segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

YHVH

YHVH ou Yahweh, mais conhecido nas religiões judaico e cristã dos nossos dias como Jeová, era representado na antiguidade com cabeça de touro e corpo de ser humano. Ele se diferenciava em pouca coisa dos Deuses do Egito Antigo que também misturava partes de corpos de animais com seres humanos. E isso me deixou completamente surpreso nessa semana. Eu que pensava que o deus dos hebreus antigos era algo mais complexo, mais substancial, abstrado. Que nada, era um deus antigo de um povo antigo que seguia literalmente as faces estéticas e éticas daqueles tempos.

E da mitologia eu me lembrei imediatamente de Minotauro que também tinha cabeça de touro em corpo de homem. E por falar em mitologia posso estar errado, mas tudo me leva a crer que os textos da Bíblia não passam de mera mitologia, tal como são consideradas hoje as antigas religiões do Egito antigo e da Roma, senhora do mundo antigo.

Religião, meus caros, é cultura. Provavelmente não passa disso. Cultura e literatura, é bom frisar. Cultura porque nasce na vida sofrida dos povos antigos. Eles não tinham conhecimento em ciência para explicar sequer os mais simples fenômenos da natureza. Então criavam em sua mente os deuses antigos. O deus do trovão, o deus das tempestades, o deus das chuvas, etc.

A religião também é literatura pois alguns povos antigos (não todos) resolveram colocar em textos suas antigas histórias mitológicas, algumas que eram passadas de geração em geração apenas pela tradição oral. Nesse ponto de vista pouco ou nada distancia a mitologia do antigo povo hebreu, das mitologias do Egito, da Grécia ou de Roma. Estruturalmente são bem semelhantes, para não dizer iguais. Assim fica as observações de uma mente pensante. O Deus que eu chegar a pensar ser uma figura abstrata, grandiosa, criador do Céu e do Universo pelo visto era apenas mais uma figura mitológica criada por povos hebreus da antiguidade.

Pablo Aluísio.

Um comentário: