terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

A Questão da Existência de Deus

O conceito de se ter um deus que tudo criou e que tem todo o poder do universo é algo muito antigo na história da humanidade. Os antigos acreditavam em deuses como forma de explicar a natureza, os trovões, as grandes tempestades, o frio do inverno, o calor do verão, a existência da vida. Algo muito natural. Em um mundo sem ciência era relativamente natural que procurassem por uma explicação.

Assim toda civilização criou sua coleção de deuses. O povo do Egito Antigo, da Roma imperial, da Grécia da filosofia. Havia deuses na mente dos antigos. O povo hebreu não foi diferente. No começo eles eram politeístas, depois inovaram acreditando em apenas um deus. Só que o deus dos hebreus conhecido como Jeová era mais um dentro dos tempos em que acreditavam em muitos deuses. Eles apenas escolherem um deles e a partir daí se tornaram exclusivistas.

Pode ser que exista mesmo um deus. O verdadeiro deus. Uma mente criadora que tudo criou. É uma tese, acreditada por bilhões de pessoas ao redor do mundo. Entretanto se existe essa divindade abstrata, que não é o deus dos hebreus, nem dos povos do Egito antigo, etc, o que será ele? Ainda existe após bilhões de anos da criação do universo? E se ele algum dia existiu quem o criou? O que vem antes desse deus? Outra deus que o criou e assim sucessivamente?

E se existe esse deus primordial porque ele criou um universo tão vasto e tão vazio? Sim, a humanidade nunca encontrou vida fora da Terra. Nenhum vestígio, nenhum registro, nada. O universo parece ser um lugar frio, hostil e vazio de vida. Por que deus sendo tão poderoso criou tanto nada? Isso me leva a crer que o universo, a vida, tudo o mais parece ter sido fruto do puro acaso. Se há ou houve uma mente pensante por trás de tudo essa parece ter deixado de existir há bilhões de anos.

Pablo Aluísio.

Um comentário: