sábado, 12 de outubro de 2024

Os Fantasmas Ainda se Divertem

Título no Brasil: Os Fantasmas Ainda se Divertem
Título Original: Beetlejuice Beetlejuice
Ano de Lançamento: 2024
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Tim Burton
Roteiro: Alfred Gough, Miles Millar
Elenco: Michael Keaton, Winona Ryder, Jenna Ortega, Catherine O'Hara, Monica Bellucci, Willem Dafoe

Sinopse:
Quase 40 anos depois da história do primeiro filme, Lydia Deetz (Winona Ryder) continua a ter problemas. atualmente apresentando um programa de terror fajuto, desses que passam em canais a cabo, ela começa a sentir novamente a presença de Beetlejuice (Michael Keaton) e isso definitivamente é um grande problema. Pior, seu marido falece, ela tem um novo noivo canastrão e uma filha adolescente que acaba se envolvendo com o rapaz errado! 

Comentários:
Esse era um filme que eu jamais pensei que teria uma continuação. Até porque já faz quase 40 anos de seu lançamento original! Então, na falta de novas ideias na Hollywood dos dias atuais, eis que surge essa sequência mais do que tardia. Não é exagero dizer que há uma verdadeira onda de nostalgia do cinema dos anos 80, principalmente depois do sucesso de Top Gun 2. Tentando obter o mesmo sucesso comercial os produtores decidiram resgatar da tumba esse velho projeto de um segundo filme de "Os Fantasmas se Divertem". A boa notícia é que esse segundo filme ficou até muito bom. Trouxeram parte do elenco original e Tim Burton reassumiu a direção, algo que achei que não iria acontecer por causa das brigas que teve ao longo dos anos com a Warner. Para revitalizar a nova franquia e atrair o público jovem resolveram escalar a atriz Jenna Ortega. Uma ótima escolha. No geral esse segundo filme segue de perto as ideias do primeiro, inclusive se evitou ao máximo os efeitos digitais modernos, justamente para ter aquele mesmo clima do primeiro filme. O saldo final é muito interessante e positivo. Puro suco dos anos 80. E obviamente sendo assim eu gostei muito do que assisti. 

Pablo Aluísio.

8 comentários:

  1. Os Fantasmas Ainda se Divertem
    Beetlejuice Beetlejuice

    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Geral: ★★★

    Nota: 8.0

    Avaliação / Cotações:
    ★★★★ Excelente
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Sabe o que é terror, mas TERROR mesmo? Você dizendo que esse filme ja tem 40 anoa e eu me lembrar que o vi no lançamento, no cinema. Isso é terror!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ontem assisti A Ultima Sessao de Freud.
    Gostei muito dele com o professor. As discussões sobre a existência de Deus sao otimas, apesar de faltar uma conclusão lógica, o que era de se esperar.
    Agora, aquela panfletaria esquerdista/marxista em defesa do direito das lesbicas ficarem juntas, mesmo que essa tenha que ficar contra o pai que ama e que esta morrendo, que parece nao faltar em mais nenhum filme sequer, é insuportável, mesmo sabendo que se a filha do Freud era lesbica e sua pessoa mais próxima, isso impactariia diretamente na sua vida.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Serge. O tempo voa mesmo. Quando o primeiro filme foi lançado e o assisti, eu era praticamente um adolescente. Hoje sou um cinquentão! Então, é de deixar qualquer pessoa surpresa como o passar dos anos acontece tão rapidamente!

    ResponderExcluir
  6. O Freud realmente pareceu muito incomodado quando soube que a filha era lésbica. E isso é até bem demonstrado no roteiro. Homem da ciência, que tinha muitas teorias sobre o que fazia uma pessoa ser homossexual, quando isso aconteceu com um familiar próximo, ele não pareceu saber lidar bem com o fato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Foi isso que me surpreendeu. Ate o Freud,, que praticamente inventou toda a bagaca de tolerância e compreensão da alma humana, quando foi com siua filha, viu que o buraco era mais embaixo, enquanto os outros personagens estão no mundo.idilico e louco deles.

      Excluir
  7. Um exemplo bem peculiar de que nem sempre a teoria fica bem encaixada na prática, no mundo real!

    ResponderExcluir