domingo, 10 de fevereiro de 2008

Thor

Thor
O interessante do Thor é que ele na realidade não foi um personagem criado pela Marvel. O Thor é fruto de uma mitologia antiga, dos povos do norte da Europa. Esses povos antigos veneravam Thor como um deus real, eles faziam cultos em honra a ele e acreditava em sua real existência em um mundo de deuses. Imagine, é como se povos do futuro transformassem Jesus em um personagem de quadrinhos, com super poderes e tudo mais. Essa, embora estranha, é uma boa analogia do que aconteceu com o Thor.

Eu sempre fico imaginando aqueles vikings cruzando os mares (dizem que foram os primeiros europeus a chegarem na América do Norte), remando em seus barcos velozes, pedindo proteção a Thor. E vem da arqueologia também sua imagem que chegou nos quadrinhos. Desenhos muito antigos já mostravam o deus Thor com seu famoso martelo. O que Stan Lee fez para criar esse personagem? Ora, nada! Ele apenas levou toda essa mitologia para os gibis e... mais nada.

No Brasil o gibi do Thor (assim como aconteceu com o Homem de Ferro) nunca se firmou nas bancas. Era um título que nascia e logo era cancelado, para depois tentar mais uma de suas dezenas de renascimentos... Personagem dos  mais conhecidos da Marvel, nunca se firmou como um grande vendedor de revistas em quadrinhos.

Nos últimos anos o Thor que conhecemos foi deixado um pouco de lado, surgindo uma versão feminina do personagem. Tudo para adequar as publicações da Marvel com os novos tempos, tempos de diversidade e empoderamento feminino. Dessa leva essa versão feminina do Thor foi uma das únicas que foi elogiada pelos críticos. Sucesso de vendas, pelo menos nos Estados Unidos, conseguiu trazer um certo fôlego de renovação para esse velho personagem. Pois é, os deuses do passado geralmente se transformam em pura mitologia no presente.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário