sexta-feira, 7 de junho de 2024

Força Policial

Título no Brasil: Força Policial
Título Original: Power: What do the police do?
Ano de Lançamento: 2024
País: Estados Unidos
Estúdio: Netflix
Direção: Yance Ford
Roteiro: Yance Ford, Ian Olds
Elenco: Charlie Adams, Nikhil Pal Singh, Julian Go

Sinopse:
Documentário que mostra as origens e o desenvolvimento da polícia, tal como a conhecemos hoje em dia. Inicialmente criada para defender interesses de grandes fazendeiros na época da escravidão, a polícia ganhou o mundo urbano, se tornando um instrumento de segurança pública. E atualmente se discute sobre sua real posição dentro de uma sociedade moderna e democrática. 

Comentários:
Como surgiu a polícia? Para que serve mesmo a força policial? Essas e outras perguntas são levantadas nesse documentário muito interessante que pode ser assistido na Netflix. Por exemplo, ficamos sabendo que a polícia nasceu em um momento histórico bem definido, quando escravocratas contratavam homens armados para recapturar escravos fugitivos. Após alguns séculos a ideia se mostrou ainda mais relevante, mas no meio urbano. A polícia então passa a ser uma instituição de Estado, com policiais não mais servindo a homens poderosos e seus interesses privados, teoricamente servindo apenas como arma contra a criminalidade, exercendo uma função estatal. Pelo menos na teoria. Hoje em dia a questão das policiais militarizadas está na ordem do dia. Não são poucos os que defendem sua modificação, transformação e até mesmo sua extinção em meios mais radicais. Pena que por ser um documentário feito nos EUA a questão das milícias não seja analisada. Até porque essa questão do policial se tornar um miliciano é um problema bem brasileiro. De qualquer forma deixo a dica. Como dizia a letra do rock, "Quem precisa de polícia?"

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Mas ainda é assim Pablo. Na realidade, a policia existe pra defender a posse dos ricos. O.pobre é policiado. Claro que tudo isso de uma forma bem dissimulada e "democrática"..

    ResponderExcluir
  3. Por isso escrevi "pelo menos em teoria". A polícia só dá tapa na cara de pobre. Na frente de ricos eles ficam pianinho... rsrs

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ah Pablo, outra coisa.
    Nos Estados Unidos as milicias sao até incentivadas em.algus recantos como instrumento de defesa civil e eram a garantia armada da federação no passado em caso de invasão estrangeira. É obvio que lá não é a bandidagem que se inventou no Brasil e se denominou milícia, mas isso eu sei que você sabe de cor e salteado.

    ResponderExcluir
  6. Exatamente Serge. Nos EUA o termo milícia designa algo diferente. No Brasil ê crime organizado.

    ResponderExcluir