terça-feira, 9 de outubro de 2018

Agora Estamos Sozinhos

Praticamente toda a humanidade desapareceu. Isso é uma premissa que o roteiro do filme vai impor logo nos primeiros minutos. Nada será explicado, por isso aceite esse fato como parte da história. Apenas um homem caminha nas ruas de uma pequena cidadezinhas perdida. Ele é interpretado pelo pequeno grande ator Peter Dinklage. Para não enlouquecer naquela solidão absoluta ele cria para si uma rotina. Continua organizando os livros da biblioteca (onde ele trabalhava antes do "apocalipse") e quando é possível entra nas casas, agora vazias, para fazer uma "limpeza", jogando todo o lixo fora e enterrando os corpos que por acaso encontra.

Sua rotina muda quando uma jovem aparece na cidade. Ela é encontrada inconsciente na direção de um carro que bateu violentamente em um poste, na madrugada anterior. Pelo visto ele não é o último sobrevivente sob a face da Terra. A garota é bonita, mais extrovertida do que ele (que é um sujeito monossilábico e com cara de poucos amigos) e vai ganhando sua confiança com o passar do tempo. Só que ela também guarda um segredo que ele nem desconfia. Do que ela estaria fugindo? Haveria outros sobreviventes ao suposto fim da humanidade?

Esse é um filme complicado, nem todos vão gostar. Quase sem nenhuma trilha sonora durante todo o desenrolar da história ele tem vários momentos onde basicamente nada acontece. Os diálogos são poucos, pontuais. Elle Fanning continua sendo uma graça de pessoa, mas sua personagem nunca se desenvolve bem. E para piorar tudo, embora talentoso, Peter Dinklage não consegue se sobressair por culpa de seu antipático papel. Barbudo, sempre com cara fechada, ele não cativa ninguém. Chega a ser até mesmo um pouco assustador. Em suma, não espere nem por algo convencional e nem por algo muito movimentado. O filme é, como algumas pessoas gostam de dizer, bem "paradão". O roteiro também deixa inúmeras perguntas sem respostas. Praticamente nada do que acontece é explicado devidamente. Assim a sensação final é que acabamos mesmo sendo enrolados, indo parar em lugar nenhum.

Agora Estamos Sozinhos (I Think We're Alone Now, Estados Unidos, 2018) Direção: Reed Morano / Roteiro: Mike Makowsky / Elenco: Peter Dinklage, Elle Fanning, Paul Giamatti, Charlotte Gainsbourg / Sinopse: Sozinho em sua cidade após um misterioso evento que matou todos os moradores, o pequeno Del (Peter Dinklage) tenta manter a sanidade, até o dia em que uma jovem aparece por lá. Grace (Fanning) vem para mudar sua vida para todo o sempre.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Agora Estamos Sozinhos
    I Think We're Alone Now
    Nota: 6.5

    ResponderExcluir
  2. Paul Giamatti, Charlotte Gainsbourg: esses dois são muito bons atores, mas, realmente, filme paradão já chega os filmes franceses que são chatos de proposito.

    Obs.: Pablo, deixei uma pergunta pra você no "The Alienist 1.03 - Silver Smile".

    ResponderExcluir
  3. Tirando Peter Dinklage e Elle Fanning, todo o restante do elenco não tem muito o que fazer em cena. Puro desperdício de bons nomes em papéis sem importância. O filme é lento, silencioso, de fotografia escura... com tantas ingredientes assim vai acabar dando sono em muita gente...

    ResponderExcluir