sábado, 1 de março de 2008

O General Patton

II Guerra Mundial - O General Patton
O General George S. Patton foi um dos comandantes mais famosos da II Guerra Mundial. Dono de um estilo único ele conseguia inspirar seus homens para as mais complicadas e brutais campanhas militares. Patton poderia ser tudo, menos um oficial comum. Ele gostava de história militar e não raro se via como um novo Júlio César ou Napoleão.

Vencer uma batalha assim não significava apenas destruir o inimigo, mas também alcançar a glória eterna na história das guerras. Sua personalidade era única e ele tanto poderia tratar seus homens com extrema bondade e companheirismo como também com dura disciplina. Patton gostava de usar um chicote, como na foto, e não raro ameaçava bater em algum insubordinado com ele, tal como se estivesse na Roma Antiga disciplinando seus comandados.

Patton teve uma longa e bem sucedida carreira militar, porém seu auge aconteceu justamente na batalha das Ardenas, quando enfrentou de forma decisiva algumas das melhores tropas de Hitler. De fato aquele parecia ser o último bastião de resistência das forças armadas nazistas e Patton se esmerou para dar o melhor de si durante essa campanha. A ele foi designado o comando de três forças poderosas do exército americano e ele se saiu extremamente bem em sua missão.

Curiosamente Patton que tantas batalhas lutou morreu de forma até banal. Após o fim da guerra ele foi designado para ser o governador interino da Bavária, na Alemanha. Quando se dirigia ao seu posto de comando em um velho jipe do exército, seu automóvel bater com violência em um caminhão de tropas que vinha em direção contrária. O choque acabou atingindo Patton com violência na cabeça pois ele estava sem cinto de segurança - algo comum na década de 1940. Com o rosto cheio de sangue ele foi levado até um hospital. No caminho falou ao tenente que estava ao seu lado: "Acho que estou paralisado!". Depois de algumas semanas internado o velho general morreu por causa das sequelas do acidente. Um guerreiro que não morreu no campo de batalha, mas que conseguiu entrar para a história com sua inigualável carreira em uma das guerras mais brutais da humanidade.

Pablo Aluísio.

Um comentário: