Terminei de assistir a série "Mestres do Ar". Em termos gerais a história dessa série acompanha um esquadrão da força aérea dos Estados Unidos que participou dos ataques contra as cidades da Alemanha durante a II Guerra Mundial. Uma esquadrilha de bombardeiros B17 faz as honras da série, tudo baseado em fatos reais. Inclusive os personagens foram baseados em pilotos que realmente lutaram naquela guerra. O enredo não foca em apenas um personagem, mas tem um protagonista central interpretado pelo ator Austin Butler, que interpretou Elvis Presley em recente cinebiografia de sucesso do cantor. Ele está muito bem no papel, mas seu personagem é dado como morto lá pelo meio da série, o que me deixou um tanto surpreso. Felizmente é apenas uma eventualidade. Não vou aqui contar as surpresas da série, mas fique atento que tem mais história envolvendo ele lá pra frente.
Por falar nisso, tenho que dizer uma verdade por aqui. Embora seja uma série extremamente bem produzida, assinada por ninguém menos do que Steven Spielberg e Tom Hanks, o fato é que há sim uma certa irregularidade entre seus episódios. Alguns são excelentes, outros meramente medianos e alguns realmente deixam muito a desejar. A maior decepção veio no episódio do Dia D que pensei que seria grandioso. Nada disso. A invasão da Normandia, tão importante na história real, é meio que citada de lado, meio por acaso. Achei um grande absurdo. Parece que Spielberg fez isso de propósito por causa do filme "O Resgate do Soldado Ryan", como se não quisesse mais voltar para aquelas cenas, naquelas praias violentas da Normandia. Tudo bem, é uma forma de pensar, mas o gosto de decepção ficou no ar.
De qualquer forma não se engane. "Mestres do Ar" é certamente uma das melhores coisas para se assistir no momento na rede de streaming, principalmente para quem aprecia filmes antigos, clássicos de guerra, um tipo de filme que andava mesmo fora de moda. Seu jeitão vintage aliás é seu grande mérito. Uma série nova, mas com aquele espírito antigo, daqueles que lutaram aquela que me parece ter sido a última guerra justa lutada em nossa história. Não deixe de conferir.
Mestres do Ar (Masters of the Air, Estados Unidos, 2024) Direção: Cary Joji Fukunaga, Anna Boden, Ryan Fleck / Roteiro: Donald L. Miller, Morwenna Banks / Elenco: Austin Butler, Callum Turner, Anthony Boyle / Sinopse: A série traz a reconstituição histórica da luta pelo espaço aérea durante a Segunda Guerra Mundial. Um grupo de pilotos dos Estados Unidos, com base na Inglaterra, parte para perigosas missões pelos céus da Alemanha Nazista. O objetivo era destruir as cidades e a infraestrutura do assim chamado III Reich alemão.
Pablo Aluísio.