terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Os Profetas do Velho Testamento

Hoje em dia, passados séculos e séculos dos dias do Templo de Jerusalém, as pessoas religiosas ainda mantém uma imagem impecável dos profetas do povo judeu, ainda mais se formos levar em conta os que são citados no Velho Testamento. Historiadores e arqueólogos porém discordam dessa visão, digamos, extremamente religiosa e simbólica. Na realidade os profetas do passado escondem aspectos bem deploráveis.

O profeta oficial do Reino era apenas um capacho do Rei de ocasião. Essa é a verdade. Em um tempo em que prevalecia a monarquia mais do que absoluta, em que o Rei hebreu tinha direito de vida e morte sobre todos os seus súditos, o profeta dito oficial era nada menos do que um homem que era pago para dizer basicamente que as decisões do Rei estavam de acordo com a vontade de Deus. Todo monarca, por mais forte que fosse, tinha também medo de uma rebelião popular. Então o profeta aparecia para acalmar o povão, dizendo que Deus estava muito satisfeito com as decisões do Rei! E com isso o povo ficava inibido de agir contra o Rei, por mais tirano e sanguinário que fosse!

O Profeta do Templo era simplesmente um puxa-saco do Rei, ou melhor dizendo, um homem que tinha que carimbar tudo o que Rei fizesse, mesmo que fossem crimes horrendos. Até porque se o Rei perdesse a confiança de seu profeta oficial era muito provável que ele o mandasse para a sala de execução, onde teria sua cabeça cortada. Diante disso o profeta, muitas vezes apavorado, outras vezes bem mau-caráter mesmo, ficava sempre ao lado do monarca. O Rei nunca errava, nunca fazia nada contra Deus. E quem garantia essa aprovação era o Profeta que geralmente terminava sua vida muito rico! O povo que ficasse na miséria total!

Jesus não era esse tipo de profeta, o profeta oficial do templo. Ele estava mais próximo de ser um profeta popular, que os historiadores geralmente denominam de "profeta carismático". Era um homem vindo do povo que não tinha um cargo oficial no Estado. Era muitas vezes considerado uma pessoa que iria prazer problemas, pois sem laços com o monarca geralmente dizia a verdade. João Batista também se enquadrava nesse tipo. Então é isso. Não vá pensar que os profetas dos Velho Testamento eram homens santos, com ligação direta com Deus. Geralmente eels tinham ligações sim, mas com o Rei e seus tesouros, que ele lutava para ficar com uma parte! O profeta era um funcionário público de elite, funcionava em um tipo de subordinação pessoal com a vontade do soberano.

Pablo Aluísio.

Um comentário: