terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Filmes no Cinema - Edição I

A grande estreia dessa semana nos cinemas é a superprodução Rogue One - Uma História Star Wars. Dirigido por Gareth Edwards o filme é mais um blockbuster com o selo Star Wars a ser lançado mundialmente pelos estúdios Disney. Como sabemos o criador da saga George Lucas vendeu há dois anos todos os direitos relativos a Star Wars para a Disney. A partir de então o estúdio tem turbinado a marca com desenhos, gibis e todo os tipos de produtos no mercado. Esse novo filme não tem ligação direta com a saga principal, mas sim inaugura uma espécie de franquia paralela. Ao custo de 150 milhões de dólares é uma aposta alta. A Disney espera que o filme vá faturar algo em torno de 1 bilhão de dólares, algo que não considero impossível. Em termos de crítica a fita vai bem. A grande maioria das críticas são positivas, demonstrando que o filme é realmente bom. O estúdio agradece já que tem planos para lançar novos filmes a cada um ou dois anos. Será uma máquina de fazer dinheiro sem precedentes.

Outro filme que está chegando nas telas é Sully - O Herói do Rio Hudson, filme que inclusive já comentei aqui no blog. Essa produção estrelada por Tom Hanks deveria ter sido lançada há duas semanas. Infelizmente houve aquele trágico acidente com os jogadores da Chapecoense e o estúdio então resolveu adiar o lançamento do filme. Para os executivos seria de mau gosto (e desrespeitoso) lançar um filme sobre um desastre aéreo na mesma semana em que o mundo ficou chocado com a morte de um time inteiro, com mais de setenta vítimas fatais. Assim, com atraso, o filme finalmente será exibido no circuito comercial. É certamente um bom filme, que conta uma história real das mais interessantes. A estrutura do roteiro não é das melhores, mas a fita é eficiente e conta bem seu enredo. Além disso tem a presença de Tom Hanks (que sempre vale o ingresso) e a direção de Clint Eastwood.

Quando um filme como esse novo blockbuster Star Wars chega no mercado os demais estúdios seguram seus grandes filmes para evitar bater de frente com uma concorrência tão pesada. Por essa razão nessa semana teremos poucas outras estreias de peso, e os que chegam nas telas serão filmes mais modestos, mais alternativos, para um público mais cult. É o caso de Neruda, filme que explora a figura do grande poeta Pablo Neruda. Aqui temos uma produção entre Chile, Argentina e Espanha, que conta a história de um inspetor de polícia que começa a perseguir os passos de Neruda por causa das acusações de que ele estaria envolvido com as atividades do Partido Comunista.

Outra opção alternativa é o filme alemão Nas Estradas do Nepal, um filme que procura mostrar o cotidiano de pessoas comuns que vivem no distante reino do Nepal. O enredo, bem bucólico, mostra o dia a dia de dois amigos, de castas diferentes dentro da sociedade, que precisam sobreviver, bem no meio de uma violenta guerra civil. Já Volta à Terra é um documentário português mostrando os desafios de uma pequena comunidade localizada nas montanhas que vê a cada ano o número de habitantes diminuir, pois os mais jovens vão embora da região em busca de emprego e meio de vida nas grandes cidades. É um curioso retrato de um lugar que vai ficando cada vez mais no passado, praticamente sumindo do mapa por falta de habitantes. Uma boa opção para quem estiver em busca de algo mais nostálgico e sentimental.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Muito bom Pablo. Assistirei tudo no meu laptop, sem gente comendo um tambor de pipoca do eu lado, ou falando idiotices no meio da exibição. Isso é ser um velho ranzinza.

    ResponderExcluir
  2. Eu sei bem o que é isso...
    Para resolver em parte esse tipo de problema (pessoas sem educação nas sessões de cinema) eu ando procurando por sessões com menos frequência, em salas com menor procura.

    ResponderExcluir
  3. Comments; James Stewart; Insurreição; Grace Kelly; Tug of War.

    ResponderExcluir