sábado, 12 de junho de 2021

Os Espiões que Entraram numa Fria

Título no Brasil: Os Espiões que Entraram numa Fria
Título Original: Spies Like Us
Ano de Produção: 1985
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: John Landis
Roteiro: Dan Aykroyd, Dave Thomas
Elenco: Chevy Chase, Dan Aykroyd, Mark Stewart, Bruce Davison, William Prince, Steve Forrest

Sinopse:
Dois trapalhões funcionários do governo dos Estados Unidos pensam que são espiões, apenas para descobrir que são, na verdade, iscas para a Guerra Nuclear, durante a pior fase da guerra fria.

Comentários:
Uma comédia dos anos 80 satirizando, ou melhor dizendo, ironizando os filmes de espiões. Não vamos esquecer que naquela década a guerra fria entre Estados Unidos e União Soviética estava no auge, então era prato cheio para situações de humor. E se você quer conhecer a comédia que era produzida nos anos 80 é bom procurar pelos nomes certos. E esse filme tem vários deles, em especial a dupla de protagonistas e John Landis, talentoso cineasta daquele período. Entretanto, devo dizer, que esse filme não é grande coisa. Não é especialmente divertido ou engraçado. É só uma boa ideia que ficou no meio do caminho. Uma pena. O que estraga mesmo é que o filme em alguns momentos pontuais tenta se levar a sério demais, tentando imitar James Bond. Aí já é demais, vamos convir. Com isso o filme se torna até mesmo chato. Para uma comédia isso é literalmente o fim da picada.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Os Espiões que Entraram numa Fria
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Todos esse filmes que você tem postado esses dos anos 80/90 nesses últimos dias eu assisti no cinema. Agora quando eu leio seus posts fico pensando: aonde eu estava com a cabeça pra ir ao cinema assistir isso? O Chevy Chase, por exemplo, é um dos comediantes mais chatos do mundo. O Dan Aykroid, sem o James Belushi com que fez O Irmãos Cara-de-Pau, eu nunca soube a que veio. Na verdade da turma desse período, fora o Steve Martin e, obviamente, o Eddie Murphy, eu nem sei eu nem sei quem sobra pra dizer que vale alguma coisa.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Serge, estou escrevendo sobre filmes que assisti naqueles anos. De fato muitas dessas comédias revistas hoje em dia não se sustentam. Vemos claramente a falta de um roteiro melhor e o pior de tudo, a falta de um humor mais eficiente. O Chase só funcionava bem mesmo quando interpretava tipos palermas como ele "Férias Frustradas". Fora disso, não havia muita salvação.

    ResponderExcluir
  4. Correção: "Como em Férias Frustradas"...

    ResponderExcluir
  5. Esse filme parece mais um pretexto do diretor Landis reunir os amigos e se divertir... Vários diretores famosos fazem pontas assim como em "Um Romance Perigoso" lançado na mesma época.

    ResponderExcluir