Jerry Lee Lewis - Jerry Lee Lewis (1958)Já que estamos falando nos últimos dias dos primeiros álbuns dos grandes pioneiros do rock vamos agora tratar desse “Jerry Lee Lewis” (1958). Aqui temos realmente uma raridade em mãos. O disco não foi lançado no Brasil na época, o que é bastante fácil de entender, uma vez que o álbum original era da Sun Records que não tinha nenhum representante em nosso país. Com todo o respeito ao enorme legado de Sam Phillips a verdade era que a Sun era realmente uma gravadora ao estilo “fundo de quintal”. É de se admirar inclusive que tenha bancado um álbum desses pois a especialidade da Sun era mesmo os singles, pequenos compactos com apenas duas músicas, que geralmente nem capa possuíam (pois isso era caro para a estrutura da empresa). Jerry Lee Lewis era o sonho de Sam em transformar seu selo em algo realmente grande, importante, pena que tudo tenha dado errado. Como a Sun era muito modesta a distribuição era precária e muitos exemplares do primeiro álbum de Lewis mal saíram do sul para o resto do país. No norte dos Estados Unidos, por exemplo, era quase impossível encontrar o álbum nas lojas. Mesmo em Nova Iorque havia poucas cópias à venda. Se era ruim de achar lá imagine no resto do mundo...
Curiosamente seu repertório também ignorava os maiores sucessos do artista no selo, o que não ajudou em nada em suas vendas. Apenas "High School Confidential" está presente. O disco abre com uma versão de "Don't Be Cruel" de Elvis Presley. Dizem inclusive que Elvis cedeu a faixa praticamente de graça para Sam Phillips, até porque o produtor não teria mesmo como pagar os direitos autorais de uma canção milionária como essa. Foi uma forma encontrada por Elvis em ser grato ao seu “descobridor”. Isso desmente também a velha lenda de que Elvis não gostava de Lewis e tinha medo dele ocupar seu lugar nas paradas. Outro artista da Sun que deu uma “mãozinha” para Jerry Lee Lewis em sua estréia foi Carl Perkins que cedeu sua canção “Matchbox” para o colega de gravadora. Entre os bons momentos desse álbum é interessante citar inicialmente a faixa “Crazy Arms” que considero uma das melhores versões da música já gravadas. Mostra muito bem o talento de Lewis na Country Music (gênero ao qual se dedicaria mais futuramente, com ótimos resultados). No mais vale ainda citar o clássico "When The Saints Go Marching In", uma óbvia tentativa de Sam Phillips em mostrar o ecletismo de Lewis e a sentimental e nostálgica "Jambalaya (On The Bayou)" que ganhou até versão em nosso país, virando grande sucesso nas rádios cariocas. No conjunto é um álbum gostoso de ouvir, bem gravado, com bom repertório. A lamentar apenas seu pouco impacto nas paradas uma vez que a Sun realmente não tinha boa estrutura para isso. De qualquer modo é certamente um disco histórico, trazendo um dos nomes mais influentes da primeira geração do rock americano, sem retoques, quase cru, mostrando todo o seu talento de “matador”. Jerry Lee Lewis é realmente um grande nome que infelizmente foi muito subestimado em sua vida. Não deixe de ouvir para entender bem esse ponto de vista.
Jerry Lee Lewis - Jerry Lee Lewis (1958)
Don't Be Cruel / Goodnight Irene / Put Me Down / It All Depends (On Who Will Buy The Wine) / Ubangi Stomp / Crazy Arms / Jambalaya (On The Bayou) / Fools Like Me / High School Confidential / When The Saints Go Marching In / Matchbox / It’ll Be Me.
Jerry Lee Lewis - Great Balls of FireFoi o maior sucesso da carreira de Jerry Lee Lewis. Chegou ao primeiro lugar da Billboard e consagrou o jovem cantor e pianista. Para muitos Lewis seria naquele momento o sucessor natural de Elvis Presley nas paradas, já que Presley estava deixando sua carreira de lado para ir servir o exército americano na Alemanha. Embora tenham tido trajetórias parecidas - Lewis despontou na mesma Sun Records que descobriu Elvis - a verdade era que ambos eram bem diferentes entre si. O maior problema de Lewis era sua impulsividade, suas decisões tomadas sem medir as consequências. No palco Lewis gostava de colocar fogo em seu piano e isso fazia parte do jogo mas na vida pessoal ele também tocou fogo em sua imagem. Casou-se com uma prima adolescente muito jovem - que para piorar parecia uma garotinha - e quando foi para a Inglaterra fazer sua turnê entrou em atrito com a imprensa britânica. Depois disso e da revelação que estava casado com uma menininha sua carreira foi ladeira abaixo.
O pico de sucesso de Jerry Lee Lewis foi muito breve. Praticamente durou apenas três singles! O primeiro com "Crazy Arms / Whole Lotta Shakin' Goin' On", seu primeiro compacto, vendeu muito bem, se destacando nas paradas. Então logo após veio esse "Great Balls of Fire" com "You Win Again" no lado B. Foi seu auge. O terceiro e último sucesso de Jerry foi a ótima Breathless" (com "Down the Line" no lado B) que chegou na sétima posição. Quando "High School Confidential" chegou nas lojas ele já estava sentindo os efeitos da maré baixa. Ninguém tira os méritos de Jerry Lee Lewis como cantor e intérprete, ele de fato foi grande mas não soube administrar os aspectos mais importantes de sua carreira. De uma forma ou outra conseguiu à duras penas sobreviver no meio country nos duros anos que viriam pela frente. Foi um sobrevivente realmente. Já em termos de "Great Balls of Fire" não há muito o que dizer pois é realmente um dos melhores rocks de todos os tempos. Gravação perfeita em ótima melodia. Na verdade foi a música que definiu toda a sua história e aquela pela qual será lembrado no futuro.
Jerry Lee Lewis - The Country CollectionQuem gosta de Jerry Lee Lewis sabe como pode ser frustrante encontrar bom material do artista aqui no Brasil. A imensa maioria dos títulos são não oficiais lançados por selos fundo de quintal, sem procedência nem nada, na maioria das vezes com as mesmíssimas músicas. Não conseguem sair das obvias "Great Balls Of Fire" e "Whole Lotta Shakin Goin' On". A verdade é que a discografia de Jerry Lee Lewis é uma grande bagunça. Como ele sempre foi um músico muito instável seus direitos autorais foram passando de mãos em mãos por todos esses anos sem muito controle e organização. No meio desse caos um ou outro título valem a pena. Um deles é justamente esse "The Country Collection". Fugindo das obviedades o título chama atenção pela boa sonoridade (recuperaram as matrizes) e pelo repertório agradável.
Como não poderia deixar de ser o CD é mais recomendado para o público que gosta de country de raiz. Não há sinais do Jerry Lee Lewis roqueiro aqui. O piano continua endiabrado mas o sentimento é de caipirice (o que não deixa de ser ótimo). Várias das faixas são essenciais mas destaco 3 delas. "Green Green Grass Of Home" surge em belíssima interpretação, muito emocional e evocativa. Seu arranjo lembra em termos o arranjo que Elvis mostra no disco "Elvis Today" mas aqui ela aparece mais simples, sem tanta produção. O que vale no final é o sentimento - e isso não falta à faixa. "I'm So Lonesome I Coul Cry", o grande clássico de Hank Williams, é outra canção forte presente na seleção. Esse tipo de música tem que ser cantada com o fundo da alma. Lewis sabe bem disso e esbanja talento. Por fim "Louisiana Man" é o tipo de country alegre, divertido que acrescenta muito a qualquer título. Enfim, não sou muito de gostar de coletâneas e nem as recomendo mas nesse caso abrirei uma exceção. Como a discografia do The Killer é uma bagunça divertida indico esse álbum para quem estiver a fim de ouvir algo diferente do artista. Para quem pensa que ele é apenas o roqueiro meio maluco será uma surpresa e tanto!
Jerry Lee Lewis - The Country Collection / 1. Heartaches By The Number 2. Green Green Grass Of Home 3. Help Me Make It Through The Night 4. Detroit City 5. King Of The Road 6. I'm So Lonesome I Coul Cry 7. Break My Mind 8. Sweet Dreams 9. Reuben James 10. Another Place Another Time 11. Before The Next Teardrop Falls 12. Pick Me Up On Your Way Home 13. What's Made Milwaukee Famous 14. Louisiana Man 15. Middle Age Crazy 16. I'm A Lonesome Fugitive 17. She Even Woke Me Up To Say Goodbye 18. Today I Started Loving You Again 19. I Forgot More Than You'll Ever Know 20. There Stands The Glass
Pablo Aluísio.