dava, senão espingardas e tiros em todo mundo.

    ResponderExcluir
  5. E os mosqueteiros eram super bem vestidos, elegantes, com grande penas de avestruz em seus chapéus... Muito luxo e pompa!

    ResponderExcluir
  6. Era pra ser um filme de mais de três horas mas resolveram separar e lançar a outra metade como "continuação" um ano depois. Só vi essa primeira parte e não curti muito, humor totalmente galhofas ,o Frank Finlay parece integrante dos Trapalhões!

    ResponderExcluir