quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Espada Selvagem de Conan

A Espada Selvagem de Conan 1 - "A Espada Selvagem de Conan" foi um marco na história dos quadrinhos  Nos anos 80, por exemplo, suas edições vendiam milhões de cópias ao redor do mundo. Foi um sucesso espetacular. Agora a Marvel tenta ressuscitar a publicação. Só que há várias diferenças marcantes. No passado as revistas eram todas em preto e branco, com pouco ou nenhum luxo. No Brasil elas foram publicadas em sua maioria no velho papel jornal. Foi assim que toda uma legião de leitores se tornaram fãs de Conan e suas aventuras.

Agora na Marvel a situação mudou. Seguindo a tendência de transformar todas as suas publicações seguindo um estilo mais gourmet, Conan surge em cores vibrantes, bom papel de impressão e cuidados que o Conan raiz nunca teve no passado. Digo que essa primeira edição, mostrando Conan lutando contra um grupo de piratas violentos, não me deixou inteiramente satrisfeito. É bom material, sem dúvida, mas não chega ainda ao nível artístico das edições de antigamente. Mesmo assim, se você curte Conan, não deixe de comprar. Vai ser um bom retorno ao passado. / O Culto de Koga Thun Parte 1: O Náufrago / Roteiro: Gerry Duncan / Desenhos: Ron Garney

Conan - Quadrinhos Comentados:

Conan Exodus
Nessa história Conan atravessa uma região inóspita, cercado de animais selvagens. Primeiro ele precisa lidar com um grupo de lobos famintos, depois com um gato selvagem, sedento por seu sangue. Por fim enfrenta um urso negro no meio do rio. O curioso desses quadrinhos é que não há praticamente nenhum diálogo. Nenhuma palavra é dita pelo Conan. Apenas alguns poucos homens, de um povo estrangeiro, cujo idioma Conan não entende, são ditas. E nos balões não existem letras convencionais, mas sim letras antigas, como se fosse de um achado arqueológico remoto. Achei estranho, mas ao mesmo tempo inteligente e bem bolado. Enfim, um Conan bruto, selvagem, sem concessões a nada, nem à linguagem falada. / Conan Exodus 1 (Estados Unidos, 2019) Roteiro: Esad Ribic / Desenhos e arte: Esad Ribic.

Pablo Aluísio.

Um comentário: