domingo, 2 de junho de 2024

Os Flintstones

Título no Brasil: Os Flintstones
Título Original: The Flintstones
Ano de Lançamento: 1960
País: Estados Unidos
Estúdio: Hanna - Barbera
Direção: Joseph Barbera, William Hanna
Roteiro: Joseph Barbera, William Hanna
Elenco: Alan Reed, Mel Blanc, Jean Vander Pyl

Sinopse:
Na idade da Pedra, dois amigos operários, Fred Flintstone e o "nanico" Barney Rubble vão vivendo suas vidas ao lado de suas respectivas esposas, Velma e Betty e seus filhos Pedrita e Bam-Bam. E as coisas só melhoram quando eles se envolvem nas maiores confusões da idade da pedra lascada! 

Comentários:
Esse desenho animado foi o maior sucesso da história dos estúdios Hanna-Barbera. A primeira vez que foi exibido na TV norte-americana foi em 1960 e desde então jamais saiu da programação infantil. Um sucesso absoluto. Curiosamente foi criado por William Hanna após assistir a um documentário sério sobre a pré-história. Então ele pensou em uma maneira de contar aquela mesma história, mas com muito humor e diversão, em animação. Ao lado de seu amigo Joseph Barbera começou a criar todos os personagens. Hoje em dia o desenho traz um aspecto mais do que curioso, porque apesar dos personagens viverem na idade da pedra eles na realidade vivem mesmo nos anos 1960, com seus eletrodomésticos e carros, tudo adaptado com muito bom humor. Enfim, a primeira leva de desenhos tinha a ambição de produzir 20 episódios no máximo, mas o resultado foi tão bom, o público adorou tanto que eles viraram 140 episódios! Um sucesso realmente espetacular! 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pablo:
    Na verdade Os Flintstones é uma sitcom da classe media americana, com o detalhe dessa família viver na idade da pedra, e num paradoxo científico dessa família conviver com dinossauros, uma licença poética aceitável por se tratar de um comedia sem compromisso com precisão científica. Muito engraçado.

    ResponderExcluir
  2. Certamente Serge. A típica família norte-americana dos anos 60 retratada com muito bom humor. Talvez por essa razão tenha feito tanto sucesso.

    E por falar em bom humor outro dia vi um grupo de pastores evangélicos defendendo com unhas e dentes a "teoria" de que havia dinossauros dentro da Arca de Nóe! Seria cômico se não fosse completamente trágico! Um retrato da ignorância profunda desse tipo de gente!

    ResponderExcluir