Esse filme é considerado um dos grandes clássicos de Ficção dos anos 50. O enredo foi baseado em um conto escrito por Jack Finney para a revista de literatura fantástica "Collier's magazine serial". Imaginem uma invasão bem sutil de uma raça de aliens que ao invés de enfrentar os seres humanos em uma grande guerra de mundos estaria aos poucos substituindo todos os humanos por cópias de si mesmos. As estranhas criaturas seriam uma simbiose entre o mundo animal e vegetal e estariam determinadas a conquistar o planeta, se livrando da humanidade que para eles seria completamente descartável por serem seres emocionais e propensos a atos de violência irracional.
O roteiro assim joga com o suspense da situação, sem nunca apelar para os efeitos especiais ou monstros, como era de praxe na época. O curioso dessa produção é que ela joga mais com o lado intelectual da situação do que com qualquer outra coisa. Há certamente cenas de ação e tudo mais (como quando os protagonistas fogem colina acima, perseguidos por uma multidão de abduzidos), mas nada disso é o foco principal da fita. Na verdade o criador do conto original fez uma analogia em cima do clima de paranoia em que vivia a sociedade americana. Havia um temor que o comunismo invadisse e destruísse os valores americanos. Isso fica bem claro quando o médico é informado por um dos seres que o objetivo dos aliens seria a construção de uma sociedade sem individualidade, onde todos seriam iguais, subordinados, sem diferenças entre si (e sem emoções também!).
Ora, basta entender o contexto histórico do lançamento de "Invasion of the Body Snatchers" para entender bem onde o argumento queria chegar. Claro que passados tantos anos a ideia já não soa tão original como nos anos 50, afinal de contas o filme foi extremamente imitado por décadas! Mesmo assim não há como negar que é realmente um marco na história do universo Sci-Fi americano. Depois de filmes como esse não haveria mais limites para a imaginação dos roteiristas. Sob esse ponto de vista "Vampiros de Almas" realmente fez escola e pode ser considerado uma das ficções mais influentes da história do cinema americano. Pequena obra prima.
Vampiros de Almas (Invasion of the Body Snatchers, Estados Unidos, 1956) Estúdio: Allied Artists Pictures / Direção: Don Siegel / Roteiro: Daniel Mainwaring, Jack Finney / Elenco: Kevin McCarthy, Dana Wynter, Larry Gates / Sinopse: Numa pequena cidade da Califórnia um pesquisador começa a investigar um estranho fenômeno envolvendo diversas pessoas. Para alguns eles não seriam mais as mesmas pessoas, embora tivessem a mesma aparência de antes.
Pablo Aluísio.
Cinema Clássico
ResponderExcluirVampiros de Almas
Pablo Aluísio.
Gerou até uma super gozação em um filme em que o Steve Martin é um diretor de filmes B e ele faz o filme "Chuva Gordinha". Gordinha poruqe tem ETs dentro das gotas. Sacou a referencia? kkkkkkkk
ResponderExcluirSerge Renine.
Eu nem lembrava disso. Aliás teria que rever o filme para relembrar completamente. O tempo cobra seu preço.
ResponderExcluirVirou CULT porque é um filme mais sofisticado. Porém vou dizer uma verdade aqui: esse filme é irmão de todos os SCI FI dos anos 50, com aqueles insetos atômicos gigantes e etc.
ResponderExcluirGuerra fria, invasão aliens. Tudo a ver dentro do cinema da época. Puro Sci-fi americano. Uma coisa quase sempre estava ligada a outra. quando não era aliens, eram monstros. Incluindo os famosos (e hoje divertidos) insetos atômicos gignatescos, destruindo as cidades de papelão. Pura nostalgia.
ResponderExcluir