sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Demonologistas – Arquivos Sobrenaturais

Demonologistas – Arquivos Sobrenaturais
Esse livro apresenta a marca do casal Ed & Lorraine Warren. Quem gosta de cinema acabará, de uma maneira ou outra, se interessando, afinal eles se tornaram personagens recorrentes em recentes filmes de terror. Ambos já estão falecidos, mas deixaram farto material para esse tipo de produção cinematográfica. Nesse livro aqui em questão temos as histórias (supostamente reais) envolvendo, entre outros casos, a boneca Annabelle e a casa de Amityville. Só esses casos sobrenaturais envolvendo o casal já despertariam o interesse dos fãs de horror.

Porém tenho más notícias para quem se interessar pelo livro. Ele não é uma obra literária muito bem escrita, pelo contrário, achei tudo muito bagunçado e sem estrutura. Os capítulos são colocados ao acaso e não há um bom texto para se ler. Confuso e mal escrito, temos basicamente uma série de perguntas que são respondidas pelo casal Warren. Quem gosta de boa literatura não vai encontrar nada de muito bom nesse livro. O curioso é que na verdade o casal não escrevia seus livros. Ao contrário disso contratavam ghost writer. O escritor fantasma responsável por esse "Demonologistas – Arquivos Sobrenaturais" nem fez questão de escrever bem. Ficou ruim, disperso, sem foco ou organização.

Se o livro é mal escrito, pelo menos sobram as histórias. Elas são até interessantes. Porém mantenha o senso crítico e bom senso sempre ligados. Principalmente o Ed Warren gostava de exagerar nas tintas, caindo muitas vezes na pura fantasia. Algumas histórias que ele conta no livro são absurdas, mais dignas de um filme B de terror dos anos 80. Entre elas estão ataques que teria sofrido em seu escritório, sendo o agressor um diabo bem clássico, vermelhão e com chifres. Nada que se possa acreditar, sinceramente. A Lorraine Warren, nesse aspecto, era bem mais sutil. Por isso as histórias dela sempre soavam mais "verdadeiras" do que as do marido.

Enfim, é isso. Encarei o livro todo como um mero produto de literatura de entretenimento. Uma mistura de fatos e eventos reais mesclados com muita imaginação e até mesmo pensamento mágico. Definitivamente não é algo para ser levado muito à sério. Talvez por isso também essas histórias tenham dado tão certo nos filmes de terror que foram adaptados para o cinema. É isso mesmo, entretenimento. Diversão... e o casal parecia saber muito bem disso.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Biblioteca
    Demonologistas – Arquivos Sobrenaturais
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Por isso as religiões sempre usaram do terror pra dominar as pessoas e manter fieis na linha. Os lideres religiosos descobriram que as pessoas adoram achar que há o sobrenatural e teme-lo. O estranho é que estamos em 2020 e tudo permanece igual a idade média quando se trata de crendices.

    ResponderExcluir
  3. Exatamente. Por essa razão também se vê em certos religiosos uma certa obsessão em se falar no diabo. Em algumas igrejas evangélicas se cita mais o demônio do que em jesus nos cultos. O medo rendendo dízimo, claro.

    ResponderExcluir