quarta-feira, 6 de julho de 2022

Post Mortem

A história do filme se passa no ano de 1919. Um fotógrafo especializado em tirar fotos de pessoas mortas, vai parar em uma pequena Vila no interior da Hungria onde houve um surto de gripe espanhola. Como muitas pessoas morreram por causa dessa doença nessa região, ele tem a ideia obviamente de ganhar bastante dinheiro fotografando os entes queridos que partiram. Naqueles tempos havia esse mórbido costume de se fotografar as pessoas após a morte. Só que ele acaba se deparando com estranhos fenômenos paranormais, sombras que atacam pessoas nas madrugadas da Vila. Os estranhos eventos acabam despertando sua curiosidade, só que ele, nesse processo, também termina se descuidando, subestimando os perigos inerentes a esse tipo de fenômeno. 

Temos aqui o típico caso de um filme de terror que começa bem, mas que logo se perde na condução da narrativa. O roteiro apresenta um problema que tem se tornado recorrente em filmes de terror da atualidade, que é o mau uso do suspense que acaba decepcionando quem assiste ao filme. Não demora nada para que o surgimento das tais criaturas da sombras se banalize completamente. O que era para ser deixado para ser usado pelo roteiro em um clímax, acaba virando situações comuns ao longo do filme. Com isso o interesse nos acontecimentos acaba se diluindo rapidamente. O filme que não se sustenta, se perde ao narrar sua história que tinha potencial, mas que foi completamente dispersada. Saldo final negativo. 

Post Mortem - Fotos do Além (Post Mortem, Hungria, 2020) Direção: Péter Bergendy / Roteiro: Péter Bergendy / Elenco: Viktor Klem, Fruzsina Hais, Judit Schell / Sinopse: Uma Vila no interior da Hungria passa a ser infestada pelo surgimento de estranhos seres de origem paranormal.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Achei um bom filme do gênero fora do eixo EUA/Inglaterra mas realmente fica bem exagerado e pouco assustador no decorrer da projeção. E ainda tem gancho prá uma sequência!

    ResponderExcluir