quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Papa Urbano VIII

Papa Urbano VIII
Esse papa passou para a história pelos motivos errados. Ele sempre será lembrado como o Papa que pressionou o cientista e astrônomo Galileu Galilei. O papa não aceitava as premissas do famoso astrônomo. E deu um ultimato. Ou ele voltava atrás de suas afirmações, ou então iria enfrentar a Santa inquisição. Correndo o risco de ser morto na fogueira. Assim Galileu Galilei voltou atrás de suas afirmações e disse que elas estavam incorretas, mesmo sabendo que estavam certas, o que iria ser provado séculos depois. Foi uma prova vergonhosa da intromissão da igreja na ciência. Um exemplo que não poderia mais ser repetido. 

E também ficou conhecido em Roma por ter sido um dos maiores praticantes do nepotismo. Ele empregou praticamente todos os seus familiares do Vaticano. Mesmo aqueles que não tinham qualquer ligação com a religião católica e nem tinham uma vida digna de ser exaltada. Era empreguismo puro, nepotismo sem qualquer critério de escolha. Bastava ser parente para ganhar um alto cargo dentro dos muros da sede da igreja católica. 

Foi um Papa impopular, muito odiado pelo povo de Roma. Era um nobre de imensa Riqueza. Herdou toda a Fortuna de seu tio, que era um homem rico com fama de homossexual. Com tanto dinheiro, conseguiu construir sua chegada ao trono de São Pedro. Com esse poder acabou quebrando as finanças da igreja católica. O povo Romano definitivamente não gostava dele. 

Quando morreu, seu busto foi destruído por uma multidão em fúria. Ficou como papa durante 21 anos, mas não deixou saudades aos católicos da época. Faleceu em julho de 1644. Foi uma morte misteriosa. Até hoje, acredita-se que foi envenenado por cardeais. Eles tentavam salvar a imagem pública da igreja católica depois de seu desastrado papado. 

Nome real: Maffeo Vincenzo Barberini
Papado: 1623 a 1644 
Sucessor: Inocêncio X

Pablo Aluísio.

Um comentário: