quarta-feira, 18 de maio de 2022

A Tragédia de Macbeth

Macbeth (Denzel Washington) sempre foi um cavaleiro leal ao seu rei. Durante a jornada de regresso de mais uma operação militar ele encontra na estrada com três velhas e estranhas bruxas que mais se parecem com corvos. Elas profetizam que ele será o próximo rei! Macbeth então fica com aquilo em sua mente. E as coisas pioram quando ele conta a tal profecia para sua esposa Lady Macbeth (Frances McDormand), uma mulher ambiciosa, fria e vil. A oportunidade surge quando o rei Duncan (Brendan Gleeson) chega para passar uma noite nos aposentos do castelo de Macbeth. Seu plano se torna bem sucedido. Ele se torna um regicida e pouco tempo depois assume o trono, mas a que preço? Cercado por inimigos por todos os lados, odiado pela nobreza, Macbeth vai se tornando cada vez mais sanguinário, paranoico e insano. Mais e mais mortes devem acontecer por todo o reino para que sua ganância de poder sem fim não seja interrompida.

Temos aqui mais uma adaptação da obra de William Shakespeare para o cinema. O que me causou estranheza foi saber que esse filme foi dirigido pelo Joel Coen. Não me entenda mal, considero ele um cineasta dos mais talentosos de sua geração, mas sinceramente não esperava vê-lo dirigindo nada envolvendo Shakespeare! Curiosamente deu certo, principalmente porque ele optou claramente por seguir os passos de Orson Welles. O seu filme é bem parecido com o clássico. Fotografia em preto e branco, cenários intimistas e fidelidade ao texto original da peça. Denzel Washington está ótimo no papel. Grande ator, aqui prova mais uma vez seu grande talento. Foi indicado ao Oscar por esse trabalho. Nessa fase de sua carreira nada poderia ter sido melhor.

A Tragédia de Macbeth (The Tragedy of Macbeth, Estados Unidos, 2021) Direção: Joel Coen / Roteiro: Joel Coen / Elenco: Denzel Washington, Frances McDormand, Brendan Gleeson, Alex Hassell / Sinopse: Adaptação para o cinema da obra de William Shakespeare. Na história um regicida começa a enlouquecer após subir ao trono. Inimigos e ameaças de morte estão por toda a parte. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor ator (Denzel Washington), melhor design de produção e melhor direção de fotografia (Bruno Delbonnel).

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Oscar 2022
    A Tragédia de Macbeth
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Pra mim, a única explicação plausível pra mais essa versão de Macbeth é a muituculturidade. Ter um Denzel Washington disponível pra fazer um "black Macbeth" é uma oportunidade que não poderiam perder.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, em outros tempos a obra natural para ele atuar seria Othelo, com o mouro. Entretanto nos tempos atuais isso não se revela mais um problema. Melhor para todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pablo, por incrível que pareça tem um filme brasileiro da mesma obra, Macbeth, com o Gabriel Braga Nunes, a Ana Paula Arosuo e o Nelson Xavier, bem fiel a estória, mas se passando nos dias atuais em Brasilia. O mais surpreendente é que é bem legal.

      Excluir
  4. Esse nunca assisti. Pelo seu texto parece ser bem interessante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me esqueci de por o nome do filme, que por sinal é muito bom:
      A FLORESTA QUE SE MOVE

      Excluir