domingo, 3 de julho de 2022

Crônicas de um Cinéfilo - Parte 8

Em meus anos de formação de cinéfilo eu tive um ator preferido. Era Mickey Rourke. Nos anos 80 ele foi considerado o legítimo sucessor de Marlon Brando e James Dean. Era considerado um cara rebelde, barba por fazer, topete despenteado. E realmente o começo da carreira de Rourke foi fenomenal, só com grandes filmes! Um filmão atrás do outro. Hoje em dia, claro, ele tem uma outra imagem, é considerado um ator decadente, com várias bombas na carreira, mas essa não era a sua imagem nos anos 80.

Eu vi os primeiros filmes de Rourke na TV. Seu grande sucesso no Brasil havia sido "Nove Semanas e Meia de Amor" que ficou meses em cartaz em São Paulo. Era considerado um cut movie. Eu gostava desse filme, mas não o considerava uma obra-prima do ator. Melhores eram "O Selvagem da Motocicleta" e "O Ano do Dragão". Outros bons dramas dessa fase foram "Quando os Jovens se Tornam Adultos" e "Nos Calcanhares da Máfia". Filmes que vi na TV nos anos 80. Porém nenhum deles poderia se comparar ao filme maior de Rourke nos anos 80.

Estou falando de "Coração Satânico", a obra-prima dirigida por Alan Parker, com Mickey Rourke e Robert De Niro. O filme se passava nos anos 50. Rourke interpretava um detetive particular que ia atrás de um cantor de jazz há muitos anos desaparecido chamado Johnny Favorite. Esse filme é dos melhores que já vi em minha vida. Todo passado em New Orleans, uma cidade infestada de voodu e magia negra. Poderia ser definido como um filme de terror, com nuances de cinema noir, mas era muito mais do que isso!

Infelizmente depois do auge, a queda. Rourke quis voltar para o boxe. Ele acabou com o rosto deformado. Vieram cirurgias desastrosas. Ele que era considerado um dos bonitões do cinema perdeu seu visual. Nessa época de começo de queda ainda fez um bom filme pouco conhecido chamado "Homeboy". Outro excelente foi "Barfly". Só que os anos 80 acabaram e com eles a melhor fase da carreira de Mickey Rourke que um dia chegou a ser considerado o novo Marlon Brando!

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Crônicas de um Cinéfilo - Parte 8
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza que o Pablo lembra da capa da primeira revista SET com o Rourke na capa. Era uma promessa de um estrelato que acabou durando pouco...E vc também mencionou "Nos Calcanhares da Máfia" , vi no Supercine (que é onde vc viu também, creio eu) e acho um bom filme ,tem o Eric Roberts no elenco ,outro que ameaçou virar astro e deu em quase nada.

    ResponderExcluir
  3. Claro que lembro, a Set número 1 tinha Mickey Rourke na capa, com destaque interno para uma bela matéria justamente sobre Coração Satânico e Prece para um Condenado (outro bom filme dessa fase do Rourke). Infelizmente os bons anos da carreira dele ficaram nos anos 80. Uma pena.

    ResponderExcluir
  4. O Mickey Rourke é aquilo que hoje chamamos de "bicho de cinema". Pena que perdeu o rumo.

    ResponderExcluir
  5. Pablo: deixei mais dois pitados nos posts de Elvis de ontem.

    ResponderExcluir
  6. A verdade é que se ele tivesse morrido no final dos anos 80 ele seria considerado um herdeiro de Marlon Brando, mas como todos sabemos ele perdeu o rumo, uma pena, ainda acho ele um ótimo ator, mas péssimo para escolher seus filmes mais recentes...

    ResponderExcluir