sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Space Ghost

O personagem do Space Ghost foi criado em 1966 para uma série de animações feitas para a TV pelos estúdios Hanna-Barbera. Criador de desenhos famosos como Os Flintsontes, Os Jetsons, Manda-Chuva, entre outros, os produtores procuravam por personagens do tipo herói tais como os da Marvel e da DC Comics.

Assim, usando o Batman como fonte de inspiração, foi criado esse Space Ghost pelo desenhista Alex Toth. De 1966 a 1968 a série foi exibida no canal CBS. No Brasil também faria sucesso, sendo exibida nos principais canais de TV aberta do país.

E como nada se cria, tudo se recicla, o fantasma do espaço retornou, agora em uma série de revistas em quadrinhos da editora DC Comics, que comprou seus direitos de publicação recentemente. O personagem tinha virado um tipo de piada desde a exibição da série "Space Ghost Coast to Coast" pelo canal Cartoon. Ali ele era um improvável apresentador de Talk Show. Agora a DC quer resgatar o Space Ghost da galhorfa total, o elevando novamente a status de herói espacial.

Curiosamente os profissionais da DC tiveram que recriar suas origens, já que na animação original dos anos 60 não havia nada de muito profundo escrito sobre ele. Era apenas um herói bacana que viajava pelo espaço e soltava raios pelas mãos, através de um bracelete. Na DC eles remodelaram tudo, criaram uma história no passado, antes de virar o Space Ghost, mostrando até mesmo suas esposa e sua família, etc. Pelo visto a editora anda apostando nessa criação para a TV que agora pode, quem sabe, virar um sucesso de vendas da DC. E os estúdios de Hollywood também estão de olho para provavelmente fazer um filme com o personagem nos próximos anos.

Pablo Aluísio.

Um comentário: