sábado, 23 de fevereiro de 2008

Jesus Existiu?

Aqui nesse texto vou expor a opinião dos historiadores. Não há ainda uma prova concreta e definitiva sobre a existência real de Jesus, entretanto há fontes literárias suficientes para que a maioria dos acadêmicos entendam que ele realmente existiu. Foi uma pessoa real. E quem foi Jesus? Antes de mais nada ele não se chamava Jesus, mas sim Yeshua. Jesus é a apenas a forma latinizada de seu real nome.

Jesus foi um homem comum, do povo. Vem de estrutura familiar bem humilde. Os textos mais antigos que se encontraram sobre ele dentro da tradição dos judeus dizia que ele era um bastardo! O que queriam falar com isso? Que foi criado sem pai? Que foi fruto de uma relação extraconjugal de seu pai? Que nunca foi reconhecido? Ou foi apenas uma forma de ofensa por parte dos judeus? Questões controversas ainda sem respostas.

Jesus teria sido analfabeto segundo os historiadores. Dois argumentos bem fortes parecem confirmar essa afirmação> Jesus não deixou nada escrito de próprio punho, o que teria sido uma maneira magistral de perpetuar suas ideias e pensamentos ao longo dos séculos. Os evangelhos foram escritos por pessoas que sequer conheceram Jesus pessoalmente, todos eles escritos décadas após sua morte. Assim se Jesus soubesse mesmo ler e escrever ele teria deixado suas próprios manuscritos. Além disso a imensa maioria do povo daqueles tempos era analfabeto. Apenas a nobreza e os escribas dos monarcas sabiam ler e escrever. Jesus não fazia parte de nenhuma classe social dessas.

Jesus foi crucificado numa cruz romana. Os historiadores acreditam que isso foi um fato histórico. Caso contrário o que ganhariam seus seguidores ao colocarem isso nos evangelhos? Era vergonhoso morrer numa cruz romana! Essa era uma das mortes mais indignas da antiguidade, algo usado para executar bandidos da pior espécie. Só que os historiadores não acreditam que ele ressuscitou dos mortos por uma questão bem simples: nenhum ser humano voltou à vida após sua morte. É biologicamente impossível. Então a resposta completa sobre a questão se Jesus existiu é essa: Existiu. Foi um homem pobre, de origens humildes. Viveu e provavelmente foi um pregador do fim dos tempos. Não sabia nem ler e nem escrever, assim como seus apóstolos mais próximos. Foi morto pelos romanos na cruz.

Pablo Aluísio.

Um comentário: