segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Monstros da Cidade Submarina

Título no Brasil: Monstros da Cidade Submarina
Título Original: War-Gods of the Deep
Ano de Lançamento: 1965
País: Reino Unido
Estúdio: Bruton Films
Direção: Jacques Tourneur, Ishirô Honda
Roteiro: Charles Bennett, Louis M. Heyward
Elenco: Vincent Price, Tab Hunter, David Tomlinson, Susan Hart

Sinopse:
Um jovem aventureiro e um velho artista embarcam em uma grande aventura quando tentam descobrir onde foi parar uma jovem desaparecida misteriosamente durante a madrugada. Ela teria sido levada por uma estranha criatura aquática. Eles acabam indo parar numa cidade antiga nas profundezas do Oceano, onde vive um capitão megalomaníaco e psicótico. 

Comentários:
Nessa semana assinei a Darkflix, uma plataforma de filmes de terror. No catálogo encontrei algumas preciosidades antigas, do terror clássico. Esse filme aqui estrelado pelo Vincent Price foi uma das perolas que assisti. Com roteiro (muito levemente) inspirado em poemas de Edgar Allan Poe, essa produção surpreende pelos bem feitos cenários do mundo submarino. Tudo começa de forma bem elegante, como um velho conto vitoriano. A história vai prendendo a atenção do espectador e esse clima de vintage retrô futurista é muito bem-vindo. O filme só perde mesmo quando começam as cenas de caçadas submarinas. Eles não tinham tecnologia para isso na época e tudo foi filmado com mergulhadores profissionais. O problema é que as cenas são lentas, chatas e tediosas. Não possuem o menor senso de ação que o roteiro exigia. Ainda assim curti ver esse filme. Ele tem um charme antigo que supera até mesmo suas falhas nessa terça parte final da história. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Que interessante você postar esse filme. Ha menos de uma semana reassisti 20 mil Leguas Submarinas, em que gastam James Mason e um Kirk Douglas numa aventura quase juvenil, se nao fossem as falas com pretensão filosófica. Como nessa época esses filmes sabiam ser divertidos, sem ser bobos.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme foi muito influencido pelo filme da Disney. A diferença é que esse aqui foi produzido no Reino Unido, com orçamento bem mais modesto. Ainda assim fizeram um filme até bonito de assistir, com belos cenários. Pelo menos nas primeiras cenas.

    ResponderExcluir