quinta-feira, 21 de julho de 2022

Os Pássaros

Um dos filmes mais lembrados do mestre do suspense Alfred Hitchcock também tem uma das origens mais curiosas. Isso porque apesar de seu enredo parecer pura ficção, mostrando uma pequena vila na costa sendo atacada misteriosamente por pássaros enfurecidos, tudo foi na verdade baseado em fatos reais. Aconteceu de verdade! Segundo historiadores os ataques do pássaros aconteceram por volta de 1890, na costa oeste dos Estados Unidos. Até hoje não se sabe o que levou aquelas aves a atacarem os moradores locais. Teria sido uma doença? Algum tipo de desequilíbrio ambiental? Não há mais como saber nos dias de hoje.

Isso porém serviu de prato cheio para Alfred Hitchcock. O interessante é que em muitas cenas o veterano diretor de cinema decidiu usar aves de verdade, colocando em risco inclusive a integridade física do elenco. Ora, isso nem era uma surpresa, já que Hitchcock já havia dito várias vezes que atores deveriam se tratados como "gado"! Pois é, para o veterano cineasta o elenco era apenas uma coleção de peças que ele movia ao seu bel prazer. E isso gerou inúmeras histórias de bastidores. A atriz Tippi Hedren, por exemplo, foi uma das que mais sofreu nas filmagens. De qualquer forma o resultado de tudo isso foi mais uma obra-prima da filmografia de Hitchcock. Um de seus filmes tecnicamente mais bem realizados.

Os Pássaros (The Birds, Estados Unidos, 1963) Direção: Alfred Hitchcock / Roteiro: Daphne Du Maurier, Evan Hunter/ Elenco: Rod Taylor, Tippi Hedren, Jessica Tandy / Sinopse: Uma rica socialite de São Francisco vai até uma pequena cidade do norte da Califórnia e acaba sendo atacada misteriosamente por pássaros! Filme indicado ao Oscar na categoria de melhores efeitos especiais.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Nesse filme o Hitchcock, de forma genial, mostrou uma nova forma de contar um estória no cinema. Pena que esse é mais um filme dele com final sem graça.

    ResponderExcluir
  2. Um filme tecnicamente muito bem produzido, mas temos que admitir que o roteiro não foi muito bem amarrado...

    ResponderExcluir
  3. Um dos maiores filmes de Horror da História. E logo depois de "Psicose" ,outro clássico super influente. Pena que também é considerado o último grande filme dele, os 5 que vieram a seguir não estão no mesmo nível.

    ResponderExcluir
  4. Eu atribuo ao fator idade, o mestre do suspense estava muito idoso...

    ResponderExcluir