terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Cinema 2020: O Ano está perdido!

O ano de 2020 está perdido para a indústria de cinema mundial. Essa foi a conclusão a que chegaram os principais executivos dos grandes estúdios de Hollywood. Praticamente todos os grandes lançamentos foram adiados. Não haverá nenhum grande blockbuster a ser lançado nos cinemas esse ano. Embora a vacinação contra o coronavírus esteja prestes a se concretizar, pelo menos nos Estados Unidos e Europa, o fato é que não existe mais tempo hábil para que os cinemas recebam um grande filme nesse ano de 2020. A Inês está morta!

E nos bastidores está ocorrendo uma verdadeira guerra comercial entre os estúdios e as grandes companhias de salas de cinema e distribuidoras. Tudo porque essas empresas prometem boicotar os filmes dos estúdios que lançarem grandes filmes no sistema de streaming. Recentemente se cogitou lançar o novo filme da Mulher Maravilha nas plataformas de video on demand, como Netflix, Amazon e similares. Os donos de cinemas fizeram barulho. Caso isso fosse feito nenhum filme mais da Warner seria exibido nesses grandes grupos de exibição. O mesmo aconteceu com Duna. Nenhum distribuidor ou empresa de cinema admite que ele seja disponibilizado nas plataformas de streaming. Até porque se isso acontecer realmente teremos um golpe fatal nas salas de exibição. 

Atualmente os cinemas que estão abertos e em funcionamento, estão exibindo filmes de pequenos orçamentos ou então filmes menores. Nenhum blockbuster se encontra entre eles.  E algo curioso aconteceu. Muitos críticos disseram nos Estados Unidos que a qualidade dos filmes em cartaz melhorou muito. Ao invés de dezenas de filmes sobre super-heróis, agora temos bons dramas, filmes independentes, sendo exibidos. Pena que com a pandemia ainda não seja algo simples essa coisa de ir ao cinema. As salas de exibição, os cinemas, já foram catalogados pela OMS como locais de super disseminação do vírus. Que pena, um dos prazeres mais amados do mundo virou risco de vida, principalmente para pessoas idosas e com problemas de saúde. 

Fica para o ano que vem, porque nesse terrível 2020 realmente não parece haver salvação. O ano, pelo menos para a indústria do cinema, está completamente perdido. Estamos em fins de novembro, daqui a pouco será dezembro e aí o ano chegou ao fim. Espero sinceramente que todas as pessoas sejam vacinadas e que no ano que virá todas as pessoas possam ir ao cinema sem medo. Afinal o espetáculo não pode mesmo parar. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Cinema 2020
    O ano está perdido!
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pois é. A pandemia paralisou uma das indústrias mais ricas do planeta, mas as eleições, que sao pela sua natureza uma aglomeração compulsória permaneceram. Depois querem que a gente acredite em agentes públicos.

    ResponderExcluir
  3. As eleições brasileiras deveriam ser por carta ou por aplicativo de celular.

    ResponderExcluir