domingo, 24 de fevereiro de 2008

Yahweh e Asherah

O Deus dos povos antigos de Israel tinha um nome, se chamava Yahweh. Esse nome é muitas vezes citado no velho testamento em sua versão mais latinizada: Jeová. Até aí tudo bem. Só que a pergunta é saber como os povos da antiguidade viam e imaginavam esse Deus? Como ele era visualizado pelos antigos judeus? Era parte de um universo realmente monoteista?

Pois bem, escavações no sítio arqueológico de Kuntlet Ajrud descobriram aquela que pode ser a imagem mais antiga do Deus Yahweh. Nessa antiga ilustração o Deus Jeová é retratado com corpo de homem e rosto de touro. E isso não soou como uma surpresa para grande parte dos historiadores. Eles acreditam mesmo que Jeová nos tempos antigos, antes mesmo do surgimento do velho testamento, era adorado como um Deus em forma de Touro!

E há mais. Yahweh, o Deus dos judeus e o Deus dos cristãos atuais parece ter tido uma esposa em seus primórdios chamada de Asherah! E ela era uma Deusa, o que coloca por terra a ideia amplamente difundida de que os judeus sempre foram monoteístas. Não parece ser essa a verdade histórica. Ao que tudo indica Yahweh e Asherah teriam surgido dentro de um universo politeísta, talvez em Samaria onde há referências antigas de um templo em honra de Yahweh ou talvez na Babilônia onde os judeus escravizados teriam ouvido falar pela primeira vez nesse Deus.

E qual será a verdade de tudo isso? Na história a questão está em aberto, ainda fruto de mais pesquisas da religião. Talvez os conceitos que os judeus e cristãos possuem hoje em dia como a teologia do Deus único, do monoteísmo não fosse praticado pelos judeus antigos. Teriam sido idéias surgidas posteriormente em algum lugar nos séculos que antecederam o nascimento de Jesus de Nazaré.

Pablo Aluísio.

Um comentário: