sábado, 5 de junho de 2021

Por Volta da Meia-Noite

Título no Brasil: Por Volta da Meia-Noite
Título Original: Round Midnight
Ano de Produção: 1986
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Bertrand Tavernier
Roteiro: David Rayfiel, Bertrand Tavernier
Elenco: Dexter Gordon, Herbie Hancock, François Cluzet, Gabrielle Haker, Frédérique Meininger, Liliane Rovère

Sinopse:
Na década de 1950, o músico de jazz Dale Turner (Dexter Gordon) decide formar um grupo musical para tocar em Paris, na França, onde os músicos negros americanos são muito mais valorizados por sua arte. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor ator (Dexter Gordon). Filme vencedor do Oscar na categoria de melhor música (Herbie Hancock).

Comentários:
Filme que foi bastante elogiado pela crítica em seu lançamento original. A grande qualidade do filme resultou da boa ideia de se mesclar em seu elenco atores profissionais com músicos de verdade. Assim quando a banda sobe no palco o espectador logo vai perceber que ali há músicos reais, talentosos e alguns até mesmo mestres do jazz. Nada de atores fingindo saber tocar instrumentos musicais. Por essa razão também a trilha sonora é uma das maiores forças do filme. E o roteiro também explora a vida pessoal de alguns músicos dos anos 50, muitos deles com problemas envolvendo bebidas e drogas. Essa parte garante o lado da dramaturgia do filme. Embalado pelo alto padrão do jazz americano, resgatando um cenário musical e artístico que já não existe mais, esse "Por Volta da Meia-Noite" é especialmente indicado aos admiradores do jazz dos Estados Unidos, em um de seus momentos mais inspirados.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Por Volta da Meia-Noite
    Título Original: Round Midnight

    ResponderExcluir
  2. Já conhecia muito pelo nome, mas nunca cheguei nem perto de assisti-lo. Que elenco mais desconhecido!

    ResponderExcluir
  3. Explica-se pelo fato de que grande parte do elenco é formado por músicos de jazz, não atores. Então para o público em geral esses nomes soam desconhecidos. Pelo menos garantiu uma das melhores trilhas sonoras daquela década - e que foi lançada também aqui no Brasil, em plena era final do vinil.

    ResponderExcluir