terça-feira, 25 de junho de 2024

Blueback: Uma Amizade Profunda

Título no Brasil: Blueback: Uma Amizade Profunda 
Título Original: Blueback
Ano de Lançamento: 2022
País: Austrália
Estúdio: Arenamedia
Direção: Robert Connolly
Roteiro: Robert Connolly, Tim Winton
Elenco: Mia Wasikowska, Ariel Donoghue, Elizabeth Alexander

Sinopse:
Abby (Mia Wasikowska) foi criada mergulhando na bela costa da Austrália. Sua mãe, uma ecologista militante, acaba desenvolvendo demência na velhice. Com isso Abby retorna para a mesma região, agora já adulta, para ajudar sua mãe e também tentar impedir que a fauna marinha local seja devastada por interesses da indústria pesqueira local. 

Comentários:
Ao longo da minha vida eu já assisti todo tipo de filme sobre pets. Aliás filmes sobre a amizade entre cães e homens formam um filão especialmente produtivo no cinema. Só que um filme sobre a amizade entre uma garota e um peixe, eu nunca tinha visto antes! Nunca havia assistido nada parecido. Até porque peixes são animais que não demonstram qualquer tipo de laço emocional com os seres humanos. E a despeito de tudo isso, esse roteiro funciona. O drama em torno do relacionamento, nem sempre pacífico, entra mãe e filha é o que move de verdade o interesse nessa narrativa. E some-se a isso as belas cenas aquáticas, de mergulho, entre os belos corais australianos. É o que eu gosto de classificar como um filme agradável, bonito de se assistir. Não apenas pela beleza natural onde ele foi filmado, na costa australiana, mas também pela boa história que conta, em duas linhas narrativas paralelas, uma no passado e outra no presente. E a atriz Mia Wasikowska justifica qualquer filme. Além de ser uma bela mulher, é uma atriz muito talentosa. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. "Até porque peixes são animais que não demonstram qualquer tipo de laço emocional com os seres humanos"
    Uma vez comprei um peixe beta para a minha filha. Ele ficou muito feliz e não saia de perto do aquário. Em dois dias o danado morreu. Corri, comprei outro igual e quando minha filha acordou, la estava o beta vivinho da silva. Fiz isso mais de uma vez durante dois anos.
    Ser pai é ressuscitar peixe.

    ResponderExcluir
  2. Um pai bondoso faz tudo mesmo... Até poupar a filha da morte de um peixinho. Muito bem Serge, vejo que você foi mesmo um ótimo pai para suas filhas.

    ResponderExcluir