sexta-feira, 11 de junho de 2021

Os Últimos Durões

Título no Brasil: Os Últimos Durões
Título Original: Tough Guys
Ano de Produção: 1986
País: Estados Unidos
Estúdio: Touchstone Pictures
Direção: Jeff Kanew
Roteiro: James Orr, Jim Cruickshank
Elenco: Burt Lancaster, Kirk Douglas, Charles Durning, Alexis Smith, Dana Carvey, Darlanne Fluegel

Sinopse:
Harry Doyle (Burt Lancaster) e Archie Long (Kirk Douglas) são dois velhos criminosos que passaram décadas atrás das grades. Uma vez cumpridas as penas eles voltam para a liberdade, mas o mundo moderno lhes parece completamente diferente do passado. E agora, como vão sobreviver nessa nova realidade?

Comentários:
Como dois velhos gângsteres, da velha escola do crime, iriam sobreviver de volta às ruas depois de anos e anos dentro da prisão? Essa é a premissa básica desse filme. Calma, não se trata de um drama discutindo essa questão, que inclusive poderia render um ótimo argumento para um filme mais sério. Entretanto aqui o tom é de comédia. Esses dois criminosos, agora idosos, tentam cometer os mesmos crimes usando das velhas táticas, há muito obsoletas pelo passar do tempo. O filme na verdade é praticamente uma despedida e uma homenagem desses dois veteranos do cinema. Burt Lancaster, o antigo astro dos filmes de piratas, sempre sorridente e atlético e Kirk Douglas, um ícone do cinema americano em sua fase de ouro, mostram como ainda eram durões de verdade. É um filme divertido e até mesmo engraçado, porém uma dupla dessas, de tanta importância, poderia ter se envolvido em algo maior, à altura de suas carreiras.

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Esse filme mostrava, lá no longínquo 1986, por baixo de uma camada engraçadinha, uma realidade que na época no Brasil praticamente não existia. Os Lares de Idosos e como eles são desrespeitados, insultados e até ameaçados fisicamente nesses lugares. Hoje no Brasil isso se tornou uma imensa indústria ao ponto de não conseguirmos mais andar algumas quadras sem encontrar um "Lar para Idosos". As novas leis das feitas pelas esquerdas xucras e mal intencionadas induzem as famílias a mandar seus idosos pra essa "clinicas", por medo de serem processados por abandono de incapaz, comodismo, falta de condiçoes de cuidar dos mais doentes, etc. Negocio bem triste, que esse filme da uma pegada nesse assunto quando o Burt Lancaster não aceita ser obrigado a fazer o que não quer por força de ameaças físicas, que os cuidadores usavam contra os outros idosos mais frágeis. Pena que isso passou despercebido no meio da comédia.

    ResponderExcluir