segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Superman - Os Novos 52

Superman - Os Novos 52
Infelizmente perdi alguns textos que havia escrito sobre essa fase do famoso personagem dos quadrinhos. De qualquer forma aqui vai um pequeno resumo do que achei dessas edições. Para quem não sabe a DC resolveu dar um reboot, zerando sua cronologia (mais uma vez!). O resultado foi a publicação de 52 novos títulos (daí o nome Os Novos 52). Foi uma decisão ousada da editora, isso em uma época em que os quadrinhos mostravam uma certa saturação. Alguns títulos até foram elogiados (como o Aquaman, por exemplo), mas o consenso geral sobre tudo foi bem negativo.

Li algumas edições do Superman. Eu queria muito gostar do material publicado, mas... sempre tem um "mas" não é mesmo? O fato é que o material é realmente muito ruim. As histórias são péssimas, mal escritas, tolas, fracas demais. Não tem um gancho para lhe pegar, para lhe fidelizar. Parece que nessa ansiedade de lançar tantos títulos de uma só vez a DC fraquejou na escolha de bons roteiros. 

O Superman desses quadrinhos não tem um foco. De vez em quando surge uns aliens genéricos para ele quebrar o pau, meter a porrada, mas nada vai muito além disso. Extremamente fracas, essas edições não fazem jus ao legado de um dos mais populares e famosos personagens de histórias em quadrinhos. Aliás o Superman foi o primeiro super-herói, a inspiração de todos os demais que vieram depois dele. Merece maior respeito.

Pablo Aluísio.

Um comentário: