sábado, 23 de julho de 2022

Persuasão

Título no Brasil: Persuasão
Título Original: Persuasion
Ano de Lançamento: 2022
País: Estados Unidos
Estúdio: Bisous Pictures
Direção: Carrie Cracknell
Roteiro: Ron Bass
Elenco: Dakota Johnson, Cosmo Jarvis, Richard E. Grant, Yolanda Kettle, Jordan Long, Simon Paisley Day

Sinopse:
Anne Elliot (Dakota Johnson) sempre foi apaixonada pelo capitão Wentworth da marinha inglesa, só que seu romance com ele nunca deu certo. Oito anos depois o casal volta a se reencontrar. Será que dessa vez voltarão a ficar juntos? Adaptação para o cinema do romance escrito por Jane Austen em 1816.

Comentários:
Sempre que um livro de Jane Austen é adaptado para o cinema surgem inevitavelmente os mesmos tipos de comentários negativos, de que há passagens no filme que não existem nos livros, de que o filme não é fiel ao livro original e críticas que seguem esse mesmo caminho. Chega a ser cansativo. Em meu ponto de vista, isso tudo é fonte de uma interpretação equivocada do que seria uma adaptação de um livro clássico para o cinema. A sétima arte tem sua própria linguagem, seu próprio modo de contar uma história e a literatura tem suas peculiaridades que devem ficar apenas nas páginas dos livros. Dito isso, quero esclarecer que apesar das inúmeras críticas que esse filme sofreu eu gostei plenamente dessa adaptação. O resultado final se revelou ser um filme leve, gostoso de assistir, mantendo a essência da obra romântica original. A essência dessa história é  mostrar um casal que se ama, mas que encontra dificuldades em concretizar esse amor. A diretora Carrie Cracknell, que veio do meio teatral, conseguiu tornar tudo adequado para a nova geração. O filme se revela assim de mais fácil assimilação para os jovens. Além disso o elenco conta com a graciosidade da atriz Dakota Johnson que é definitivamente um dos destaques em cena. Ela revitalizou essa personagem sem perder o essencial. Enfim, esse é um filme que me agradou plenamente. É um ponto inicial para quem quiser conhecer a obra de Jane Austen e aí se você quiser ir em busca de fidelidade completa só mesmo lendo o livro original.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Não dá pra comparar livro com cinema como experiência sensitiva. O cinema é visual, por exemplo, não tem como você saber em um filme o que a pessoa está sentindo ao saborear um comida, ou beijar o seu amor, por melhor que seja o ator, porém você pode ver a ação como um livro jamais será capaz de ilustrar. Já num livro toda a parte interior do personagem pode ser esmiuçada, você entra na cabeça do personagem com tempo e aprecia os detalhes dos seus sentimentos de uma forma que o cinema com suas imagens e duas horas de duração jamais seriam capazes.
    Portanto é melhor as pessoas aprenderam a separar as coisas e apreciar cada veiculo com suas qualidades peculiares, a parar de querer ter tudo.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito o que escreveu, pena que muitos não entendem isso...

    ResponderExcluir