Título no Brasil: O Despertar de um Homem
Título Original: This Boy's Life
Ano de Produção: 1993
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Michael-Caton Jones
Roteiro: Robert Getchell, baseado no livro de Tobias Wolff
Elenco: Robert De Niro, Ellen Barkin, Leonardo DiCaprio, Chris Cooper
Sinopse:
Filme baseado em fatos reais. O enredo se passa nos anos 70. Enquanto cresce e se torna um homem o jovem Toby Wolff (Leonardo DiCaprio) presencia sua mãe Caroline (Ellen Barkin) se envolver com uma série de homens violentos, irascíveis e cafajestes. A situação se torna insustentável o que faz com que ela procure recomeçar sua vida em uma outra cidade. Lá acaba conhecendo um novo namorado, Dwight (Robert De Niro), um sujeito que parece ser um bom partido para ela. Trazendo um pouco de estabilidade em sua conturbada vida amorosa, Caroline acaba tendo que lidar com os atritos entre sua nova paixão e seu filho que não gosta do novo companheiro dela.
Comentários:
Pois é, a Rede Globo parece ter se especializada em passar bons filmes apenas nas madrugadas, quando praticamente ninguém pode assistir. Hoje, por exemplo, teremos esse bom filme sendo exibido às duas da matina! Esse aqui assisti em VHS nos anos 90. É aquele tipo de drama que procura ser o mais pé no chão possível. Nada de espetacular ou absurdo acontece - apenas retrata as dificuldades da vida de um jovem, adolescente, que vê sua mãe errando sempre na escolha de seus namorados. Tudo baseado nas memórias pessoais do escritor Tobias Wolff. Eu me recordo que o filme realmente me tocou quando o vi pela primeira vez. Embora nunca tenha passado por algo semelhante deve ser muito penoso (para não dizer traumatizante) ser criado em uma família desestruturada como a do personagem de Leonardo DiCaprio. Afinal de contas nessa idade o ser humano vai criando seus valores morais, seus padrões familiares e quando não há modelos disso por perto tudo pode ficar ainda mais desesperador. Robert De Niro está realmente inspirado pois seu papel exige uma dualidade de personalidades que ele desenvolve muito bem. Para Caroline ele é um tipo de pessoa, já para seu filho o quadro muda drasticamente. DiCaprio, anos antes de virar ídolo em "Titanic" demonstra uma maturidade em seu trabalho que realmente espanta. Afinal ele era apenas um garoto na época! Por fim a bela Ellen Barkin explode em sensualidade em seu papel, mesmo sendo uma personagem em si dramática e infeliz. Assim tente dar uma de coruja hoje à noite e faça uma forcinha para conferir pois esse "This Boy's Life" realmente vale a pena.
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
terça-feira, 19 de novembro de 2013
O Sucesso a Qualquer Preço
Título no Brasil: O Sucesso a Qualquer Preço
Título Original: Glengarry Glen Ross
Ano de Produção: 1992
País: Estados Unidos
Estúdio: New Line Cinema
Direção: James Foley
Roteiro: David Mamet
Elenco: Al Pacino, Jack Lemmon, Alec Baldwin, Alan Arkin, Ed Harris, Kevin Spacey
Sinopse:
No concorrido mundo corporativo dos Estados Unidos uma empresa visando aumentar suas vendas estipula uma disputa entre seus vendedores. Aquele que vender mais ganhará um carro clássico, o segundo um mero fagueiro e o terceiro será punido com o olho da rua, sendo demitido sem perdão. A competição acaba revelando o pior lado de todos os empregados que a partir daí só pensam em ganhar o automóvel e salvar seu precioso emprego. Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator coadjuvante para Al Pacino.
Comentários:
Um dos filmes mais subestimados da carreira de Al Pacino, o que é de se lamentar já que seu roteiro é um dos mais cínicos e irônicos que o ator já teve o prazer de trabalhar. Não me admira em nada já que estamos falando do grande David Mamet. O texto aqui é baseado em uma de suas peças de teatro o que talvez, apenas talvez, faça com que alguns espectadores torçam o nariz. Como sabemos o cinema hoje em dia é fundamentado em toneladas de efeitos digitais (a maioria deles gratuitos) e ação, o tempo todo, sem parar, como se o público fosse formado por guris com déficit de atenção. Pois bem, se você procura algo assim então é melhor ficar longe de "Glengarry Glen Ross" pois aqui temos o extremo oposto disso. Mamet se apóia na profundidade psicológica de seus personagens, de seu pequenos e grandes deslizes éticos. O cenário é o terrível mundo corporativo americano onde todo tipo de traição, puxada de tapete e jogo sujo é considerado apenas mais uma peça no tabuleiro do sucesso em grandes empresas. Al Pacino, como sempre está ótimo, mas quem rouba o show mesmo é o grande Jack Lemmon. Ele interpreta um personagem que se torna obsoleto dentro do mercado do trabalho. Sua tentativa de se tornar relevante e digno de respeito é maravilhosa. Um dos grandes trabalhos de Lemmon. Assim deixamos mais uma dica de uma pequena obra prima que infelizmente anda bem esquecida. Assista, você não se arrependerá.
Pablo Aluísio.
Título Original: Glengarry Glen Ross
Ano de Produção: 1992
País: Estados Unidos
Estúdio: New Line Cinema
Direção: James Foley
Roteiro: David Mamet
Elenco: Al Pacino, Jack Lemmon, Alec Baldwin, Alan Arkin, Ed Harris, Kevin Spacey
Sinopse:
No concorrido mundo corporativo dos Estados Unidos uma empresa visando aumentar suas vendas estipula uma disputa entre seus vendedores. Aquele que vender mais ganhará um carro clássico, o segundo um mero fagueiro e o terceiro será punido com o olho da rua, sendo demitido sem perdão. A competição acaba revelando o pior lado de todos os empregados que a partir daí só pensam em ganhar o automóvel e salvar seu precioso emprego. Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator coadjuvante para Al Pacino.
Comentários:
Um dos filmes mais subestimados da carreira de Al Pacino, o que é de se lamentar já que seu roteiro é um dos mais cínicos e irônicos que o ator já teve o prazer de trabalhar. Não me admira em nada já que estamos falando do grande David Mamet. O texto aqui é baseado em uma de suas peças de teatro o que talvez, apenas talvez, faça com que alguns espectadores torçam o nariz. Como sabemos o cinema hoje em dia é fundamentado em toneladas de efeitos digitais (a maioria deles gratuitos) e ação, o tempo todo, sem parar, como se o público fosse formado por guris com déficit de atenção. Pois bem, se você procura algo assim então é melhor ficar longe de "Glengarry Glen Ross" pois aqui temos o extremo oposto disso. Mamet se apóia na profundidade psicológica de seus personagens, de seu pequenos e grandes deslizes éticos. O cenário é o terrível mundo corporativo americano onde todo tipo de traição, puxada de tapete e jogo sujo é considerado apenas mais uma peça no tabuleiro do sucesso em grandes empresas. Al Pacino, como sempre está ótimo, mas quem rouba o show mesmo é o grande Jack Lemmon. Ele interpreta um personagem que se torna obsoleto dentro do mercado do trabalho. Sua tentativa de se tornar relevante e digno de respeito é maravilhosa. Um dos grandes trabalhos de Lemmon. Assim deixamos mais uma dica de uma pequena obra prima que infelizmente anda bem esquecida. Assista, você não se arrependerá.
Pablo Aluísio.
Tudo Pela Vitória
Eu sou um grande fã da série "Friday Night Lights". Fiz questão de assistir do primeiro ao último episódio. Até hoje considero um dos melhores trabalhos já feitos na TV americana em todos os tempos. Exagero? Nenhum. Entendo que muitos espectadores brasileiros desistiram de FNL simplesmente porque a trama girava em torno de um esporte que até hoje é visto com reservas em nosso país: o futebol americano. Realmente na terra do futebol jogado com os pés fica mesmo complicado para o brasileiro médio criar algum vínculo ou se interessar por algo assim tão diferente. Bom, quem pensou assim infelizmente perdeu uma série realmente maravilhosa. As pessoas deveriam entender que mesmo em filmes e séries que giram em torno de esportes que não tem popularidade no Brasil existem tramas bem escritas, roteiros bem trabalhados e atuações de respeito. Essa série foi premiada com vários Emmys ao longo do tempo mas mesmo assim nunca pegou no Brasil. Só posso lamentar.
Já esse filme, "Tudo Pela Vitória", que deu origem à série que tanto elogiei, é bem decepcionante. Curiosamente só vim a assistir anos depois que tinha terminado de assistir ao seriado "Friday Night Lights". Obviamente como era fã do que via na TV pensei que o filme que começou tudo seria do mesmo nível (ou até melhor). Ledo engano. Na verdade temos aqui algo bem inferior. Achei o longa frio, distante e fraco. Só dois atores da série aparecem mas entram mudos e saem calados. Não possuem a menor importância dentro da trama. A série é sem dúvida mil vezes superior. Nem Billy Bob Thornton, um profissional de que gosto muito, conseguiu salvar tudo do marasmo. Obviamente o enredo, a estória, tem o mesmo ponto de partida: os dramas, os sonhos e as desilusões de um grupo de estudantes colegiais americanos que sonham um dia se tornarem atletas profissionais da NFL (A liga de futebol americano dos EUA, cujas inicias são também as que dão nome ao filme e à série). Senti falta dos personagens de que tanto gostava e do enredo mais bem trabalhado. Claro que por ser um filme tínhamos que dar um desconto, afinal não há como desenvolver tão bem todos os personagens como em uma série de TV mas mesmo assim achei tudo muito sofrível. Uma pena.
Tudo Pela Vitória (Friday Night Lights, Estados Unidos, 2004) Direção: Peter Berg / Roteiro: Buzz Bissinger, David Aaron Cohen / Elenco: Billy Bob Thornton, Jay Hernandez, Derek Luke / Sinopse: Filme que deu origem à série "Friday Night Lights". Um treinador veterano tenta montar uma equipe de futebol americano para vencer o torneio de equipes colegiais. No campo todos os jogadores dão o melhor de si pois isso pode significar a contratação para jogar numa equipe universitária, onde os caminhos para o NFL (a liga profissional do esporte) ficariam abertos.
Pablo Aluísio.
Já esse filme, "Tudo Pela Vitória", que deu origem à série que tanto elogiei, é bem decepcionante. Curiosamente só vim a assistir anos depois que tinha terminado de assistir ao seriado "Friday Night Lights". Obviamente como era fã do que via na TV pensei que o filme que começou tudo seria do mesmo nível (ou até melhor). Ledo engano. Na verdade temos aqui algo bem inferior. Achei o longa frio, distante e fraco. Só dois atores da série aparecem mas entram mudos e saem calados. Não possuem a menor importância dentro da trama. A série é sem dúvida mil vezes superior. Nem Billy Bob Thornton, um profissional de que gosto muito, conseguiu salvar tudo do marasmo. Obviamente o enredo, a estória, tem o mesmo ponto de partida: os dramas, os sonhos e as desilusões de um grupo de estudantes colegiais americanos que sonham um dia se tornarem atletas profissionais da NFL (A liga de futebol americano dos EUA, cujas inicias são também as que dão nome ao filme e à série). Senti falta dos personagens de que tanto gostava e do enredo mais bem trabalhado. Claro que por ser um filme tínhamos que dar um desconto, afinal não há como desenvolver tão bem todos os personagens como em uma série de TV mas mesmo assim achei tudo muito sofrível. Uma pena.
Tudo Pela Vitória (Friday Night Lights, Estados Unidos, 2004) Direção: Peter Berg / Roteiro: Buzz Bissinger, David Aaron Cohen / Elenco: Billy Bob Thornton, Jay Hernandez, Derek Luke / Sinopse: Filme que deu origem à série "Friday Night Lights". Um treinador veterano tenta montar uma equipe de futebol americano para vencer o torneio de equipes colegiais. No campo todos os jogadores dão o melhor de si pois isso pode significar a contratação para jogar numa equipe universitária, onde os caminhos para o NFL (a liga profissional do esporte) ficariam abertos.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Encontro Marcado
Título no Brasil: Encontro Marcado
Título Original: Meet Joe Black
Ano de Produção: 1998
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal
Direção: Martin Brest
Roteiro: Ron Osborn, Jeff Reno
Elenco: Brad Pitt, Anthony Hopkins, Claire Forlani
Sinopse:
William Parrish (Anthony Hopkins) é um homem extremamente bem sucedido no mundo dos negócios. Magnata das comunicações ele acaba conhecendo um estranho sujeito chamado simplesmente de Joe Black. É uma figura estranha, que causa terror e curiosidade em Parrish. O tal estranho está particularmente interessado em entender a natureza humana e por isso propõe um estranho e inusitado pacto com seu anfitrião.
Comentários:
A morte sempre foi um mistério para o homem. Assim não é de se admirar que aqui ela (ou ele) ganhe carne e osso e vire um personagem de ficção. "Meet Joe Black" é justamente isso. Quando assisti ao filme pela primeira vez (no cinema) eu realmente achei o argumento muito sombrio, de complicado desenvolvimento e entendimento para o grande público. É um texto com muito simbolismo e poucas pessoas realmente perceberam as nuances do roteiro na época. Anthony Hopkins representa a futilidade e a frivolidade da vida. Dinheiro, poder, sucesso financeiro, será que isso tudo leva alguém a algum lugar? Será que traz mesmo felicidade? Brad Pitt, por outro lado, representa o grande mistério, o vácuo, o abismo. Verdade seja dita, um ator como ele, que na época estava desfrutando do auge de sua popularidade, estrelando um sucesso de bilheteria atrás do outro, ter a coragem de aceitar o papel de Joe Black é realmente algo digno de admiração. Ele não se importou com sua imagem ou nem mesmo com suas fãs adolescentes (que muito provavelmente não captaram a verdadeira mensagem do filme) e resolveu arriscar, ser ousado. Isso de certa forma já provava que ele não era apenas um galã como tantos outros. Era de fato um ator talentoso - algo que provaria nos anos seguintes. Confesso que na primeira vez que assisti a essa produção não consegui gostar muito. Certamente entendi o texto subliminar mas para um jovem aquilo não tinha tanta importância. Revendo agora pude perceber que esse é um daqueles casos em que apenas a maturidade e a experiência de vida conseguem fazer o espectador enxergar além do que é visto na tela. Em meu caso pude perceber isso muito bem. Os anos vividos fizeram com que a mensagem do roteiro ganhasse uma outra dimensão agora. Se é o seu caso reveja, certamente o filme mostrará detalhes que passaram despercebidos anteriormente.
Pablo Aluísio.
Título Original: Meet Joe Black
Ano de Produção: 1998
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal
Direção: Martin Brest
Roteiro: Ron Osborn, Jeff Reno
Elenco: Brad Pitt, Anthony Hopkins, Claire Forlani
Sinopse:
William Parrish (Anthony Hopkins) é um homem extremamente bem sucedido no mundo dos negócios. Magnata das comunicações ele acaba conhecendo um estranho sujeito chamado simplesmente de Joe Black. É uma figura estranha, que causa terror e curiosidade em Parrish. O tal estranho está particularmente interessado em entender a natureza humana e por isso propõe um estranho e inusitado pacto com seu anfitrião.
Comentários:
A morte sempre foi um mistério para o homem. Assim não é de se admirar que aqui ela (ou ele) ganhe carne e osso e vire um personagem de ficção. "Meet Joe Black" é justamente isso. Quando assisti ao filme pela primeira vez (no cinema) eu realmente achei o argumento muito sombrio, de complicado desenvolvimento e entendimento para o grande público. É um texto com muito simbolismo e poucas pessoas realmente perceberam as nuances do roteiro na época. Anthony Hopkins representa a futilidade e a frivolidade da vida. Dinheiro, poder, sucesso financeiro, será que isso tudo leva alguém a algum lugar? Será que traz mesmo felicidade? Brad Pitt, por outro lado, representa o grande mistério, o vácuo, o abismo. Verdade seja dita, um ator como ele, que na época estava desfrutando do auge de sua popularidade, estrelando um sucesso de bilheteria atrás do outro, ter a coragem de aceitar o papel de Joe Black é realmente algo digno de admiração. Ele não se importou com sua imagem ou nem mesmo com suas fãs adolescentes (que muito provavelmente não captaram a verdadeira mensagem do filme) e resolveu arriscar, ser ousado. Isso de certa forma já provava que ele não era apenas um galã como tantos outros. Era de fato um ator talentoso - algo que provaria nos anos seguintes. Confesso que na primeira vez que assisti a essa produção não consegui gostar muito. Certamente entendi o texto subliminar mas para um jovem aquilo não tinha tanta importância. Revendo agora pude perceber que esse é um daqueles casos em que apenas a maturidade e a experiência de vida conseguem fazer o espectador enxergar além do que é visto na tela. Em meu caso pude perceber isso muito bem. Os anos vividos fizeram com que a mensagem do roteiro ganhasse uma outra dimensão agora. Se é o seu caso reveja, certamente o filme mostrará detalhes que passaram despercebidos anteriormente.
Pablo Aluísio.
Resgate em Alta Velocidade
Título no Brasil: Resgate em Alta Velocidade
Título Original: Getaway
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos, Bulgária
Estúdio: Warner Bros
Direção: Courtney Solomon
Roteiro: Sean Finegan, Gregg Maxwell Parker
Elenco: Ethan Hawke, Selena Gomez, Jon Voight
Sinopse:
Brent Magna (Ethan Hawke) é um piloto de automobilismo aposentado que se vê alvo de uma chantagem. Um criminoso sequestra sua esposa e o coloca contra a parede. Ele deve pilotar um carro pelas ruas de Sofia obedecendo todas as suas instruções, caso contrário ele a matará. No fundo tudo se resume a um grande roubo de bancos, usando Magna como peça de manobra para seus planos.
Comentários:
É uma espécie de filho bastardo da franquia "Velozes e Furiosos". Toda a ação se passa com o personagem de Ethan Hawke e Selena Gomez dentro do carro possante enquanto a polícia de Sofia, na Bulgária, tenta colocar as mãos neles. Roteiro mínimo, com forte enfase mesmo em velocidade, efeitos sonoros e muitos acidentes e perseguições. Selena Gomez é aquela atriz do canal Disney que ficou conhecida por ter namorado o "cantor" Justin Bieber por um tempo. Já Ethan Hawke tenta trazer adrenalina para seu personagem mono temático. Pior se sai Jon Voight que mal aparece. Na verdade na maior parte do tempo tudo o que ouvimos é sua voz em off dando instruções para Hawke. Como não poderia deixar de ser o roteiro tem muitos furos de lógica. A intenção é mesmo através de uma edição alucinada dar ao espectador uma sucessão de sequências de carros e motos em alta velocidade se enfrentando pelas ruas da cidade. Há um grande e longo plano sequência no final onde o público fica o tempo todo vendo a perspectiva de visão do personagem de Hawke no volante. Você provavelmente vai ficar tonto ou enjoado de ver tantos carros voando pelos ares enquanto Hawke pisa fundo no acelerador. Em determinado momento ficamos até mesmo na dúvida se estamos vendo um filme ou um game de carros! Enfim, só recomendado para fanáticos de carros velozes... e é só!
Pablo Aluísio.
Título Original: Getaway
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos, Bulgária
Estúdio: Warner Bros
Direção: Courtney Solomon
Roteiro: Sean Finegan, Gregg Maxwell Parker
Elenco: Ethan Hawke, Selena Gomez, Jon Voight
Sinopse:
Brent Magna (Ethan Hawke) é um piloto de automobilismo aposentado que se vê alvo de uma chantagem. Um criminoso sequestra sua esposa e o coloca contra a parede. Ele deve pilotar um carro pelas ruas de Sofia obedecendo todas as suas instruções, caso contrário ele a matará. No fundo tudo se resume a um grande roubo de bancos, usando Magna como peça de manobra para seus planos.
Comentários:
É uma espécie de filho bastardo da franquia "Velozes e Furiosos". Toda a ação se passa com o personagem de Ethan Hawke e Selena Gomez dentro do carro possante enquanto a polícia de Sofia, na Bulgária, tenta colocar as mãos neles. Roteiro mínimo, com forte enfase mesmo em velocidade, efeitos sonoros e muitos acidentes e perseguições. Selena Gomez é aquela atriz do canal Disney que ficou conhecida por ter namorado o "cantor" Justin Bieber por um tempo. Já Ethan Hawke tenta trazer adrenalina para seu personagem mono temático. Pior se sai Jon Voight que mal aparece. Na verdade na maior parte do tempo tudo o que ouvimos é sua voz em off dando instruções para Hawke. Como não poderia deixar de ser o roteiro tem muitos furos de lógica. A intenção é mesmo através de uma edição alucinada dar ao espectador uma sucessão de sequências de carros e motos em alta velocidade se enfrentando pelas ruas da cidade. Há um grande e longo plano sequência no final onde o público fica o tempo todo vendo a perspectiva de visão do personagem de Hawke no volante. Você provavelmente vai ficar tonto ou enjoado de ver tantos carros voando pelos ares enquanto Hawke pisa fundo no acelerador. Em determinado momento ficamos até mesmo na dúvida se estamos vendo um filme ou um game de carros! Enfim, só recomendado para fanáticos de carros velozes... e é só!
Pablo Aluísio.
Cloverfield - Monstro
Título no Brasil: Cloverfield - Monstro
Título Original: Cloverfield
Ano de Produção: 2008
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Matt Reeves
Roteiro: Drew Goddard
Elenco: Mike Vogel, Jessica Lucas, Lizzy Caplan
Sinopse:
Um grupo de jovens acaba gravando por acaso com sua câmera o surgimento de um monstro colossal em uma grande cidade americana. Tentando sobreviver ao desastre eles fazem de tudo para escapar do local enquanto vão filmando todos os acontecimentos por onde passam.
Comentários:
"A Bruxa de Blair", queiram ou não os críticos, fez escola. E criou uma nova linguagem nos filmes de terror e ficção. Nos Estados Unidos esse tipo de estética é chamada de Mockumentary. Tudo surge ao espectador como se fossem imagens captadas de forma amadora mas que registram eventos fantásticos. Esse "Cloverfield" segue essa linhagem, ou seja, tudo aparece na tela como se tivesse sido registrado por uma pessoa comum, por isso os excessos de imagens sem foco, tremidas, sem objetivo. No caso aqui temos, como foi dito muito ironicamente por um observador mais atento, um cruzamento de "Godzilla" com "A Bruxa de Blair". O resultado é bem irregular. Com orçamento muito enxuto (o filme custou meros 25 milhões de dólares rendendo quatro vezes mais apenas no mercado americano), "Cloverfield" nada mais é do que uma tentativa de trazer uma nova visão para uma ideia bem antiga. Afinal já se faziam filmes em série com monstros como esse nos anos 50. Novidade certamente não há nesse aspecto. A produção, é claro, tem seus defensores mas em minha forma de ver, além da falta de novidades, há uma sensação de ausência de direção no que vemos na tela. O filme muitas vezes cai no lugar comum, se perde com momentos sem importância e desnecessários, banais. Um roteiro melhor desenvolvido também cairia muito bem. Do jeito que está não consegue convencer aos fãs do gênero que vão perdendo o interesse gradativamente ao longo do filme. Quando o tal monstrengo finalmente resolve aparecer em close já se perdeu o interesse nele há muito tempo. Game Over.
Pablo Aluísio.
Título Original: Cloverfield
Ano de Produção: 2008
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Matt Reeves
Roteiro: Drew Goddard
Elenco: Mike Vogel, Jessica Lucas, Lizzy Caplan
Sinopse:
Um grupo de jovens acaba gravando por acaso com sua câmera o surgimento de um monstro colossal em uma grande cidade americana. Tentando sobreviver ao desastre eles fazem de tudo para escapar do local enquanto vão filmando todos os acontecimentos por onde passam.
Comentários:
"A Bruxa de Blair", queiram ou não os críticos, fez escola. E criou uma nova linguagem nos filmes de terror e ficção. Nos Estados Unidos esse tipo de estética é chamada de Mockumentary. Tudo surge ao espectador como se fossem imagens captadas de forma amadora mas que registram eventos fantásticos. Esse "Cloverfield" segue essa linhagem, ou seja, tudo aparece na tela como se tivesse sido registrado por uma pessoa comum, por isso os excessos de imagens sem foco, tremidas, sem objetivo. No caso aqui temos, como foi dito muito ironicamente por um observador mais atento, um cruzamento de "Godzilla" com "A Bruxa de Blair". O resultado é bem irregular. Com orçamento muito enxuto (o filme custou meros 25 milhões de dólares rendendo quatro vezes mais apenas no mercado americano), "Cloverfield" nada mais é do que uma tentativa de trazer uma nova visão para uma ideia bem antiga. Afinal já se faziam filmes em série com monstros como esse nos anos 50. Novidade certamente não há nesse aspecto. A produção, é claro, tem seus defensores mas em minha forma de ver, além da falta de novidades, há uma sensação de ausência de direção no que vemos na tela. O filme muitas vezes cai no lugar comum, se perde com momentos sem importância e desnecessários, banais. Um roteiro melhor desenvolvido também cairia muito bem. Do jeito que está não consegue convencer aos fãs do gênero que vão perdendo o interesse gradativamente ao longo do filme. Quando o tal monstrengo finalmente resolve aparecer em close já se perdeu o interesse nele há muito tempo. Game Over.
Pablo Aluísio.
sábado, 16 de novembro de 2013
Família do Bagulho
Título no Brasil: Família do Bagulho
Título Original: We're the Millers
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: New Line Cinema
Direção: Rawson Marshall Thurber
Roteiro: Bob Fisher, Steve Faber
Elenco: Jason Sudeikis, Jennifer Aniston, Emma Roberts, Will Poulter
Sinopse:
David Clark (Jason Sudeikis) é um traficante pé de chinelo que acaba sendo roubado por um bando de adolescentes enfurecidos. Agora, devendo uma fortuna para um chefão do crime ele teme por sua vida. O criminoso porém lhe propõe um trato: ele será perdoado se conseguir trazer um grande carregamento de maconha do México. Para despistar a polícia David então resolve recrutar uma stripper falida (Jennifer Aniston), uma garota sem teto e um vizinho de seu prédio para todos fingirem ser uma grande e feliz família americana! Obviamente isso dará origem a muitas confusões.
Comentários:
Você provavelmente pensava que nunca veria um traficante gente boa numa comédia boboca em sua vida. Pois bem, então se prepare para ver. "Família do Bagulho" é bem isso. O personagem de Jason Sudeikis é mostrado sim como um traficante de maconha mas como na sociedade americana o uso da erva tem sido cada vez mais tolerado e aceito ele consegue até mesmo ganhar a simpatia do público. Bobagens sociológicas à parte temos que reconhecer que apesar do argumento muito bobinho essa comédia consegue divertir bastante. Claro que em certo momento o espectador vai ter que engolir a mensagem subliminar de que a felicidade só existe mesmo dentro de uma típica família suburbana americana mas deixando essa bobagem de lado certamente tudo será bem divertido. O elenco está realmente muito engraçado, especialmente Jason Sudeikis que sai da caracterização de traficante mixuruca para paizão boboca com grande sucesso. Há uma cena final - ao estilo making off - muito divertida quando os atores fazem uma pegadinha em cima de Jennifer Aniston usando a musiquinha de Friends. Consegue ser mais engraçada que muitas cenas do filme. Enfim, dê uma chance a essa comédia ao estilo besteirinha. Desligar o cérebro de vez em quando também é bom e relaxante.
Pablo Aluísio.
Título Original: We're the Millers
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: New Line Cinema
Direção: Rawson Marshall Thurber
Roteiro: Bob Fisher, Steve Faber
Elenco: Jason Sudeikis, Jennifer Aniston, Emma Roberts, Will Poulter
Sinopse:
David Clark (Jason Sudeikis) é um traficante pé de chinelo que acaba sendo roubado por um bando de adolescentes enfurecidos. Agora, devendo uma fortuna para um chefão do crime ele teme por sua vida. O criminoso porém lhe propõe um trato: ele será perdoado se conseguir trazer um grande carregamento de maconha do México. Para despistar a polícia David então resolve recrutar uma stripper falida (Jennifer Aniston), uma garota sem teto e um vizinho de seu prédio para todos fingirem ser uma grande e feliz família americana! Obviamente isso dará origem a muitas confusões.
Comentários:
Você provavelmente pensava que nunca veria um traficante gente boa numa comédia boboca em sua vida. Pois bem, então se prepare para ver. "Família do Bagulho" é bem isso. O personagem de Jason Sudeikis é mostrado sim como um traficante de maconha mas como na sociedade americana o uso da erva tem sido cada vez mais tolerado e aceito ele consegue até mesmo ganhar a simpatia do público. Bobagens sociológicas à parte temos que reconhecer que apesar do argumento muito bobinho essa comédia consegue divertir bastante. Claro que em certo momento o espectador vai ter que engolir a mensagem subliminar de que a felicidade só existe mesmo dentro de uma típica família suburbana americana mas deixando essa bobagem de lado certamente tudo será bem divertido. O elenco está realmente muito engraçado, especialmente Jason Sudeikis que sai da caracterização de traficante mixuruca para paizão boboca com grande sucesso. Há uma cena final - ao estilo making off - muito divertida quando os atores fazem uma pegadinha em cima de Jennifer Aniston usando a musiquinha de Friends. Consegue ser mais engraçada que muitas cenas do filme. Enfim, dê uma chance a essa comédia ao estilo besteirinha. Desligar o cérebro de vez em quando também é bom e relaxante.
Pablo Aluísio.
Clube dos Cinco
Título no Brasil: Clube dos Cinco
Título Original: The Breakfast Club
Ano de Produção: 1985
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: John Hughes
Roteiro: John Hughes
Elenco: Emilio Estevez, Judd Nelson, Molly Ringwald, Anthony Michael Hall, Ally Sheedy
Sinopse:
Cinco jovens são enviados para a detenção em sua escola (um tipo de castigo por terem infringido alguma regra colegial). Presos lá, sem ter muito o que fazer, começam a conversar entre si expondo pensamentos, anseios, dramas e medos de suas vidas pessoais. Um retrato honesto e muito bem realizado pelo diretor John Hughes.
Comentários:
Já que estamos falando da turma do Brat Pack então vamos relembrar esse que é considerado um dos grandes clássicos juvenis da década de 80, "Clube dos Cinco". O grande diferencial começa com a direção do sempre ótimo John Hughes. Ele escreveu um ótimo roteiro que se aproveitava de uma situação básica (cinco jovens são enviados para a detenção de sua escola) para discutir aspectos importantes para a juventude da época, para quem estava vivendo aquele momento em suas vidas. Os cinco personagens são arquétipos comuns da vida colegial. Há o atleta (Emilio Estevez), o bad boy (Judd Nelson), o nerd (Anthony Michael Hall). a esquisita (Ally Sheedy) e a adolescente comum, até sonhadora (Molly Ringwald). Usando desses personagens em ambiente fechado Hughes conseguiu discutir os principais anseios, sonhos, medos e conflitos dos jovens da década de 80. O roteiro, como não poderia deixar de ser, é um primor mas a atuação dos atores também acrescenta muito no resultado final. Ao final da exibição de "The Breakfast Club" você chega em algumas conclusões. A primeira é a de que filmes adolescentes não precisam ser necessariamente idiotas. Em segundo que jovens são bem mais inteligentes do que se pensa, por isso não se deve subestimá-los em nenhum momento. Se nunca viu em sua vida esse filme, se é jovem demais para conhecer, corra para ver. É um dos melhores filmes já feitos sobre aquele período tão complicado da vida de todos nós, a juventude. Uma obra prima com a assinatura de John Hughes.
Pablo Aluísio.
Título Original: The Breakfast Club
Ano de Produção: 1985
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: John Hughes
Roteiro: John Hughes
Elenco: Emilio Estevez, Judd Nelson, Molly Ringwald, Anthony Michael Hall, Ally Sheedy
Sinopse:
Cinco jovens são enviados para a detenção em sua escola (um tipo de castigo por terem infringido alguma regra colegial). Presos lá, sem ter muito o que fazer, começam a conversar entre si expondo pensamentos, anseios, dramas e medos de suas vidas pessoais. Um retrato honesto e muito bem realizado pelo diretor John Hughes.
Comentários:
Já que estamos falando da turma do Brat Pack então vamos relembrar esse que é considerado um dos grandes clássicos juvenis da década de 80, "Clube dos Cinco". O grande diferencial começa com a direção do sempre ótimo John Hughes. Ele escreveu um ótimo roteiro que se aproveitava de uma situação básica (cinco jovens são enviados para a detenção de sua escola) para discutir aspectos importantes para a juventude da época, para quem estava vivendo aquele momento em suas vidas. Os cinco personagens são arquétipos comuns da vida colegial. Há o atleta (Emilio Estevez), o bad boy (Judd Nelson), o nerd (Anthony Michael Hall). a esquisita (Ally Sheedy) e a adolescente comum, até sonhadora (Molly Ringwald). Usando desses personagens em ambiente fechado Hughes conseguiu discutir os principais anseios, sonhos, medos e conflitos dos jovens da década de 80. O roteiro, como não poderia deixar de ser, é um primor mas a atuação dos atores também acrescenta muito no resultado final. Ao final da exibição de "The Breakfast Club" você chega em algumas conclusões. A primeira é a de que filmes adolescentes não precisam ser necessariamente idiotas. Em segundo que jovens são bem mais inteligentes do que se pensa, por isso não se deve subestimá-los em nenhum momento. Se nunca viu em sua vida esse filme, se é jovem demais para conhecer, corra para ver. É um dos melhores filmes já feitos sobre aquele período tão complicado da vida de todos nós, a juventude. Uma obra prima com a assinatura de John Hughes.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 15 de novembro de 2013
O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas
Título no Brasil: O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas
Título Original: St. Elmo's Fire
Ano de Produção: 1985
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Joel Schumacher
Roteiro: Joel Schumacher
Elenco: Demi Moore, Rob Lowe, Andrew McCarthy, Emilio Estevez, Judd Nelson, Ally Sheedy
Sinopse:
Um grupo de jovens amigos se reúnem no "St. Elmo's Fire", um misto de bar e casa de shows onde eles trocam experiências, fazem confidências e contam suas desilusões amorosas. No centro de tudo está Billy Hicks (Rob Lowe), um jovem saxofonista que não sabe direito que rumo tomar em sua vida pessoal e sentimental.
Comentários:
Se você é jovem demais para lembrar e deseja saber quem eram os ídolos jovens do cinema na década de 80 então esse "O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas" se torna o filme ideal. Isso porque nenhum outro reuniu tantos ídolos teens como esse aqui. Todos, sem exceção, eram capas de revistas juvenis e símbolos sexuais para os adolescentes da época. A imprensa americana gostava de chamar essa turma de Brat Pack (algo como bando de fedelhos). Hoje já são todos senhores beirando os 50 anos, quem diria! A produção anda badalada porque foi relembrada nos EUA na celebração de seus 25 anos de lançamento. Uma edição especial em DVD foi lançada e o clima de nostalgia tomou conta da festa! O tempo voa meu caro! Obviamente que o grande atrativo é o elenco. Temos a Demi Moore (jovem e muito linda), o Emilio Estevez (irmão do Charlie Sheen, um bom ator que anda sumido), e o maior sex symbol da fita, o Rob Lowe (também muito jovem e com um penteado pra lá de esquisito, pagando mico em várias cenas ao tentar convencer que realmente toca sax!). É realmente uma galeria de astros adolescentes dos anos 80. A direção é do irregular Joel Schumacher que anos depois mataria o Batman. Essa porém é outra história.
Pablo Aluísio.
Título Original: St. Elmo's Fire
Ano de Produção: 1985
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Joel Schumacher
Roteiro: Joel Schumacher
Elenco: Demi Moore, Rob Lowe, Andrew McCarthy, Emilio Estevez, Judd Nelson, Ally Sheedy
Sinopse:
Um grupo de jovens amigos se reúnem no "St. Elmo's Fire", um misto de bar e casa de shows onde eles trocam experiências, fazem confidências e contam suas desilusões amorosas. No centro de tudo está Billy Hicks (Rob Lowe), um jovem saxofonista que não sabe direito que rumo tomar em sua vida pessoal e sentimental.
Comentários:
Se você é jovem demais para lembrar e deseja saber quem eram os ídolos jovens do cinema na década de 80 então esse "O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas" se torna o filme ideal. Isso porque nenhum outro reuniu tantos ídolos teens como esse aqui. Todos, sem exceção, eram capas de revistas juvenis e símbolos sexuais para os adolescentes da época. A imprensa americana gostava de chamar essa turma de Brat Pack (algo como bando de fedelhos). Hoje já são todos senhores beirando os 50 anos, quem diria! A produção anda badalada porque foi relembrada nos EUA na celebração de seus 25 anos de lançamento. Uma edição especial em DVD foi lançada e o clima de nostalgia tomou conta da festa! O tempo voa meu caro! Obviamente que o grande atrativo é o elenco. Temos a Demi Moore (jovem e muito linda), o Emilio Estevez (irmão do Charlie Sheen, um bom ator que anda sumido), e o maior sex symbol da fita, o Rob Lowe (também muito jovem e com um penteado pra lá de esquisito, pagando mico em várias cenas ao tentar convencer que realmente toca sax!). É realmente uma galeria de astros adolescentes dos anos 80. A direção é do irregular Joel Schumacher que anos depois mataria o Batman. Essa porém é outra história.
Pablo Aluísio.
Contagem Regressiva
Título no Brasil: Contagem Regressiva
Título Original: Hours
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Safran Company, The PalmStar Entertainment
Direção: Eric Heisserer
Roteiro: Eric Heisserer
Elenco: Paul Walker, Genesis Rodriguez, Nick Gomez
Sinopse:
Nolan (Paul Walker) vê sua vida ruir no mesmo dia em que o furacão Katrina chega em New Orleans. Sua esposa morre em trabalho de parto e sua filhinha recém nascida é colocada numa incubadora. O problema é que a cidade fica sem energia por causa do desastre natural e o hospital é evacuado. Nolan porém resolve ficar e lutar para que sua filha continue viva. Ao lado de uma bateria de curta duração ele tenta manter os aparelhos que garantem a vida do bebê ligados o que não será fácil pois muitos criminosos começam a invadir as ruas, promovendo saques e roubos. Quando chegam no hospital precisam ser detidos por Nolan de qualquer maneira.
Comentários:
"Contagem Regressiva" é um surpresa e tanto! Inicialmente você pensa que o filme não é nada promissor, até porque é estrelado pelo astro de "Velozes e Furiosos", Paul Walker. Ledo engano. O roteiro é extremamente interessante e a situação limite em que tudo se passa mantém a atenção do espectador do começo ao fim. É de fato desesperador, enervante e desgastante. Afinal a qualquer minuto a pequena criança pode morrer por causa da precária bateria que a mantém viva. Não se trata de um filme de pura ação como o poster e o material promocional pode sugerir. No fundo é uma bem escrita trama de sobrevivência e superação. Imagine ficar acordado por mais de 48 horas, sem comida, com pouca água potável e tendo que a cada 2 minutos girar a manivela mecânica que faz a bateria funcionar. Não é nada fácil. A atuação do ator Paul Walker também é digna de elogios pois ele na maioria do tempo não tem com quem contracenar, assumindo o filme completamente sozinho. Enfim, temos aqui um filme que não tem sido muito comentado, o que é uma injustiça pois de fato é mais do que interessante.
Pablo Aluísio.
Título Original: Hours
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Safran Company, The PalmStar Entertainment
Direção: Eric Heisserer
Roteiro: Eric Heisserer
Elenco: Paul Walker, Genesis Rodriguez, Nick Gomez
Sinopse:
Nolan (Paul Walker) vê sua vida ruir no mesmo dia em que o furacão Katrina chega em New Orleans. Sua esposa morre em trabalho de parto e sua filhinha recém nascida é colocada numa incubadora. O problema é que a cidade fica sem energia por causa do desastre natural e o hospital é evacuado. Nolan porém resolve ficar e lutar para que sua filha continue viva. Ao lado de uma bateria de curta duração ele tenta manter os aparelhos que garantem a vida do bebê ligados o que não será fácil pois muitos criminosos começam a invadir as ruas, promovendo saques e roubos. Quando chegam no hospital precisam ser detidos por Nolan de qualquer maneira.
Comentários:
"Contagem Regressiva" é um surpresa e tanto! Inicialmente você pensa que o filme não é nada promissor, até porque é estrelado pelo astro de "Velozes e Furiosos", Paul Walker. Ledo engano. O roteiro é extremamente interessante e a situação limite em que tudo se passa mantém a atenção do espectador do começo ao fim. É de fato desesperador, enervante e desgastante. Afinal a qualquer minuto a pequena criança pode morrer por causa da precária bateria que a mantém viva. Não se trata de um filme de pura ação como o poster e o material promocional pode sugerir. No fundo é uma bem escrita trama de sobrevivência e superação. Imagine ficar acordado por mais de 48 horas, sem comida, com pouca água potável e tendo que a cada 2 minutos girar a manivela mecânica que faz a bateria funcionar. Não é nada fácil. A atuação do ator Paul Walker também é digna de elogios pois ele na maioria do tempo não tem com quem contracenar, assumindo o filme completamente sozinho. Enfim, temos aqui um filme que não tem sido muito comentado, o que é uma injustiça pois de fato é mais do que interessante.
Pablo Aluísio.
Maurice
Título no Brasil: Maurice
Título Original: Maurice
Ano de Produção: 1987
País: Estados Unidos
Estúdio: Merchant Ivory Productions, Cinecom Pictures
Direção: James Ivory
Roteiro: Kit Hesketh-Harvey, baseado no romance de E.M. Forster
Elenco: James Wilby, Rupert Graves, Hugh Grant, Ben Kingsley, Helena Bonham Carter
Sinopse:
Dois jovens ingleses de classe aristocrática entram em um dilema após descobrirem que estão apaixonados um pelo outro. Além do aspecto moral envolvido eles teriam que agir com muita cautela pois poderiam ser presos por causa de seu afeto homossexual. Essa opção sexual ainda era considerada crime na Inglaterra naquele período histórico.
Comentários:
Não faz muito tempo (em termos históricos) que o homossexualismo era considerado crime grave punido com prisão na Inglaterra. Até nomes famosos como Oscar Wilde foram condenados por sua opção sexual. "Maurice" é um drama histórico que se desenvolve justamente nesse contexto histórico. Antes de mais nada gostaria de dizer que James Ivory sempre foi um dos meus cineastas preferidos de todos os tempos. Poucos diretores foram tão elegantes e finos como ele. Sua filmografia é uma prova dessa afirmação. Curiosamente nunca tinha assistido a essa produção dirigida por Ivory em 1987. A produção, como não poderia ser diferente, é luxuosa e de bom gosto. O elenco é bem acima da média com destaque para um jovem Hugh Grant (antes de virar astro de comédias românticas americanas) e Ben Kingsley esbanjando sofisticação. Também vale lembrar a presença de Helena Bonham Carter, que durante certo tempo foi uma espécie de musa do diretor, participando de vários filmes dirigidos por ele. O roteiro mostra com muita sensibilidade a tumultuada e complicada relação entre dois jovens ingleses ricos durante a primeira década do século passado. Embora apaixonados não podiam exteriorizar esse sentimento pois poderiam ir para a cadeia por isso. "Maurice" é um filme menor de James Ivory mas merece ser redescoberto, principalmente nos dias de hoje pois o tema parece nunca sair da ordem do dia. Conheça e reflita sobre a mensagem proposta por esse grande diretor.
Pablo Aluísio.
Título Original: Maurice
Ano de Produção: 1987
País: Estados Unidos
Estúdio: Merchant Ivory Productions, Cinecom Pictures
Direção: James Ivory
Roteiro: Kit Hesketh-Harvey, baseado no romance de E.M. Forster
Elenco: James Wilby, Rupert Graves, Hugh Grant, Ben Kingsley, Helena Bonham Carter
Sinopse:
Dois jovens ingleses de classe aristocrática entram em um dilema após descobrirem que estão apaixonados um pelo outro. Além do aspecto moral envolvido eles teriam que agir com muita cautela pois poderiam ser presos por causa de seu afeto homossexual. Essa opção sexual ainda era considerada crime na Inglaterra naquele período histórico.
Comentários:
Não faz muito tempo (em termos históricos) que o homossexualismo era considerado crime grave punido com prisão na Inglaterra. Até nomes famosos como Oscar Wilde foram condenados por sua opção sexual. "Maurice" é um drama histórico que se desenvolve justamente nesse contexto histórico. Antes de mais nada gostaria de dizer que James Ivory sempre foi um dos meus cineastas preferidos de todos os tempos. Poucos diretores foram tão elegantes e finos como ele. Sua filmografia é uma prova dessa afirmação. Curiosamente nunca tinha assistido a essa produção dirigida por Ivory em 1987. A produção, como não poderia ser diferente, é luxuosa e de bom gosto. O elenco é bem acima da média com destaque para um jovem Hugh Grant (antes de virar astro de comédias românticas americanas) e Ben Kingsley esbanjando sofisticação. Também vale lembrar a presença de Helena Bonham Carter, que durante certo tempo foi uma espécie de musa do diretor, participando de vários filmes dirigidos por ele. O roteiro mostra com muita sensibilidade a tumultuada e complicada relação entre dois jovens ingleses ricos durante a primeira década do século passado. Embora apaixonados não podiam exteriorizar esse sentimento pois poderiam ir para a cadeia por isso. "Maurice" é um filme menor de James Ivory mas merece ser redescoberto, principalmente nos dias de hoje pois o tema parece nunca sair da ordem do dia. Conheça e reflita sobre a mensagem proposta por esse grande diretor.
Pablo Aluísio.
Independence Day
Título no Brasil: Independence Day
Título Original: Independence Day
Ano de Produção: 1996
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Roland Emmerich
Roteiro: Dean Devlin, Roland Emmerich
Elenco: Will Smith, Bill Pullman, Jeff Goldblum
Sinopse:
Uma raça de extraterrestres resolve invadir o planeta Terra. Pouco se sabe sobre esses invasores, a não ser que estão particularmente interessados nos recursos naturais do nosso mundo. Para combater sua presença as forças armadas americanas enviam um grupo de combatentes corajosos que irão enfrentar a terrível ameaça frente a frente.
Comentários:
Na época de seu lançamento foi uma sensação e tanto. Afinal o filme veio embalado em um marketing agressivo, poucas vezes visto, que o vendia como o "filme definitivo sobre invasões extraterrestres". A intenção era ressuscitar os antigos filmes Sci-fi dos anos 50, que de tão cultuados ao longo do tempo acabaram perdendo sua fama trash para virar cult. Pena que a promessa não se cumpriu. Não estou falando em aspectos comerciais pois o filme foi um grande sucesso de bilheteria mas sim em termos de qualidade cinematográfica. Com toneladas de efeitos digitais e um roteiro bobinho (até o próprio presidente dos EUA pilota um caça para surrar os ETs malvados, vejam só) "Independence Day" dificilmente caiu no gosto de alguém com mais de 14 anos. Era infanto-juvenil demais, derivativo ao extremo, com muita patriotada e ufanismo. Os americanos, como sempre, salvando o mundo apenas com seu heroísmo e força de vontade. Até Will Smith, considerado o "Rei do Verão" na época pouco convencia. As pessoas também pouco conheciam o diretor Roland Emmerich (só por "Stargate" e "Soldado Universal") e apenas alguns anos depois é que iriam entender que ele é um cineasta que só sabe fazer um tipo de filme, de preferência com muitas efeitos digitais e apocalipse (vide "O Dia Depois de Amanhã"). Assim o que temos aqui é cinema chiclete mesmo. Definitivamente nada que vá mudar sua vida ou acrescentar algo em sua cultura cinéfila. Procure rever "Guerra dos Mundos". É mais honesto.
Pablo Aluísio.
Título Original: Independence Day
Ano de Produção: 1996
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Roland Emmerich
Roteiro: Dean Devlin, Roland Emmerich
Elenco: Will Smith, Bill Pullman, Jeff Goldblum
Sinopse:
Uma raça de extraterrestres resolve invadir o planeta Terra. Pouco se sabe sobre esses invasores, a não ser que estão particularmente interessados nos recursos naturais do nosso mundo. Para combater sua presença as forças armadas americanas enviam um grupo de combatentes corajosos que irão enfrentar a terrível ameaça frente a frente.
Comentários:
Na época de seu lançamento foi uma sensação e tanto. Afinal o filme veio embalado em um marketing agressivo, poucas vezes visto, que o vendia como o "filme definitivo sobre invasões extraterrestres". A intenção era ressuscitar os antigos filmes Sci-fi dos anos 50, que de tão cultuados ao longo do tempo acabaram perdendo sua fama trash para virar cult. Pena que a promessa não se cumpriu. Não estou falando em aspectos comerciais pois o filme foi um grande sucesso de bilheteria mas sim em termos de qualidade cinematográfica. Com toneladas de efeitos digitais e um roteiro bobinho (até o próprio presidente dos EUA pilota um caça para surrar os ETs malvados, vejam só) "Independence Day" dificilmente caiu no gosto de alguém com mais de 14 anos. Era infanto-juvenil demais, derivativo ao extremo, com muita patriotada e ufanismo. Os americanos, como sempre, salvando o mundo apenas com seu heroísmo e força de vontade. Até Will Smith, considerado o "Rei do Verão" na época pouco convencia. As pessoas também pouco conheciam o diretor Roland Emmerich (só por "Stargate" e "Soldado Universal") e apenas alguns anos depois é que iriam entender que ele é um cineasta que só sabe fazer um tipo de filme, de preferência com muitas efeitos digitais e apocalipse (vide "O Dia Depois de Amanhã"). Assim o que temos aqui é cinema chiclete mesmo. Definitivamente nada que vá mudar sua vida ou acrescentar algo em sua cultura cinéfila. Procure rever "Guerra dos Mundos". É mais honesto.
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 14 de novembro de 2013
Sem Medo da Morte
Título no Brasil: Sem Medo da Morte
Título Original: The Enforcer
Ano de Produção: 1976
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: James Fargo
Roteiro: Harry Julian Fink, Rita M. Fink
Elenco: Clint Eastwood, Tyne Daly, Harry Guardino
Sinopse:
A prefeitura de San Francisco resolve mudar sua imagem. Para isso organiza um novo programa de inclusão de mulheres na força policial da cidade. Assim o truculento policial Harry Callahan (Clint Eastwood), vulgo "Dirty Harry", começa a trabalhar pela primeira vez em sua vida com uma parceira na divisão de homicídios. Juntos terão que enfrentar um grupo de ativistas radicais que exigem milhões de dólares após conseguirem sequestrar o próprio prefeito da cidade!
Comentários:
"Sem Medo da Morte" é o terceiro filme da série "Dirty Harry" onde Clint Eastwood volta a interpretar o tira durão que não leva desaforos para casa. Como sempre Harry usa de uma metodologia pouco comum para lidar com criminosos. Ao lado de sua poderosa Magnum 44 ele passa a perseguir todos os bandidos da região sem dó, nem piedade. Aqui temos uma cena que anos depois seria copiada no sucesso "Stallone Cobra". Harry é chamado para resolver uma crise em um mercadinho, uma loja de conveniência. Um grupo de três assaltantes mantém como reféns duas senhoras e exigem um carro e a rua livre para fugirem. A forma como o policial resolve tudo é muito divertido! "Bom, se eles querem um carro vou lhes dar!" - afirma Harry. Imagem o que ele faz. Os vilões da produção são ativistas radicais, apoiados por um grupo negro de San Francisco. A cena final foi filmada na prisão de Alcatraz, que na época já estava desativada e abandonada. O local rende ótimas locações e muita ação. O único ponto a se criticar a mais no roteiro desse filme é o fato dos roteiristas não terem explorado mais a estranha relação entre Harry e sua nova parceira. O personagem, um machista linha dura, poderia dar muito margem para ótimas situações curiosas nesse complicado relacionamento mas o texto do filme perde essa oportunidade. Mesmo assim estamos falando de Dirty Harry, então não há como perder. "Faça o meu dia, Punk!"
Pablo Aluísio.
Título Original: The Enforcer
Ano de Produção: 1976
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: James Fargo
Roteiro: Harry Julian Fink, Rita M. Fink
Elenco: Clint Eastwood, Tyne Daly, Harry Guardino
Sinopse:
A prefeitura de San Francisco resolve mudar sua imagem. Para isso organiza um novo programa de inclusão de mulheres na força policial da cidade. Assim o truculento policial Harry Callahan (Clint Eastwood), vulgo "Dirty Harry", começa a trabalhar pela primeira vez em sua vida com uma parceira na divisão de homicídios. Juntos terão que enfrentar um grupo de ativistas radicais que exigem milhões de dólares após conseguirem sequestrar o próprio prefeito da cidade!
Comentários:
"Sem Medo da Morte" é o terceiro filme da série "Dirty Harry" onde Clint Eastwood volta a interpretar o tira durão que não leva desaforos para casa. Como sempre Harry usa de uma metodologia pouco comum para lidar com criminosos. Ao lado de sua poderosa Magnum 44 ele passa a perseguir todos os bandidos da região sem dó, nem piedade. Aqui temos uma cena que anos depois seria copiada no sucesso "Stallone Cobra". Harry é chamado para resolver uma crise em um mercadinho, uma loja de conveniência. Um grupo de três assaltantes mantém como reféns duas senhoras e exigem um carro e a rua livre para fugirem. A forma como o policial resolve tudo é muito divertido! "Bom, se eles querem um carro vou lhes dar!" - afirma Harry. Imagem o que ele faz. Os vilões da produção são ativistas radicais, apoiados por um grupo negro de San Francisco. A cena final foi filmada na prisão de Alcatraz, que na época já estava desativada e abandonada. O local rende ótimas locações e muita ação. O único ponto a se criticar a mais no roteiro desse filme é o fato dos roteiristas não terem explorado mais a estranha relação entre Harry e sua nova parceira. O personagem, um machista linha dura, poderia dar muito margem para ótimas situações curiosas nesse complicado relacionamento mas o texto do filme perde essa oportunidade. Mesmo assim estamos falando de Dirty Harry, então não há como perder. "Faça o meu dia, Punk!"
Pablo Aluísio.
O Bunker
Título no Brasil: O Bunker
Título Original: The Bunker, Le Bunker
Ano de Produção: 1981
País: Estados Unidos, França
Estúdio: Société Française de Production
Direção: George Schaefer
Roteiro: John Gay, James P. O'Donnell
Elenco: Anthony Hopkins, Richard Jordan, Cliff Gorman
Sinopse:
Nos últimos dias da II Guerra Mundial o ditador nazista Adolf Hitler (Anthony Hopkins) não consegue mais sair de seu bunker pessoal em Berlim. No oeste os americanos avançam cada vez mais e no leste os russos derrotam os últimos focos de resistência alemão. Com as tropas soviéticas prestes a adentrar o limite da cidade símbolo do Terceiro Reich, Hitler toma as suas últimas decisões no poder.
Comentários:
Esse "O Bunker" foi um filme feito em 1981 para a TV contando os últimos momentos de Hitler antes da queda final de seu Terceiro Reich (que em suas palavras deveria durar mil anos!). A ação se passa em Berlim, durante os momentos finais da invasão russa na cidade. A história é a mesma de "A Queda", aquele conhecido filme sobre o fim de Hitler. Sem dúvida o grande atrativo aqui é a presença de Anthony Hopkins, um dos grandes atores da história do cinema, no papel de Hitler. Obviamente que duas produções sobre o mesmo tema acabaria gerando comparações. O Hitler de Hopkins é bem mais sereno, doentio, com tremores e um constante olhar vidrado, sempre perdido, sem direção. Não é tão furioso como o do outro filme. Em certo sentido até conseguimos nos comover com a situação extrema pelo qual ele passa. Afinal não havia mais nenhuma esperança. Era apenas uma questão de tempo e como todos sabemos o ditador preferiu se matar do que cair nas mãos do exército vermelho enfurecido que estava em sua busca. Anthony Hopkins consegue assim humanizar um dos maiores tiranos da história. Maior prova de seu talento não há. Enfim, fica a recomendação desse telefilme pouco visto mas que vale muito a pena conhecer.
Pablo Aluísio.
Título Original: The Bunker, Le Bunker
Ano de Produção: 1981
País: Estados Unidos, França
Estúdio: Société Française de Production
Direção: George Schaefer
Roteiro: John Gay, James P. O'Donnell
Elenco: Anthony Hopkins, Richard Jordan, Cliff Gorman
Sinopse:
Nos últimos dias da II Guerra Mundial o ditador nazista Adolf Hitler (Anthony Hopkins) não consegue mais sair de seu bunker pessoal em Berlim. No oeste os americanos avançam cada vez mais e no leste os russos derrotam os últimos focos de resistência alemão. Com as tropas soviéticas prestes a adentrar o limite da cidade símbolo do Terceiro Reich, Hitler toma as suas últimas decisões no poder.
Comentários:
Esse "O Bunker" foi um filme feito em 1981 para a TV contando os últimos momentos de Hitler antes da queda final de seu Terceiro Reich (que em suas palavras deveria durar mil anos!). A ação se passa em Berlim, durante os momentos finais da invasão russa na cidade. A história é a mesma de "A Queda", aquele conhecido filme sobre o fim de Hitler. Sem dúvida o grande atrativo aqui é a presença de Anthony Hopkins, um dos grandes atores da história do cinema, no papel de Hitler. Obviamente que duas produções sobre o mesmo tema acabaria gerando comparações. O Hitler de Hopkins é bem mais sereno, doentio, com tremores e um constante olhar vidrado, sempre perdido, sem direção. Não é tão furioso como o do outro filme. Em certo sentido até conseguimos nos comover com a situação extrema pelo qual ele passa. Afinal não havia mais nenhuma esperança. Era apenas uma questão de tempo e como todos sabemos o ditador preferiu se matar do que cair nas mãos do exército vermelho enfurecido que estava em sua busca. Anthony Hopkins consegue assim humanizar um dos maiores tiranos da história. Maior prova de seu talento não há. Enfim, fica a recomendação desse telefilme pouco visto mas que vale muito a pena conhecer.
Pablo Aluísio.
terça-feira, 12 de novembro de 2013
O Curandeiro da Selva
Título no Brasil: O Curandeiro da Selva
Título Original: Medicine Man
Ano de Produção: 1992
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia TriStar Films
Direção: John McTiernan
Roteiro: Tom Schulman, Sally Robinson
Elenco: Sean Connery, Lorraine Bracco, José Wilker
Sinopse:
Um excêntrico pesquisador, Dr. Robert Campbell (Sean Connery) realiza suas pesquisas na floresta Amazônica e luta por sua preservação pois defende que a cada metro quadrado de floresta destruída a ciência perde a oportunidade de encontrar a cura para várias doenças graves que assolam a humanidade. Apenas a preservação e a pesquisa vão tornar a selva ecologicamente sustentável e cientificamente aproveitável. Muitos porém não pensam como ele!
Comentários:
No auge da popularidade do movimento ecológico (lembrem-se que a Eco-92 foi realizada nesse mesmo ano no Rio de Janeiro) Hollywood lançou esse "O Curandeiro da Selva". O roteiro como não poderia ser diferente explora a questão da preservação das grandes florestas. É a velha luta entre desenvolvimento econômico versus preservação. É curioso também porque mostra uma certa hipocrisia por parte dos americanos. Enquanto em seu país praticamente todas as florestas existentes foram colocadas abaixo em nome do progresso eles se sentem agora na posição de dar lições de moral sobre isso a países em desenvolvimento como o Brasil. Afinal se a Amazônia ficasse dentro do território americano acredito que não existiria mais nem uma árvore em pé hoje em dia. A ideologia ecológica certamente é importante mas não na base de pensamentos tão superficiais como as do roteiro dessa produção. O filme em si é razoável, conta inclusive com atores brasileiros em seu elenco mas a mensagem infelizmente é bobinha demais. Assista, se divirta e jogue fora.
Pablo Aluísio.
Título Original: Medicine Man
Ano de Produção: 1992
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia TriStar Films
Direção: John McTiernan
Roteiro: Tom Schulman, Sally Robinson
Elenco: Sean Connery, Lorraine Bracco, José Wilker
Sinopse:
Um excêntrico pesquisador, Dr. Robert Campbell (Sean Connery) realiza suas pesquisas na floresta Amazônica e luta por sua preservação pois defende que a cada metro quadrado de floresta destruída a ciência perde a oportunidade de encontrar a cura para várias doenças graves que assolam a humanidade. Apenas a preservação e a pesquisa vão tornar a selva ecologicamente sustentável e cientificamente aproveitável. Muitos porém não pensam como ele!
Comentários:
No auge da popularidade do movimento ecológico (lembrem-se que a Eco-92 foi realizada nesse mesmo ano no Rio de Janeiro) Hollywood lançou esse "O Curandeiro da Selva". O roteiro como não poderia ser diferente explora a questão da preservação das grandes florestas. É a velha luta entre desenvolvimento econômico versus preservação. É curioso também porque mostra uma certa hipocrisia por parte dos americanos. Enquanto em seu país praticamente todas as florestas existentes foram colocadas abaixo em nome do progresso eles se sentem agora na posição de dar lições de moral sobre isso a países em desenvolvimento como o Brasil. Afinal se a Amazônia ficasse dentro do território americano acredito que não existiria mais nem uma árvore em pé hoje em dia. A ideologia ecológica certamente é importante mas não na base de pensamentos tão superficiais como as do roteiro dessa produção. O filme em si é razoável, conta inclusive com atores brasileiros em seu elenco mas a mensagem infelizmente é bobinha demais. Assista, se divirta e jogue fora.
Pablo Aluísio.
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