terça-feira, 26 de julho de 2022

Os Filmes de Faroeste de John Wayne - Parte 3

Uma das grandes sortes que John Wayne teve em sua carreira foi o fato dele começar a se tornar popular justamente na mesma época em que o grande cowboy do cinema, o astro Tom Mix, estava se aposentando. Ídolo máximo do western na era do cinema mudo, Mix estava descontente com os novos rumos que a indústria cinematográfica americana começava a tomar. O cinema falado estava prestes a dominar completamente o mercado, enquanto os antigos filmes mudos perdiam espaço nas telas a cada ano. Era o fim de uma era.

Tom Mix já se sentia velho e cansado. Cavalgar para ele estava se tornando um problema por causa de dores na coluna. Ele sofria dessas dores há anos, mas agora tudo se tornara insuportável. O estúdio lhe arranjou dublês, mas o público começou a perceber a diferença e assim, procurando manter sua estrela, sua áurea, Mix decidiu se aposentar. Ele queria se retirar antes que se tornasse completamente decadente. Depois de atuar em mais de duzentos filmes ele estava multimilionário e não queria mais saber de cavalos, selas, poeira e tiroteios. Os dias do faroeste tinham chegado também ao fim para Mix.

Com o afastamento de Tom Mix das telas todo um espaço ficou vazio. Quem seria o próximo herói dos filmes de faroeste? Bom, John Wayne estava de olho nesse trono. Esforçado, disciplinado, bom profissional na visão dos diretores da época, John Wayne começou a deixar de lado suas participações como dublê para realmente se tornar ator na frente das telas. Foi um processo gradual. Nos primeiros anos John Wayne ainda procurou se esforçar na universidade, mas depois ele viu que poderia ter grande futuro no mundo do cinema. O pagamento era muito bom, o trabalho era relativamente fácil e a fama, que ele começava a desfrutar, acabou lhe convencendo que ele deveria se esforçar para fazer sucesso no cinema, acima de tudo.

Durante as filmagens de um novo filme, Wayne conversou longamente com o diretor Andrew Bennison. Esse lhe avisou que iria filmar um faroeste em breve e que queria John Wayne em seu elenco. Depois explicou que esse novo western seria mais realista, tentando mostrar o mundo dos cowboys como ele realmente era: com muito suor, trabalho duro e roupas surradas. Nada a ver com Tom Mix e suas roupas engomadinhas. "John, o futuro dos filmes de western será o realismo nu e cru, por isso quero que você apareça como se fosse um cowboy real. Roupas empoeiradas, chapéu amassado, nada de ter um visual como Tom Mix, com seu figurino cheio de estrelinhas e esporas de prata!". Wayne concordou plenamente com a opinião do diretor. Era hora do cinema americano abraçar uma visão bem mais pé no chão. O mito em torno de John Wayne começava a ganhar vida.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Cine Western - Pablo Aluísio
    A Biografia de John Wayne - Parte 3
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:

    Que legal essa passagem dos filmes westerns da forma onírica (Tom Mix), para se aproximar ao máximo da forma real (John Wayne); fora o fabuloso traslado para o cinema falado. Se dizia à época ("puristas" sempre eles!) que filmes não podiam ter falas, somente imagens. Quantas bobagens destas estamos dizendo hoje?

    O engraçado é que quando a gente é contemporâneo destas transformações, nós, muitas vezes, não acreditamos que elas estão acontecendo ou que vão se perpetuar, assim como o próprio Elvis, achava que o rock, sua criação, se tratava de um fenômeno passageiro e hoje 50 anos depois...

    ResponderExcluir
  3. Um dos mais ferrenhos defensores do cinema mudo foi Charles Chaplin. Ele acreditava que o cinema iria morrer com o advento do cinema sonoro. Errou sua previsão. Em relação ao realismo, bom, essa foi uma mudança essencial. Os grandes clássicos do western seguiram essa tendência.

    ResponderExcluir
  4. Se o Chaplin, um gênio, foi errar justo numa previsão de cinema, sua especialidade maior, nós estamos todos perdoados por nossos indefectíveis erros.

    ResponderExcluir
  5. Como diz o ditado: "Ninguém é perfeito..."

    ResponderExcluir