Título Original: Predestinado
Ano de Lançamento: 2022
País: Brasil
Estúdio: Imagem Filmes
Direção: Gustavo Fernández
Roteiro: Jaqueline Vargas
Elenco: Danton Mello, Juliana Paes, Alexandre Borges, Marcos Caruso, Marco Ricca, James Faulkner
Sinopse:
No interior de Minas Gerais um homem simples chamado Zé Arigó começa a fazer cirurgias de todos os tipos de doenças em pessoas pobres. Ele dizia receber o espírito de um médico alemão morto na Primeira Guerra Mundial chamado Dr. Fritz. Suas atividades acabaram caindo na mira da justiça brasileira por serem completamente fora das previsões legais.
Comentários:
Outro filme nacional sobre um famoso nome do espiritismo. Pois é, filmes espíritas estão se tornando um filão do cinema brasileiro. Nada contra, cada pessoa que siga a religião que mais lhe convier. Entretanto não há como negar que esse Zé Arigó, que dizia receber o espírito da alma de um médico alemão chamado Dr. Fritz, era uma figura no mínimo controversa. Ele fazia "cirurgias" nas pessoas com facas e garfos enferrujados! Cortava as pessoas... acabou sendo preso por charlatanismo, curandeirismo e exercício ilegal da medicina. E eu concordo com esse tipo de decisão judicial. O que esse sujeito fazia não tinha o menor cabimento. Liberdade religiosa também tem limites. Não pode sair "operando" todo mundo, cortando olhos e órgãos assim sem nenhum critério. O pior de filmes assim, doutrinários de uma determinada religião, é que eles colocam na tela como se tudo fosse fato consumado, que sim havia Dr. Fritz e tudo mais. Quando toma esse tipo de posição eu já não gosto. Por essa razão não recomendaria esse filme. O roteiro tinha que ser mais imparcial.
Pablo Aluísio.
Cinema Nacional
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTanto esse Zé Arigó, quanto o Chico Xavier, eram apenas vigaristas iludindo ignorantes. Me admira múito que gente supostamente esclarecida alimente a lenda desses criminosos. Do cinema brasileiro eu nao espero nada, e de onde menos se espera, é de lá que não sai nada mesmo.
ResponderExcluirEssas figuras do espiritismo nunca me convenceram. Eu me lembro desse Zé Arigó pois reportagens sobre ele passavam no Fantástico. Sempre achei bizarro demais. E o Xavier, igualmente nunca me convenceu em nada. Com a internet vi pessoas que trabalharam com ele afirmando que era tudo fraude. Quem ainda hoje acredita só o faz por fé cega mesmo... Lamento dizer.
ResponderExcluir