quinta-feira, 7 de julho de 2022

Bullitt

Bullitt (Steve McQueen) é um policial de San Francisco que não trabalha necessariamente seguindo as regras do departamento de polícia da cidade. Quando ele entende que é necessário agir fora da linha, ele nem pensa duas vezes e vai em frente, muitas vezes fazendo justiça pelas próprias mãos, o que o faz sempre ficar na berlinda, respondendo a algum processo disciplinar ou então ficar em vias de ser expulso da corporação. E então ele é designado para proteger uma importante testemunha em uma rede de conspirações envolvendo até mesmo figurões do senado. Muitos querem essa testemunha morta. Bullit vai precisar protegê-la de todas as formas. E ele vai enfrentar criminosos fortemente armados e perigosos, verdadeiros profissionais do mundo do crime, nessa nova missão.

O filme se notabilizou por diversos fatores, entre eles a boa cena de perseguição pelas ruas de San Francisco que de tanto ser imitada hoje em dia vai parecer clichê para os cinéfilos. Outros ainda apontam para o fato de que esse foi sem dúvida um dos primeiros filmes policiais que abraçaram um realismo mais cru, mais visceral. O próprio Bullitt passa longe de ser um policial perfeitinho como era comum no cinema da época. Enfim, um filme importante dentro da história do cinema e uma pequena obra-prima do gênero.

Bullitt (Bullitt, Estados Unidos, 1968) Direção: Peter Yates / Roteiro: Alan Trustman / Elenco: Steve McQueen, Jacqueline Bisset, Robert Vaughn / Sinopse: Policial linha dura de San Francisco precisa proteger a testemunha de um importante caso envolvendo organizações criminosas e figurões do senado americano.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. A curiosidade é que apesar da crença geral, não foi o Steve McQueen que dirigiu o carro nas perseguições, mas um dublê, que era seu amigo e que também o dublou em outra cena antológica, aquela no filme "Fugindo do Inferno" em que ele salta de moto sobre a cerca de arame farpado. Dizem que quando o Mcqueen chegou no set de Bullitt e já tinham filmado a famosa cena duas horas antes, ele disse o seguinte ao dublê: "você me "roubou" outra grande cena que eu gostaria de ter feito".
    O ator que quer ser o personagem.

    ResponderExcluir
  2. Essa lenda de que ele teria dirigido os carros nas ruas de San Francisco durou muitos anos, eu me recordo de ler exatamente isso em revistas de cinema nos anos 80, só pra você ter uma ideia de como essa coisa foi longe...

    ResponderExcluir
  3. O Steve McQueen com seu jeito cool/macho, torna o Bullitt um exemplo de coragem e determinação. Ator insubstituível até hoje, e acho que pra sempre.

    ResponderExcluir