Título Original: Blackfish
Ano de Lançamento: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: CNN Films
Direção: Gabriela Cowperthwaite
Roteiro: Gabriela Cowperthwaite
Elenco: James Earl Jones, Samantha Berg, John Hargrove, Dean Gomersall, Mark Simmons, Tilikum
Sinopse:
Documentário que denuncia a forma como grandes parques aquáticos dos Estados Unidos exploram e maltratam orcas e golfinhos em suas instalações. Também mostra o histórico de ataques e incidentes violentos envolvendo os treinadores e os animais em cativeiro.
Comentários:
Imagine um animal selvagem sendo capturado em alto mar e depois levado para viver em piscinas de parques aquáticos americanos. Uma vez lá, são treinados e adestrados para fazer truques circenses para plateias de grandes cidades. Esse documentário mostra a crueldade dessa situação, focando nos shows de animais como o Sea World, um dos mais populares dos Estados Unidos. A orca Tilikum ganha destaque. Capturada ainda filhote nos mares da Islândia, ela foi levada para parques onde se apresentava. Sofreu todos os tipos de abusos físicos e em determinado momento atacou e matou sua própria treinadora em plena apresentação. Já tinha um histórico de ataques contra seres humanos, mas tudo havia sido abafado pelo parque. Esse animal acabou se tornando símbolo do absurdo da situação de se ter predadores de grande porte da natureza em ambientes artificiais onde ficavam nadando en círculos por toda a vida. A realidade é simples de entender, quando um ser humano não respeita a natureza, essa encontra sua própria forma te revidar e reafirmar seus instintos naturais e selvagens. O resultado é a tragédia que vemos nesse ótimo documentário.
Pablo Aluísio.
Documentários da Natureza
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Há muitos anos eu tenho horror a todos os tipos de espetáculos com animais, sejam esses em circos, touradas, rodeios, etc.
ResponderExcluirInclusive eu não entendo a complacência que se tem com zoológicos. Enjaular animais pra seres humanos os verem? No primeiro "O Planeta dos Macacos" há uma cena poética que escancara o absurdo do zoológico: na cena em questão os macacos levam seus filhotes ao zoológico para que estes possam ver seres humanos, que estão enjaulados num zoológico. Horror!
Animais magnificos colocados em situações circenses para entretenimento de pessoas abobadas. Triste, símbolo da imbecilidade dos seres humanos.
ResponderExcluir