segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A Farsa do cristianismo?

Eu nunca havia parado para estudar religião a fundo, mas nos últimos tempos estou chegando na conclusão que essa coisa de cristianismo é uma grande farsa, uma mentira que vem sendo repetida há séculos. O Jesus homem, figura histórica, muito provavelmente existiu. Ele foi mais um dos vários pregadores do fim do mundo que surgiram naquela região em seu tempo. Eram pessoas de pouca ou nenhuma cultura, geralmente muito religiosos, mas de camadas sociais mais humildes jamais chegariam a ser profetas do templo, lugar que era reservado para determinadas famílias ricas e nobres de Jerusalém.

Então Jesus (ou Yeshua, provavelmente seu nome verdadeiro) caminhou pelas margens do mar da Galileia e depois teria ido para Jerusalém, o grande erro de sua vida, pois perto do templo iria despertar a ira dos religiosos oficiais da época. Não me entenda mal, eu realmente acredito que Jesus foi um bom homem, com uma mensagem das mais positivas falando de amor e caridade, de desapego a bens materiais e tudo mais, só que sua mensagem se perdeu em grande parte pelas areias do tempo. E o cristianismo acabou soterrando o verdadeiro homem Jesus.

Os primeiros textos sobre o Cristo foram escritos mais ou menos 30 ou 60 anos após sua morte. Paulo, o primeiro a escrever sobre Jesus, jamais o conheceu pessoalmente. Igualmente Lucas que escreveu um dos principais evangelhos. Ele seria da comunidade de Paulo, comunidade essa que tinha uma certa rixa com a comunidade de Jerusalém, que inclusive pode ser considerada a primeira comunidade cristã do mundo justamente por contar com os primeiros apóstolos e pessoas que realmente viveram e andaram ao lado de Jesus.

E aí temos o primeiro grande problema. Os textos que hoje se encontram naquilo que chamamos de Novo Testamento foram escritos em grego por pessoas que nunca vivenciaram ao lado de Jesus. São textos importantes do ponto de vista histórico, sem dúvida, mas não são textos escritos por testemunhas oculares dos acontecimentos. Jesus infelizmente não deixou nada escrito pois historiadores acreditam que ele era analfabeto. O mesmo vale para seus apóstolos, pois eram pescadores incultos. Por isso a primeira comunidade cristã nada deixou escrito. Quem escreveu mesmo foram membros da comunidade de Paulo, a maioria deles cidadãos romanos, pessoas de cultura, que sabiam falar e escrever em latim e grego. Só que eles não tiveram contato nenhum com o Jesus histórico. Seria tudo uma grande farsa? Fica o questionamento.

Pablo Aluísio.

Um comentário: