sexta-feira, 15 de julho de 2022

Unabomber

Título no Brasil: Unabomber
Título Original: Ted K
Ano de Lançamento: 2021
País: Estados Unidos
Estúdio: Heathen Films
Direção: Tony Stone
Roteiro: Tony Stone
Elenco: Sharlto Copley, Drew Powell, Christian Calloway, Tahmus Rounds, David Ward, Teresa Garland

Sinopse:
O filme conta a história de Ted Kaczynksi, o Unabomber. Matemático com formação em Harvard, ele decide largar tudo para ir morar isolado em uma cabana numa floresta distante do estado de Montana. Escreve textos contra a sociedade industrial e começa uma série de atos terroristas contra executivos de empresas de tecnologia. Acabou se tornando um dos criminosos mais procurados dos Estados Unidos.

Comentários:
Eu me lembro do Unabomber! Quando ele surgiu foi muito noticiado seus atos criminosos com envios de cartas bombas para executivos do setor da tecnologia. Esse filme conta bem sua história, com a perspectiva subjetiva do terrorista. Ele vivia nessa cabana totalmente isolada do mundo, onde claramente sofria de algum tipo de doença mental, o que não deixa de ser tristemente irônico, porque quando jovem, ele foi considerado um garoto prodígio, com QI altíssimo e alto potencial pois era extremamente inteligente. Entrou em Harvard com apenas 16 anos! Com o passar dos anos começou a adotar atitudes radicais, entre elas a de rejeitar completamente as inovações de uma sociedade altamente industrializada. O roteiro do filme explora justamente esse lado dele, que pode ser considerado nos dias de hoje como algo atrativo, uma vez que sua mensagem de preservação absolutamente radical da natureza vai encontrar algum tipo de eco entre ecologistas mais fanáticos. O perigo mora aí. Quando o filme terminou eu fiquei com uma pergunta em mente. O que levou uma pessoa com tantos recursos e potencial de vida a trilhar um caminho desses? São os mistérios da mente humana.

Pablo Aluísio.

10 comentários:

  1. Pablo:
    Você já reparou como os super vilões são sempre bem graduados academicamente? Dr. Silvana; Dr. No; Dr. Hannibal Lecter; Professor Moriarty; Dr. Octopus, e por aí vai... O Unabomber parece ter saído de uma revista de quadrinhos.

    ResponderExcluir
  2. O problema era que foi no mundo real, uma história bem trágica...

    ResponderExcluir
  3. Mas Pablo: um cara é contra todo tecnologia moderna, que é criminosa, como ele diz no primeiro minuto do filme, mas usa, pra começar, machado de aço que é uma tecnologia que se sobrepõe ao machado de pedra lascada, ou polida, ou seja, também é "moderno", depois, ande de bicicleta,ouve radio, lê revistas, telefona, anda de carro, tudo isso quando lhe convém, não tem a menor razão em fazer o que fez. Tecnologia só o incomoda quando ele não aprova. Tudo é tecnologia, senão estaríamos na pré história. Coisa bem típica da esquerda doente, que abomina o capital mas esta sempre em busca e a serviço dele.

    ResponderExcluir
  4. Incoerência e contradição ... Sem dúvida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...e ele pedindo dinheiro por telefone foi pra acabar. kkkkk

      Excluir
  5. Ele esqueceu que vivia dentro de uma sociedade capitalista rsrs

    ResponderExcluir
  6. Pablo:
    No final eles dizerm que foi a maior caçada a um homem do FBI. No filme você não ficou com a impressão que nem houve caçada e que o Unabomber ficou na natureza, quando queria ia pra cidade, fazia o que queria, voltava. Eu fiquei com essa impressão.

    ResponderExcluir
  7. Isso aconteceu porque o roteiro traz a perspectiva do terrorista e não o ponto de vista dos policiais que estavam atrás dele. Interessante que isso mostra que ele estava um tanto alheio em relação ao fato de que o FBI o estava caçando.

    ResponderExcluir