
Isso não adiantou muito. Assim que o filme foi lançado Brando logo foi acusado de incentivador da delinquência juvenil, de servir de mal exemplo para os jovens americanos. Em sua autobiografia o ator dedicou alguns capítulos ao filme. Na realidade ele nem mesmo achou o filme grande coisa, o considerou curto demais, violento e sem muito propósito, mas se confessava totalmente surpreso com toda a repercussão que "O Selvagem" alcançou dentro da cultura pop nos anos seguintes. O fato é que sua imagem de "motoqueiro de jaqueta negra" invadiu o inconsciente coletivo e ainda hoje é marca registrada de qualquer jovem "rebelde" que se preze. Até mesmo o jovem aspirante a ator, James Dean, apareceu na frente de Brando completamente vestido de seu personagem nesse filme. Marlon obviamente ficou espantado pois compreendeu que Dean realmente associava o personagem do motoqueiro com o próprio estilo de vida dele, o que era uma grande bobagem pois Marlon nunca fez parte de gangue nenhuma durante toda a sua vida. Dean queria encontrar uma forma de identificação com seu maior ídolo e por isso se vestiu de Johnny, o motoqueiro, ao se encontrar com Marlon. Brando não gostou muito e o dispensou discretamente. Ao longo dos anos Brando se veria perseguido por essa imagem, jamais conseguindo se livrar dela. Ele deveria ter entendido que algumas imagens ganham vida própria e sobrevivem a tudo, até mesmo ao tempo. Brando em sua moto aterrorizando uma cidadezinha qualquer perdida dos EUA é uma dessas imagens que ficaram cravadas para sempre na mente dos cinéfilos. "O Selvagem" é realmente um filme apenas mediano mas como produto pop jamais poderá ser subestimado. É um marco absoluto dos chamados "anos dourados". Simplesmente definitivo.
O Selvagem (The Wild One, Estados Unidos, 1953) Direção. Laslo Benedek / Roteiro: John Paxton, Frank Rooney / Elenco: Marlon Brando, Mary Murphy, Robert Keith / Sinopse: Johnny (Marlon Brando) chega numa pacata cidadezinha com sua gangue de motoqueiros de couro preto. Na localidade conhece a linda Kathie (Mary Murphy) com quem simpatiza ao mesmo tempo em que tem que lidar com um grupo rival de rebeldes motorizados.
Pablo Aluísio.
Pablo:
ResponderExcluirEm Mad Max há um grupo de motoqueiros, ainda mais assustadora, que faz a mesma coisa que o grupo do Brando e que, certamente, bebeu nesta fonte inesgotável que tanto o desgostava.
Bem lembrado Serge.
ResponderExcluirTambém não vamos esquecer que a gangue de motoqueiros no filme se chamava Beetles - e foi nesse nome que John Lennon se inspirou para criar Beatles, pois ele como todo jovem da época era fã de O Selvagem.
Abraços,
Pablo Aluísio.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu não sabia que o nome dos Beatles era por esse motivo (Beetles); eu achava que o nome Beatles havia sido inspirado no nome da geração Beatnik, da qual aquela fotografa, namorada do Stu Stutclif, fazia parte e na época impressionou muito John Lennon.
ResponderExcluirNo Anthology dos Beatles cenas de O Selvagem são mostradas e Paul em entrevistas disse que a idéia do nome da banda nasceu desse filme mesmo - só que eles usaram o trocadilho de Beat (batida) com Beetles (besouros), algo parecido havia sido feito em Buddy Holly and the Crickets.
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Legal Pablo. Obrigado por sempre responder.
ResponderExcluirNão precisa agradecer, estamos sempre à disposição.
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Avaliação:
ResponderExcluirDireção: ★★★
Elenco: ★★★
Produção: ★★★
Roteiro: ★★★
Cotação Geral: ★★★
Nota Geral: 7.9
Cotações:
★★★★★ Excelente
★★★★ Muito Bom
★★★ Bom
★★ Regular
★ Ruim