quarta-feira, 6 de julho de 2022

Musa

Um professor universitário está em um momento muito bom de sua vida, sendo admirado por seus alunos e colhendo os frutos do sucesso de um livro lançado. Seu erro porém acontece quando ele se envolve como uma de suas alunas. A garota que parece ter algum tipo de descontrole emocional acaba cortando seus pulsos na banheira de seu amante, justamente o professor que está tendo um caso com ela. Claro que isso tudo cria um problema sério para ele pois sua vida vira pelo avesso. Pior do que isso, ele passa a ter pesadelos com cenas de crimes reais, o que o leva para uma situação de puro desespero. Esse filme espanhol de terror e suspense vem para confirmar que a Espanha se tornou mesmo um polo de produção de filmes desse gênero cinematográfico. De certa forma o filme é mais um a receber a grife que já se tornou o conjunto do filmes de terror produzidos pelo cinema espanhol nesses últimos anos.

Esse filme foi dirigido pelo cineasta Jaume Balagueró, responsável pela franquia de sucesso [Rec]. Aqueles filmes são de certa forma meio que descerebrados, com personagens zumbis. Esse aqui é bem melhor, com tratamento mais inteligente da história. O roteiro investe em uma situação mais bem elaborada, inclusive lidando com temas literários, como a lenda das 7 musas. Curioso como roteiro usa este tipo de temática, colocando as musas inspiradores dos poetas como figuras sinistras do além, algo que definitivamente eu nunca havia visto em nenhum outro filme de terror. Pela originalidade o filme se constrói e se justifica. Saldo final positivo.

Musa (Muse, Espanha, 2017) Direção: Jaume Balagueró / Roteiro: Jaume Balagueró / Elenco: Elliot Cowan, Franka Potente, Ana Ularu / Sinopse: Professor universitário se envolve em uma trama Sobrenatural. E por trás de todos esses acontecimentos parece haver uma ligação com a antiga lenda das 7 musas, tão conhecida no mundo da literatura.

Pablo Aluísio.

3 comentários: