sexta-feira, 21 de junho de 2024

Predestinado

Título no Brasil: Predestinado
Título Original: Predestinado
Ano de Lançamento: 2022
País: Brasil 
Estúdio: Imagem Filmes
Direção: Gustavo Fernández
Roteiro: Jaqueline Vargas
Elenco: Danton Mello, Juliana Paes, Alexandre Borges, Marcos Caruso, Marco Ricca, James Faulkner

Sinopse:
No interior de Minas Gerais um homem simples chamado Zé Arigó começa a fazer cirurgias de todos os tipos de doenças em pessoas pobres. Ele dizia receber o espírito de um médico alemão morto na Primeira Guerra Mundial chamado Dr. Fritz. Suas atividades acabaram caindo na mira da justiça brasileira por serem completamente fora das previsões legais. 

Comentários:
Outro filme nacional sobre um famoso nome do espiritismo. Pois é, filmes espíritas estão se tornando um filão do cinema brasileiro. Nada contra, cada pessoa que siga a religião que mais lhe convier. Entretanto não há como negar que esse Zé Arigó, que dizia receber o espírito da alma de um médico alemão chamado Dr. Fritz, era uma figura no mínimo controversa. Ele fazia "cirurgias" nas pessoas com facas e garfos enferrujados! Cortava as pessoas... acabou sendo preso por charlatanismo, curandeirismo e exercício ilegal da medicina. E eu concordo com esse tipo de decisão judicial. O que esse sujeito fazia não tinha o menor cabimento. Liberdade religiosa também tem limites. Não pode sair "operando" todo mundo, cortando olhos e órgãos assim sem nenhum critério. O pior de filmes assim, doutrinários de uma determinada religião, é que eles colocam na tela como se tudo fosse fato consumado, que sim havia Dr. Fritz e tudo mais. Quando toma esse tipo de posição eu já não gosto. Por essa razão não recomendaria esse filme. O roteiro tinha que ser mais imparcial. 

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Tanto esse Zé Arigó, quanto o Chico Xavier, eram apenas vigaristas iludindo ignorantes. Me admira múito que gente supostamente esclarecida alimente a lenda desses criminosos. Do cinema brasileiro eu nao espero nada, e de onde menos se espera, é de lá que não sai nada mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Essas figuras do espiritismo nunca me convenceram. Eu me lembro desse Zé Arigó pois reportagens sobre ele passavam no Fantástico. Sempre achei bizarro demais. E o Xavier, igualmente nunca me convenceu em nada. Com a internet vi pessoas que trabalharam com ele afirmando que era tudo fraude. Quem ainda hoje acredita só o faz por fé cega mesmo... Lamento dizer.

    ResponderExcluir