quinta-feira, 21 de julho de 2022

Amor, Sublime Amor

"West Side Story" segue sendo um dos filmes musicais mais aclamados da história de Hollywood. E o interessante de tudo é que essa produção foi lançada em um momento complicado para o gênero musical. Não chegava nem perto do auge do gênero, dos tempos de Fred Astaire e Gene Kelly. O resultado dessa boa iniciativa de se trazer o estilo dos antigos musicais para uma realidade mais próxima dos jovens foi a consagração de público e crítica, inclusive com a premiação de uma chuva de Oscars, algo que na época foi considerado muito surpreendente inclusive para os realizadores do filme. Eles esperavam por uma recepção bem mais modesta, talvez alguns linhas elogiosas no New York Times, nada muito além disso. Jamais pensaram que essa produção iria levar o Oscar de melhor filme do ano. Era algo impensável para os produtores.

E sem dúvida "Amor, Sublime Amor" se destacava por se comunicar com os jovens de sua época. Ao invés de adotar o estilo dos musicais do passado, optou por levar a música e a dança para a realidade daquela juventude. E isso significava que o enredo e a sua história seria contada nas ruas, no meio dos jovens latinos, dos bairros mais pobres das grandes cidades. O resultado não poderia ter sido melhor. Contando com um elenco muito inspirado e talentoso, o filme se destacou por sua linguagem moderna e atual. Para sobreviver o musical tinha mesmo que se adaptar aos novos tempos.

Amor, Sublime Amor (West Side Story, Estados Unidos, 1961) Direção: Robert Wise, Jerome Robbins / Roteiro: Ernest Lehman / Elenco: Natalie Wood, George Chakiris, Richard Beymer, Rita Moreno / Sinopse: Dois jovens de gangues rivais de Nova York se apaixonam, mas as tensões entre seus respectivos amigos se transformam em tragédia. Filme premiado em 10 categorias do Oscar, entre elas as de melhor filme, melhor atriz coadjuvante (Rita Moreno), melhor roteiro adaptado, melhor direção e melhor direção de fotografia.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. É muito legal quando se faz uma coisa bem feita só por gosto, sem esperar nada, e vem uma grande reação dessa por parte de todos.

    ResponderExcluir
  2. Um clássico do cinema chegando ao ponto de ganhar um remake pelas mãos de ninguém menos do que Steven Spielberg...

    ResponderExcluir