sábado, 30 de julho de 2022

O Soldado Que Não Existiu

Título no Brasil: O Soldado Que Não Existiu
Título Original: Operation Mincemeat
Ano de Lançamento: 2022
País: Estados Unidos; Reino Unido
Estúdio: Warner Bros
Direção: John Madden
Roteiro: Michelle Ashford, Ben Macintyre
Elenco: Colin Firth, Rufus Wright, Matthew Macfadyen, Ruby Bentall, Kelly Macdonald, Charlotte Hamblin

Sinopse:
Durante a Segunda Guerra Mundial um grupo de agentes do serviço britânico de inteligência elabora um plano para enganar o  o inimigo. Seu objetivo é forjar um plano falso, de contrainformação para convencer os nazistas de que os aliados estão prestes a invadir a Grécia e não a Sicília, como é o plano real elaborado pelas forças armadas da Inglaterra.

Comentários:
Aprecio muito filmes baseados em fatos históricos. Esse roteiro explora um fato real acontecido durante a segunda guerra, quando foi elaborado todo um plano para enganar os espiões nazistas. Eles colocaram informações falsas sobre uma invasão da Grécia dentro de uma maleta presa a um cadáver que foi deixado  perto da Costa da Espanha. Esses planos deveriam cair nas mãos de espiões alemães em atividade na região. A intenção era obviamente fazer com que Hitler e seu generais mandassem tropas para a Grécia, deixando a Sicília desprotegida. Interessante que enquanto o plano se desenvolvia o serviço de inteligência da Inglaterra alertava que o chefe dessa operação poderia ser um agente duplo, passando informações para os comunistas, para o soviéticos. Filme muito bem construído, muito bem produzido, com elenco acima da média. Eu destaco um personagem secundário da trama, chamado Ian Fleming, o criador de James Bond, na época um mero burocrata da inteligência britânica. O filme entretanto mostra o mundo real da espionagem, o jogo de bastidores dos espiões na chamada guerra oculta que poderia ser tão ou mais importante que a guerra travada nos campos de Batalha.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Surpreendente um filme da segunda guerra feito em 2022. Por essa eu não esperava. Com os avanços dos liberais essas guerras ficaram meio fora de moda.

    ResponderExcluir
  2. Exato, um filme novo feito a moda antiga...

    ResponderExcluir